sábado, 21 de abril de 2012

Aracruz empata com o Vitória e vai à final do Capixabão 2012


Fazendo uso de jogar por dois resultados iguais, Dragão sai na frente, sofre o empate, mas está na decisão do Estadual

COM INFORMAÇÕES DE RODOLFO MAGESTE - GAZETAESPORTES.COM

Uma retroescavadeira, ao lado da arquibancada dos visitantes do Estádio do Bambu, soou como provocação do Aracruz ao Vitória antes do início do jogo que decidiu o primeiro finalista do Capixabão 2012. Afinal de contas, durante a semana o Dragão avisou que pretendia jogar a final do Estadual após 19 anos, quando foi derrotado pelo extinto Linhares Esporte Clube, dentro de casa, ampliando a capacidade da praça para 5.300 mil torcedores.
Leia mais
Cal Santos não escolhe adversário na decisão
Marcos Nunes diz que Vitória perdeu vaga em casa

Assim, mesmo antes de a bola rolar, a presença do veículo, pronto para trabalhar, parecia mostrar que a vaga na decisão, após o empate por 1 a 1 fora de casa, no Estádio Salvador Costa, era certa. E o Dragão mostrou que a confiança não era à toa. Dominando grande parte do jogo na primeira etapa, o Aracruz saiu na frente, levou o empate no segundo tempo, mas conseguiu segurar o placar de 1 a 1, carimbando a vaga na final.
foto: Vitor Jubini
Aracruz 1 x 1 Vitória - Estádio do Bambu
Jogadores do Aracruz comemoram com a torcida a vaga na decisão
Seu rival sai do duelo entre Rio Branco e Conilon, neste sábado, às 16 horas, no Estádio Salvador Costa. E saber o rival é importante. Afinal de contas, se jogar contra o Rio Branco, o Aracruz já faz o primeiro jogo da final em casa, ou seja, teria menos que uma semana para ampliar a arquibancada de visitantes do estádio em 1.300 lugares, atingindo 5.300 lugadores.

Além disso, o tempo teria que ser suficiente para uma vistoria do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A obra pode sair pelo custo de R$ 40 mil e o trabalho começa neste sábado, em três turnos, para que haja tempo mesmo que o time encare o Rio Branco, já no próximo sábado. Até o momento as decisões do Estadual estão marcadas para os dias 28 e 5 de maio, às 16 horas, com ambos os jogos acontecendo no Estádio Justiniano de Mello e Silva, em Aracruz.

Primeiro tempo

O Aracruz tomou a iniciativa do jogo, e avançou pela primeira vez rumo a defesa alvianil com Tabata, logo aos dois minutos, mas o meia não levou sorte na jogada e acabou desarmado por Diogo. Quem quase teve a primeira finalização da partida foi o Vitória, em escanteio cobrado por Silas, mas a zaga do Dragão tirou o perigo.

Aos sete minutos, o primeiro chute a gol. Após falta pela canhota, na linha de fundo, Silas centrou na área e Diogo se antecipou a zaga, cabeceando sem força, por cima do gol de Merivaldo, que só observou. Aos 15 minutos, o Aracruz quase chegou ao primeiro gol. E no contra-ataque. Fuskinha tentou virar o jogo com estilo, mas acabou errando o passe. Ayrton interceptou o passe e o Dragão já achou David na ponta canhota. O meia avançou até o bico da área e tentou tabela com Gilmar. Na volta, Katiúscia Mayer anotou o impedimento e evitou o pior para o alvianil.
foto: Vitor Jubini
Aracruz 1 x 1 Vitória - Estádio do Bambu
Gilmar disputa bola no alto com Silas

O Aracruz chegava com mais perigo, tocava a bola mais próximo do gol do alvianil. Já o visitante errava passes no meio-campo e precisando da vitória para reverter a vantagem do Dragão, se perdia na ligação entre o meio e o ataque, sem causar grandes preocupações para o goleiro Merivaldo.

Dragão marca e pressiona

Até que aos 30 minutos o Aracruz encontrou o gol. Cal Santos bateu escanteio da esquerda com muito veneno. David subiu mais que Ernandes e Aílson, cabeceando no chão. A bola quicou e 'matou' Dênis, morrendo no canto direito do goleiro: 1 a 0 para o Dragão.

Desequilibrado, o Vitória errava ainda mais e o jogo quase descambou para a violência. Se Diogo e Helinho já haviam se estranhado no início do jogo, aos 38 a briga quase foi generalizada, com troca de empurrões e deixa disso por ambos os lados, após falta forte de Roni no meia Tabata.

O gol levantou a torcida, que lotava o Bambu. Nos minutos seguintes, o Vitória sentiu a pressão e se encolheu no campo defensivo. o Aracruz deitou e rolou, quase chegando ao segundo gol ainda na primeira etapa. Aos 35, Helinho bateu de fora da área com força. A bola passou tirando tinta da trave de Dênis.

No fim da primeira etapa, após uma pancada na região lombar, que o levou para um hospital da cidade, o Vitória perdeu o zagueiro Ernandes, contundido, e quase levou o segundo gol com Tabata, que soltou um canudo de fora da área, para grande defesa de Dênis, que colocou para escanteio, aos 46 minutos. Na sequência da jogada, Gilmar bateu de voleio após cobrança de Cal Santos e o arqueiro alvianil fez milagre.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com quase 15 minutos de atraso. Como apenas uma ambulância esteve disponível para o jogo e ela foi até o hospital levar o zagueiro Ernandes, com dores lombares, o segundo tempo só começou quando o veículo retornou para o Estádio do Bambu.

Aos 12 minutos, o goleiro Dênis quase complicou o vitória. Após passe de Euler, David recebeu de costas, na linha de fundo, quase fora da área. O autor do gol a conduziu em direção a lateral e foi seguido por Dênis, que abandonou sua meta. Sorte que no cruzamento Aílson salvou.
foto: Vitor Jubini
Aracruz 1 x 1 Vitória - Estádio do Bambu
O empate garantiu o Dragão na decisão
Dois minuto depois, porém, o goleiro se 'desculpou' com mais um milagre. David cruzou e Nei cabeceou a queima roupa. O goleiro tirou no susto, ajudado pelo lateral-direito Roni, que também colocou seu corpo na frente na bola, em cima da linha.

Susto e gol do Vitória

Aos 17 minutos, sozinho, na intermediária do Aracruz, o volante Léo Gonçalves protagonizou uma cena que assustou a torcida e seus companheiros. Do nada, o jogador caiu no campo, lembrando muito as cenas de Fabrice Muamba e do italiano Morosini, que tiveram um mal súbito. O último, inclusive, faleceu.
Léo, na verdade, para alívio de todos, teve um mal-estar, ficou tonto e quase perdeu os sentidos. O jogador teve uma queda de pressão e conseguiu voltar para o jogo, sem grandes problemas.
foto: Vitor Jubini
Aracruz 1 x 1 Vitória - Estádio do Bambu
Cal disputa a bola com Fuskinha
Quando parecia que tinha o jogo dominado, o Aracruz sofreu o empate do Vitória, aos 23 minutos. A dupla Vitinho/Mineiro funcionou. Em contra-ataque, o camisa sete escapou pela direita e conseguiu o drible fácil sobre Cal Santos. Na sequência, achou Mineiro livre. O camisa nove invadiu a área e bateu no contrapé de Merivaldo: 1 a 1.
O gol animou o Vitória. E Marcos Nunes mexeu no time para buscar a virada. Dudu, mal no jogo, saiu para entrada de Welker, aos 32 minutos. No Aracruz, machucado, Euler deixou o campo para a entrada de Diogo Ferreira. O alvianil partia para cima em busca do gol que lhe dava a classificação e a vaga na decisão.
Na última tentativa de buscar a virada, Marcos Nunes sacou Silas, que pouco apareceu, para entrada de Ramires, aos 38 minutos, mas não adiantou. O Vitória até cercou o Aracruz, mas não conseguiu o gol da virada. O Dragão se segurou e é o primeiro finalista do Estadual 2012.
Aracruz 1 X 1 Vitória
Capixabão 2012
Estádio do Bambu
Merivaldo; Helinho, Nei, Marco Antônio e Ayrton; Léo Gonçalves, Cal Santos, Gilmar e Tabata; David e Euler (Diogo Ferreira).
Dênis; Roni, Aílson, Ernandes (Cristiano) e Hélder; Diogo, Silas (Ramires), Júnior Fusquinha e Dudu (Welker); Vitinho e Mineiro.
Técnico: Moreno
Técnico: Marcos Nunes
Gols: David, aos 30 minutos do 1º tempo; Mineiro, aos 23 minutos do 2º tempo
Árbitro: Pablo dos Santos Alves
Público: 3.423 pagantes
fonte: gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.