quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Espírito Santo lidera ranking de homicídios no Sudeste em 2012, aponta Ministério Público

21/11/2012 - 13h26 - Atualizado em 21/11/2012 - 13h58

Estado aparece ainda em primeiro lugar quanto à violência contra adolescentes, mulheres e negros

Tiago Félix
 

O Espírito Santo está em primeiro lugar no índice geral de homicídios da região Sudeste do país em 2012, segundo dados divulgados pelo Ministério Público Estadual (MPES), na manhã desta quarta-feira (21). O Estado já registrou o limite que era esperado para todo esse ano. "A situação do Estado continua ser de alerta. Nós já avançamos, mas infelizmente o nosso Espírito Santo está atingindo o limite que era estabelecido pelo ano, o que não gostaríamos de termos atingido. Estamos com um total para o Espírito Santo entre 1,4 mil e 1,5 mil homicídios", segundo o promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa.

O Estado pode fechar 2012 com aproximadamente 1,7 mil assassinatos registrados, segundo estimativa do governo do Estado. O promotor Pedro Ivo relatou ainda que, todos os dias, o governador Renato Casagrande (PSB) tem as informações dos homicídios registrados no Espírito Santo atualizados. Pedro Ivo afirma que além do Estado aparecer em primeiro lugar em homicídios da região Sudeste, é o primeiro em violência contra adolescentes, mulheres e negros.

"Na região Sudeste o Estado é o primeiro no índice geral de homicídios. Ele também está no ranking de homicídios contra adolescentes, mulheres e negros. No país inteiro estamos ainda em segundo lugar, perdendo para Alagoas. Isso não nos desanima, mas essa posição nos desafia porque não revela a população que somos", ressalta.
A Secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp) ainda não se posicionou sobre os números divulgados pelo Ministério Público.
200 mulheres mortas
A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento de Violência Doméstica e Familiar Contra à Mulher (Nevid), a procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, ressalta que nos últimos dois anos quase 200 mulheres foram assassinadas no Estado.

"A Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM) nos forneceu informação de que, desde a sua instalação em setembro de 2010 até a última semana de agosto deste ano, foram registrados na Grande Vitória 198 assassinatos de mulheres. Desse total, 25% tem ligação com violência doméstica. Há também um percentual por ligação com o tráfico de drogas e o restante por outros motivos. É um número assustador", explica.

Delegacias abertas por mais tempo

O Ministério Público Estadual pretende solicitar ao Governo do Estado ações e medidas para tentar mudar esse cenários. A Polícia Militar do Sul do Estado está sendo capacitada na área da Lei Maria da Penha, por exemplo. Segundo a procuradora de Justiça será pedido ao governo do Estado para manter as delegacias de polícia do interior funcionando com horário especial.

"As delegacias do interior do Estado precisam ficar abertas até 21 horas, pois não há hora para mulher ser assassinada ou agredida e tão pouco outros crimes serem realizados. Então sabemos que existem dificuldades", frisa.

Para marcar o Dia de Combate à Violência Contra Mulheres, no próximo domingo (25), o Ministério Público realizará já nesta sexta-feira (23) abordagens aos motoristas que acessarem a Terceira Ponte. Motoristas receberão panfletos sobre a Lei Maria da Penha e ainda uma rosa branca.

Fonte: Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.