segunda-feira, 19 de novembro de 2012

JURONG ARACRUZ – Divulgada lista de alunos do Ifes de Aracruz que farão intercâmbio em Singapura em 2013


19/11/2012 - Outras Notícias



Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) farão cursos em Singapura com todas as despesas pagas. O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), em parceria com o Ifes e o Instituto Ngee Ann Polytechnie, de Singapura, selecionou 23 estudantes do curso Técnico em Mecânica dos campi de Aracruz, São Mateus e Vitória para fazerem o intercâmbio.

Os aprovados em Aracruz foram Alysson Gambarti Alves, Fernando Araujo Rocha, Gustavo Porto, Nicholas Mattos Cordeiro, Rafael Rabello de Carvalho Guzzo, que estão no último período do curso, e Augusto Selvatici de Almeida, Hugo Barroso, Luiz Miguel Mosca Junior, Mateus Fanchiotti Del Caro, que já concluíram o curso.

Eles não escondem a ansiedade e a satisfação em fazer o intercâmbio. A expectativa é grande, principalmente em estudar uma área muito recente no Espírito Santo. “Profissionalmente, é uma oportunidade única de entrar em um setor próspero no estado e de participar de um curso com tecnologia de primeiro mundo”, ressalta Rafael Guzzo.

A preparação para a viagem também é motivo de ansiedade. “Além da qualificação, terei a oportunidade de aperfeiçoar meu inglês e de viver em um país diferente. Estou pesquisando sobre Singapura, buscando conhecer sua cultura, costumes, idioma, política e economia”, diz Nicholas Mattos.

Augusto Selvatici já é formado e estagia na Arcelor Mittal Tubarão. Apesar de ser mais experiente que os meninos, ele acredita que os desafios serão muitos. “Ter que lidar com matéria nova em outro idioma é um grande desafio. Além do aprendizado acadêmico, será um enorme aprendizado pessoal, pois veremos o quanto estamos preparados para alavancar nossas vidas bem longe da família’, conta.

Eles passarão o ano de 2013 estudando inglês técnico, cursando Tecnologia Naval e Marítima e estagiando no estaleiro da Jurong no país. Ao retornarem ao Brasil, os jovens estarão com emprego garantido no EJA.

Seleção

O processo seletivo para concorrer às vagas de intercâmbio foi feito em duas etapas. A primeira consistia no teste de proficiência em inglês, aplicado por dois professores do Instituto Ngee Ann. Participaram 109 alunos dos três campi, sendo 38 do Ifes Aracruz.

Na segunda etapa foram convocados 40 alunos para entrevistas e dinâmicas de grupo. Foram aprovados nove alunos do Ifes de Aracruz, cinco de São Mateus e nove de Vitória.

Além do aprendizado acadêmico e cultural dos estudantes, o intercâmbio vai proporcionar mão-de-obra especializada para o estaleiro e o Ifes receberá transferência de tecnologia e apoio na capacitação de estudantes e docentes.

Fonte: Redação: Portal TK1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.