quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Prefeito assina protocolo de intenções para construção do GNL em Barra do Riacho que vai gerar oito mil empregos.


08/11/2012 07:53



 O Prefeito de Aracruz Dr. Ademar Devens assinou na tarde desta terça-feira (06/11) na sede da Petrobras em Vitória, o protocolo de intenções para a construção do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL), em Barra do Riacho, município de Aracruz, e o termo de cooperação para revisão do Plano Estratégico Espírito Santo 2030. Serão mais de R$ 2,7 bilhões nessa obra e geração de oito mil empregos na sua implantação. A solenidade oficial de início da produção, que integra o projeto Pré-Sal de Baleia Azul, na costa capixaba contou com a presença do Governador Renato Casagrande, da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster e do Diretor da Codesa, Clovis Lascosque.

A previsão é que o terminal de GNL seja implantado ao lado do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), que embarcará gás liquefeito de petróleo (GLP) processado na Unidade de Tratamento de Cacimbas, em Linhares. Esse terminal aguarda apenas a licença de operação para começar os embarques de gás. Também participaram do evento o prefeito de Vitória João Coser, o secretário de Estado do Planejamento, Robson Leite, representantes de organizações sociais, empresariado, secretários municipais, organizações de classe, dentre outros.

A capacidade do terminal de GNL será de 14 milhões de metros cúbicos por dia de vazão, segundo o diretor de gás e energia da Petrobras, José Alcides Santoro, que participou da solenidade do início da produção no campo de Baleia Azul, no Parque das Baleias.
O aumento da capacidade de produzir e disponibilizar mais gás é importante neste momento, segundo Santoro. Ontem, o volume de gás utilizado pelas usinas térmicas para geração de energia elétrica atingiu recorde em função da seca em várias regiões do país: 92 milhões de metros cúbicos.
 

O terminal de embarque de GLP poderá embarcar cerca de 400 toneladas de gás de cozinha para outras regiões, segundo informação do gerente-geral da Petrobras no Estado, Luiz Robério Ramos. Para atender a toda essa demanda, a Petrobras contará também com a produção da plataforma "Cidade de Anchieta", cuja produção já é de 65 mil barris por dia de óleo do pré-sal e 2 milhões de metros cúbicas de gás por dia. Atualmente, a produção da Petrobras no Espírito Santo gira em torno de 300 mil barris de petróleo por dia e cerca de 10 milhões de metros cúbicos de gás natural. No Parque das Baleias, atuam as plataformas FPSO JK P-34, FPSO Capixaba, P-57, FPSO Cidade de Anchieta e, até 2014, deverá iniciar a produção a P-58.

Para Foster, o grande desafio da companhia está diretamente ligado ao aumento da produção de petróleo e gás natural, uma "preocupação que a empresa vive 24 horas por dia” e que é necessário para atender aos anseios da União e também de todos os brasileiros. Hoje, a produção do pré-sal, em campos operados pela Petrobras, está em 205 mil barris por dia, respondendo por cerca de 10% da produção total da companhia. 

O Plano de Negócios 2012-2016 da Petrobras prevê para o estado do Espírito Santo investimentos de US$ 17,2 bilhões nos próximos cinco anos. A plataforma Cidade de Anchieta destina-se exclusivamente à produção da camada pré-sal dos campos de Baleia Azul, Jubarte e Pirambu, localizados no Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos. 

Fonte: Jornal Entrevista Aracruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.