sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Biblioteca municipal recebe doação de material acadêmico do professor Coutinho


14/12/2012 - Notícias


Pela contribuição de seus estudos para a população de Aracruz e para quem se interessa pela história do município, a família do professor José Maria Coutinho doou para a para a Biblioteca Municipal algumas cópias de seus trabalhos acadêmicos. Em destaque está pesquisa realizada pelo Prof. Dr. José Maria sobre o potencial transformador da educação popular na construção da democracia participativa em Barra do Riacho, com a implantação da Aracruz Celulose.

Foram 14 anos de trabalho, que resultaram em tese de doutorado, artigo científico e registro em vídeo da pesquisa vinculada à tese. Esse vídeo transformou-se no documentário “Ação Educativa Militante: Educando e Transformando”, que resume o trabalho e traz alguns depoimentos colhidos no município sobre a percepção da comunidade e autoridades locais, com relatos da transformação social dos moradores através da educação.

“Nossa família entendeu que esses materiais deveriam se tornar públicos. A biblioteca já possuía uma cópia do livro ‘Uma história do povo de Aracruz’. Resolvemos doar também uma cópia de outros materiais, para facilitar o acesso de quem se interessa pelo assunto”, resume Ananda Coutinho, filha do professor.

Também foi doada uma cópia da dissertação de mestrado que fala da “Revoltas de Escravos no Brasil”, que aborda a escravidão. A família ainda pretende disponibilizar em um site os vídeos, fotos, relatórios, entre outros trabalhos acadêmicos e realizações do professor.

História

José Maria Coutinho nasceu em uma casa na beira do rio Riacho, teve várias mães e irmãos de leite, a maioria deles índios. Ficou órfão de pai aos 11 anos e de mãe aos 17 anos, mas teve orientação dos irmãos mais velhos e determinação pessoal para conseguir se tornar Ph.D em Ciências Sociais e Educação Comparada & Internacional, pela Universidade da Califórnia.

Depois da longa vida acadêmica, em Vitória e no Rio de Janeiro, já aposentado, retorna a Aracruz, para poder contribuir com sua cidade natal, após adquirir conhecimento e experiência nos cerca de 40 anos que morou fora do município.

Material doado

Artigo científico “Educando e Transformando: Ação Educativa Militante em Barra do Riacho, Aracruz, ES” – de autoria do Prof. Dr. José Maria Coutinho, no qual o mesmo “examinou o potencial transformador na educação popular na construção da democracia participativa no povoado de Barra do Riacho, no contexto dos impactos da modernização industrial dependente pelos quais passou e passa o município de Aracruz”;

Documentário (vídeo) correlato da mesma pesquisa, intitulado “Ação Educativa Militante: Educando e Transformando” e “Fortuna: Imperatriz do Mundo” – de autoria do Prof. Dr. José Maria Coutinho, descrevendo um relato de transformação social através da educação;

 Tese de doutoramento do Prof. Dr. José Maria Coutinho, intitulada “Industrial Modernization, Education and Occupation in Aracruz, ES: a case study of Brazilian Dependency”, defendido em 1988, na UCLA (University of California – Los Angeles), como requisito para obtenção do título de Ph.D. em Educação;

Dissertação de mestrado do Prof. Dr. José Maria Coutinho, traduzida para o português com título “Revoltas de Escravos no Brasil”, defendido em 1971, na UCLA (University of California – Los Angeles), como requisito para obtenção do título de Mestre em História.

Redação: Portal TK1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.