quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

OPORTUNIDADE DE TRABALHO ASSISTENTE CONTÁBIL


EXPERT CONTABILIDADE E ASSESSORIA.



OPORTUNIDADE DE TRABALHO

Iniciamos processo para contratação de um funcionário conforme segue:
 Cargo: Assistente Contábil
Remuneração e benefícios/mensal: Salário a combinar + Seguro de Vida + Ticket Alimentação + 50% Plano de Saúde Unimed Fácil após a experiência.
 Principais atribuições:
Organização e classificação de todos os documentos da Empresa;
. Conciliação de todas as Contas da Contabilidade (Balancete);
. Elaboração do Fechamento Contábil - Balanço Anual com Ativo e Passivo;
Demonstrativo do Resultado do Exercício;
Controle do limite de distribuição dos lucros;
Emissão dos Livros Razão e Diário Geral;
Controle do Ativo Imobilizado - Aquisições e Baixas.

Perfil:
  • Pessoa organizada e dinâmica
  • Sentido de responsabilidade e maturidade profissional.
Requisitos:
  • Morar em Aracruz;
  • Formando ou cursando Ciências Contábeis
Os currículos devem ser enviados por e-mail no endereço: neidimara@expert10.com.br

domingo, 23 de dezembro de 2012

Queridos amigos, Feliz Natal!


Feirinha Comunitária dos Bairros São Pedro, Pindorama e Chic-Chic. Em apoio a Campanha Natal Sem Fome.

Amigos, só para registar nossa Feirinha Comunitária aconteceu ontem 22/12/12 e foi um sucesso total. Muitas pessoas compareceram, se divertiram com um maravilhoso forró, ganharam prêmios doados pela empresa Nutripetro e Portocel,  marcando o bingo, as crianças ficaram muito eufóricas com a chegada do Papai Noel, que trouxe muitos presentes para sorteio. Enfim tudo aconteceu num clima de comunhão, paz, alegrias e confraternização como deve ser a relação de uma comunidade que vive bem. 
O bingo vai proporcionar que muitas famílias recebam uma cesta básica na Campanha do Natal Sem Fome. A Feirinha aconteceu mais uma vez sob a organização da AMBSPPC, sob Direção de Tiago Porto, ONG Amigos de Barra do Riacho sob direção do Cidadão Herval e Valdinei Tavares e também da Criarte sob direção de Hildete Calimam. 
Gostaríamos de agradecer a todos que nos prestigiaram, nos apoiaram, nos auxiliaram direto ou indiretamente. Nada disso seria possível sem a presença da comunidade, dos patrocinadores, das Associações e da Ong. Mais claro e com certeza Deus já havia abençoado o evento para que tudo acontecesse na mais perfeita ordem. Agradecemos também a presença da Polícia Militar que proporcionou total segurança ao evento e aos moradores.

Seguem algumas fotos do nosso evento. (Quando digo nosso amigos é porque é com muita satisfação que participo como convidada e assessora de comunicação como diz meu amigo Valdinei Tavares rs.!). 

Desde já agradeço pela oportunidade de poder fazer parte de mais um evento de muito sucesso em nossa comunidade!

Angélica Rangel

  

   

 

 

 

 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

TABR funciona em fase experimental


21/12/2012 às 09:23
   O Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR) está operando em fase experimental, para testes do sistema para abatimento de fumaça; queimador de GLP para o forno, com baixa emissão de óxidos de nitrogênio; sistema para retorno e reliquefação dos vapores de C5+ gerados no carregamento dos navios-tanques; coleta e aproveitamento, nas edificações, da água de chuva.
   A obra atrasou em um ano e a Petrobras ainda não definiu a data da inauguração oficial. O TABR foi construído pela Transpetro, subsidiária da estatal. O gás natural processado no Polo de Cacimbas, em Linhares, chegam por meio de tubulação com 20 cm de diâmetro e 76,7km de extensão. O Terminal armazena o produto e a gasolina especial C5+, para embarque em navios.
   Esses produtos suprirão, prioritariamente, o mercado nacional e, quando houver excedentes na sua produção, poderão ser exportados. Os tubos do gasoduto e oleoduto estão enterrados a uma profundidade de 1,5m da superfície, com exceção dos trechos de rochas, onde estão a 60 cm. O TABR foi projetado especialmente para receber navios refrigerados para o gás e os navios-tanque para a gasolina. Foi construída uma plataforma operacional com dois pontos de atracação, ligados à costa por uma ponte de acesso de cerca de 200m, para suportar o trânsito de veículos leves, além de uma tubovia e uma galeria para rede elétrica, de dados e de comunicação.
   O canal de navegação, junto à boca de acesso ao Porto de Barra do Riacho, foi sinalizado ao longo de todo o trecho de navegação. No período de pico as obras do TABR utilizaram 850 trabalhadores, chegando a cerca de 1,4 mil, em média. Comparativamente à última estrutura semelhante construída, que é o Terminal da Ilha Redonda, no Rio de Janeiro, as diferenças implementadas em Barra do Riacho se referem às instalações para a movimentação do C5+ e à nova tecnologia de instrumentação, supervisão e controle, bem como a algumas melhorias nos requisitos ambientais.

Fonte: Jornal Folha do Litoral

Líderes do Amanhã seleciona 20 jovens

Amigos conforme divulgado pelo Blog o processo de seleção segue o resultado:



Com a entrada dos novos integrantes, o instituto conta agora com 48 associados.

Após análise curricular e entrevistas individuais, o Instituto Líderes do Amanhã selecionou 20 jovens empreendedores dos 55 inscritos no processo seletivo deste ano, aberto em novembro. O novo grupo começa a participar das atividades do instituto a partir de fevereiro.

Confira os selecionados:

Angelo Chieppe Moura Dalla Bernardina - Cedisa Central de Aço
Bianca Macedo Netto Fiorot - VALE S/A
Brendo Bremenkamp - Casa do Serralheiro
Bruno Brunoro Grecco - VALE S/A
Daniel Murta Morais - VALE S/A
Eduardo Menezes dos Santos Neves - Buffon Moulin Naumann Advogados Associados
Fábio Schmidt da Silva - VALE S/A
Fernando Antônio Kulnig Cinelli - Cinelli & Ferreira Gestão de Investimentos
Franklin Alves Fuzari - VALE S/A
Gabriel Martins Feitosa - EFV Engenharia e Empreendimentos
Gilvan Badke de Melo - EDOC Consultoria e Capacitação
Gracielly Lorencini Koepp - VALE S/A
Henrique Macedo Alves de Resende - VALE S/A
José Antônio Vervloet do Amaral – Dra. Julia Amélia Vervloet do Amaral - Dermatologia Integrada
Leandro de Souza Lino - Meta Estratégica Estudos e Pesquisas
Luana Romero Moulin Teixeira - Socioambiental Participações e Empreendimentos
Lucas Mathiazi Calil - Espírito Cultura e Entretenimento
Luiz Edgar Cazzote Luppi - Luppi Eletromóveis
Rafael Ottaiano - Carga Pesada Engenharia e Transportes
Victor Anholett Baptista - Ilha Tecnologia da Informação

O instituto

A proposta do instituto é disponibilizar apoio ao amadurecimento da classe empresarial capixaba, por meio de um espaço para discussão de diversos temas, proporcionando aos jovens empresários formação política, filosófica, econômica, gerencial e ética. O instituto está baseado nos valores de economia de mercado, responsabilidade individual, responsabilidade social, respeito à propriedade privada e justiça.

A iniciativa desenvolverá atividades como palestras com personalidades empresariais e políticas, estudos de livros, intercâmbio com outras instituições do país, dentre outras atividades para obtenção de meios e ações favoráveis ao incremento e desenvolvimento de novas lideranças e a extensão de seus conhecimentos.

Entre as empresas mantenedoras do Líderes do Amanhã estão a Chocolates Garoto, a ArcelorMittal Tubarão, a Rede Gazeta, a Vale, a Fucape e a Localiza. O Instituto tem ainda o apoio do Espírito Santo em Ação, da Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo - Fetransportes, e do Instituto Millenium.
Fonte: ES em Ação

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Terminal Portuário da Imetame em Aracruz tem licença aprovada pelo Consema

Noticiário cotidiano - Portos e Logística
Qui, 20 de Dezembro de 2012 06:57


Os representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovaram,ontem, quarta-feira (19), por maioria dos votos, a emissão da Licença Prévia (LP) para a instalação do terminal portuário da Imetame Logística em Barra do Riacho, no município de Aracruz, norte do Estado. 

Créditos de imagem Portal TK1.

Segundo o governo do Estado, o colegiado analisou as 47 condicionantes socioambientais propostas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para minimizar os impactos previstos em função da instalação do empreendimento. A Câmara Técnica de Licenciamento de Grandes Projetos, Estudo de Impacto Ambiental e Compensação Ambiental do Consema avaliou a viabilidade das condicionantes propostas pelo Iema antes do assunto ser submetido à votação do conselho.

Entre as condicionantes, estão a elaboração de diagnóstico das comunidades pesqueiras e apresentação de programa de compensação para essa atividade; apresentação de programas de controles ambientais para a fase de instalação do empreendimento, e apresentação de programas de resgate de flora e de fauna, de reposição florestal e de projeto de recuperação em tamanho equivalente ao dobro da área que será suprimida para implantação do empreendimento em uma unidade de conservação preferencialmente de proteção integral, priorizando aquelas com ambientes de restinga. 

A Licença Prévia indica a viabilidade do empreendimento a ser instalado no local proposto e tem validade de quatro anos. Para dar início às obras, a empresa deverá cumprir as condicionantes aprovadas pelo Consema e requerer a Licença de Instalação (LI).

No fim de 2011, as comunidades da região de Barra do Riacho, temerosas em relação a projetos empresariais que possam causar impactos ambientais, organizaram um abaixo-assinado direcionado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pedindo à prefeitura que nenhum licenciamento de operação seja concedido a empresas na região, sem antes passar por um diálogo com a comunidade. 

Em agosto deste ano, foi realizada uma audiência pública para debater a construção do terminal e, principalmente, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) apresentado pela empresa no início de 2012.

Ao todo, a Imetame irá construir na região um empreendimento focado na demanda da indústria de exploração e produção de petróleo e gás, por equipamentos e suprimentos relacionados às plataformas petrolíferas. O projeto é de um conjunto de quatro píeres e dois cais.

A Imetame também irá dragar a região (12 metros de profundidade) e construir infraestrutura que incluirá depósitos cobertos, áreas de estocagem, tanques e silos de armazenagem de materiais para acabamento de poços de petróleo, entre outros.

Para tanto, terá que suprimir vegetação, escavar, dragar, aterrar e terraplanar dentro de uma área de 542.180 m², localizada em Barra do Riacho, próximo à Rodovia ES 010, KM 58.

A localização fica a menos de uma hora da Capital e a 30 minutos da BR-101, uma das mais importantes rodovias federais do País, entretanto, ameaça os ecossistemas da região, que abrigam um grande número de espécies de importância ecológica e econômica.

Entre ambientalistas e pescadores, a apreensão é grande. Eles denunciam, há anos, a escassez da atividade, assim como abuso de poder das empresas. Segundo os pescadores, as empresas se utilizam do bom relacionamento com os órgãos ambientais para coibir a pesca na região, restringindo áreas e dias.

Antes um vilarejo de pescadores, Barra do Riacho vem se transformando em um verdadeiro retrato do "desenvolvimento a qualquer custo" proposto no Espírito Santo. Desde a construção da Aracruz Celulose (Fibria) e de seu porto, o Portocel, a comunidade sofre com inúmeros impactos ambiental, econômico e social. Situação que se agravará com os novos empreendimentos previstos para a região. 

Além do estaleiro Jurong, cuja construção em área de relevante importância ambiental foi autorizada após processo de licenciamento conturbado, já foram anunciados para o município tanques de armazenamento de granéis líquidos como combustíveis e soda cáustica, da Oil Power, e um terminal para movimentação de granéis líquidos da Codesa. 

A Petrobras também tem projetos na região, como um gasoduto, unidade de fertilizantes e terminal de gás. A subsidiaria da estatal, a Transpetro, responde a crimes ambientais por degradar o meio ambiente no norte do Estado.

Fonte: Século/Kauê Scarim

Feirinha comunitária de Barra do Riacho participa de campanha solidária


20/12/2012 - Notícias



Neste sábado (22) será realizada a última feirinha comunitária de 2012 em Barra do Riacho. Para encerrar o sucesso do evento deste ano, a feirinha se une à campanha Natal Sem Fome, realizada na comunidade.

A campanha acontece há doze anos e promove doação de cestas básicas para famílias carentes. Realizada inicialmente pela associação de moradores, teve continuidade com a ONG Amigos da Barra do Riacho. Este ano foi firmada uma parceria entre a ONG e a Associação dos Moradores dos Bairros São Pedro, Pindorama e Chic-Chic (AMBSPPC), unindo a campanha ao evento.

“Como poucas empresas nos apoiaram nesta campanha, conseguimos poucas doações. Por isso resolvemos aproveitar a feirinha comunitária para fazer sorteios dos brindes doados”, relata o presidente da AMBSPPC, Tiago Porto.

Ficou acertado que os prêmios serão ofertados no bingo e quem quiser participar deve doar 1kg de alimento não perecível em troca de uma cartela. Assim, os alimentos arrecadados serão destinados para as famílias carentes. Os prêmios são uma TV LCD de 32”, uma bicicleta e um aparelho de DVD.

Além das barraquinhas de comidas típicas, bazar, artesanato e diversão para as crianças, o evento vai contar com show de forró com Matheus Gomes.

Feirinha Comunitária dos bairros São Pedro, Pindorama e Chic-chic

Local: Barra do Riacho
Data: sábado (22)
Hora: 19h

Redação: Portal TK1.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Carta Fabril lança pedra fundamental que oficializa sua implantação em Aracruz


19/12/2012 - Notícias




Na manhã desta terça-feira (18), uma das maiores empresas do ramo no segmento “Tissue” do país, oficializou, com o lançamento da pedra fundamental, o início das obras da Carta Fabril em Aracruz. O evento reuniu empresários e lideranças políticas e comunitárias de todo o estado e contou ainda com a presença do governador, Renato Casagrande, da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Patrícia Gomes Salomão, do prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens e do prefeito eleito Marcelo Coelho. O evento teve início com a assinatura da Ata que foi inserida na cápsula do tempo junto com jornais e revistas que trazem reportagens do acontecimento e documentos.

O presidente da Carta Fabril, José Carlos Coutinho, destacou que a empresa visualizou Aracruz como local ideal para instalação de uma nova unidade. “A região onde o município está inserida é, essencialmente, estratégica para Carta Fabril devido a sua logística, formada por rodovias estaduais, pela BR 101, por ferrovia e portos. O município também tem disponibilidade de energia elétrica, gás natural e recursos hídricos.” Coutinho agradeceu e elogiou a administração municipal e o Governo do Estado. “Agradeço o apoio do governo Municipal e Estadual por receberem nossa empresa. O município doou uma área de 550 mil m² no distrito de Barra do Riacho para nossa implantação. O desenvolvimento e crescimento do Espírito Santo e de Aracruz nestes últimos anos são surpreendentes. A próxima gestão está recebendo uma herança política grande e deve superá-la.”

Coutinho finalizou afirmando que a empresa quer manter-se no ranking dos líderes nacionais no segmento e enxergou o potencial de desenvolvimento existente no município. “Além da visão empresarial de crescimento aliado à boa logística, inclusive pela proximidade com a matéria-prima (a celulose da Fibria), assumimos o compromisso de implementar em Aracruz um programa de geração de renda, emprego e desenvolvimento do comércio, indústria e serviços locais. O programa prevê o desenvolvimento de fornecedores e prestadores de serviço na cidade e pretendemos que, após um período de adaptação, a maioria dos nossos fornecedores terceirizados sejam locais.”

O diretor industrial, Vítor Coutinho, falou sobre a empresa. “A Carta Fabril é uma empresa que está há 30 anos no mercado. Atualmente, todo papel utilizado no Espírito Santo vem de outros estados e, com a empresa, o Espírito Santo passará a ser exportador. O investimento inicial será de 140 milhões de dólares, com a geração de 400 empregos diretos até 2020, um dos maiores empreendimentos do gênero na América Latina. A área total da empresa será de 55 hectares e a área construída na 1ª etapa será de 25 hectares, com projeto para expansão. A previsão para o início das atividades produtivas na 1ª fase é fevereiro de 2015, com duas máquinas de papel. A 2ª fase está prevista para entrar em operação em 2017, com mais duas máquinas de papel.”

O diretor de logística da Carta Fabril, José Carlos Coutinho Júnior, entregou placas de homenagem ao prefeito Dr. Ademar Devens e para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin. O secretário ressaltou que a Carta Fabril é a menina dos olhos do município e destacou que Aracruz está preparada para receber todos estes investimentos que estão se implantando. “Muitos se questionam se Aracruz está preparada para receber um empreendimento deste porte e eu digo com segurança que nós estamos, por causa de todos os investimentos em infraestrutura, habitação, saúde, educação e projetos sociais realizados nos últimos anos.”

Devens avaliou o lançamento da pedra fundamental como um dia magnífico e de muita alegria. “É muito gratificante participar deste evento. A implantação da Carta Fabril no município é a prova de nossa busca incansável para trazer para a cidade empreendimentos que pudessem gerar emprego e renda para as famílias aracruzenses. Nossa missão como governante é fazer as coisas acontecerem e este evento é o resultado de nosso esforço em dar mais oportunidades para nossos cidadãos. Devens ainda ressaltou a pesquisa da Firjan que mostrou Aracruz como sendo a primeira cidade do estado em qualidade de vida. “Os índices comprovaram que nos quesitos educação, saúde, desenvolvimento e geração de emprego e renda, Aracruz é a primeira no estado e 34ª no Brasil. Isso é a prova de que as políticas públicas fluíram e ganharam dimensões importantes. Avançamos em todas as áreas.”

“A região do litoral norte do Espírito Santo está se desenvolvendo muito nos últimos anos, com muitas empresas grandes se instalando, a exemplo da Carta Fabril aqui em Aracruz. Esse é um polo fundamental para a economia do Espírito Santo. Essa região se transformou numa plataforma logística. Aracruz é um local privilegiado e competitivo,” disse o governador Renato Casagrande.

Redação: Prefeitura de Aracruz.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Casal completa bodas de diamante e família prepara grande festa em Aracruz


13/12/2012 - 13h43 - Atualizado em 13/12/2012 - 14h23

José Capucho, de 81 anos, e Ermelinda Capucho, de 74, estão unidos há 60 anos. Festa será em Aracruz, no Norte do Espírito Santo


Share on email

Murilo Cuzzuol
GAZETA ONLINE

Foto: Arquivo Pessoal
José Capucho e a esposa Ermelinda Capucho
Arquivo Pessoal




O Natal é celebrado apenas no dia 25 de dezembro, mas os membros da família Capucho, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, já estão em festa. Isso porque nesta quinta-feira (13) o casal José Capucho, de 81 anos, e Ermelinda Godes Capucho, de 74, completam exatos 60 anos de casados (bodas de diamante).

E como sabemos não é tão comum casais completarem tanto tempo juntos, mantendo o amor sempre vivo. E foi por esse motivo que os filhos, netos e bisnetos decidiram realizar uma grande festa na cidade, neste sábado (15), para eternizar essa união que é exemplo para todos da família.

Uma das mais empolgadas com a festa é a neta deles, a estudante de Oceanografia Decimara Capucho, de 23 anos. Mesmo distante 80 quilômetros dos avós, já que mora e estuda em Vitória, ela decidiu também prestar sua homenagem, sugerindo a publicação no canal Eu Aqui.

"Eles são exemplos para mim, para os parentes e demais. É bonito ver um amor assim, que se mantém renovado a cada dia. Eles são muito lindos e apaixonados, sem contar que estão empolgados com a festa. Por isso decidi tentar esta homenagem para eles, já que não participei fisicamente da organização da comemoração", disse.

O início

José e Ermelinda se casaram no dia 13 de dezembro de 1952, na igreja de Santa Luzia, em São Mateus, no Norte do Estado, e o matrimônio foi realizado por Monsenhor Guilherme Schmitz, um dos personagens mais marcantes na história de Aracruz, para onde o casal se mudou anos depois.

Da união nasceram 14 filhos. São eles: Maria, Adelino, Claudino, Judite, Antônia, Ademir, Luzia, Pedro, Rosângela, Ovidio (pai de Decimara), João, Luciene, Sebastião e Edvaldo. A primogênita da família é Maria, que tem 59 anos e o caçula é João, que possui 28 anos de vida.
Achou muito? Então se surpreenda com a quantidade de netinhos e bisnetos. A terceira geração da família Capucho é formada atualmente por 36 netos e 16 bisnetos.
foto: Arquivo Pessoal
Família Capucho
A foto é antiga, mas será renovada com a comemoração e ampliada com a presença dos netos, bisnetos e dos outros convidados
Vovó e mamãe
foto: Arquivo Pessoal
Família Capucho
Decimara sugeriu a matéria para homenagear os avós

Família grande costuma ter suas curiosidades, e nesta não é diferente. A neta Decimara, que tem 23 anos, foi amamentada pela avó Ermelinda, como ela mesmo explicou.
"A diferença de idade entre meu tio joão e eu é pequena e quando nasci ele ainda era amamentado. Aí acabou que também recebi o leite da minha avó. É mais um motivo para homenageá-los", disse a futura oceanógrafa.

Fato é que todos estão engajados em fazer uma festa para marcar ainda mais a história desse casal, que é bastante conhecido no município.
A festa ocorrerá no sábado e filhos, netos, bisnetos, amigos e outros convidados estarão presentes para escrever um novo capítulo na vida deles. E que venham as bodas de cobre!
Fonte: Gazeta On line

sábado, 15 de dezembro de 2012

Ceará – Governo vai ceder área de grande porte para estaleiro



Camocim - Foto: Natinho Rodrigues
Dois anos após a polêmica envolvendo a possível instalação de um estaleiro de grande porte na Capital, o Governo do Estado pretende comprar uma área de mais de 100 hectares, no município de Camocim, para atrair investidores que pretendam construir um empreendimento do tipo nessa cidade, localizada a 360 quilômetros de Fortaleza.
Em entrevista concedida à TVDN, o Governador Cid Gomes afirmou que o governo do Estado já decretou de utilidade pública a área onde o equipamento pode ser instalado.
“Vamos aguardar os próximos leilões da Transpetro para que a gente possa oferecer esse espaço para a possibilidade de investimentos, porque tem que fazer uma dragagem também do rio Coreaú, para que o espaço lá esteja em condições de construir (um estaleiro)”, comentou.
Área maior
Embora não tenha precisado qual o tamanho do terreno destinado a esse fim, Cid Gomes informou que a área é “bem maior” do que a antes planejada para o estaleiro previsto para Fortaleza, em 2010. “A área é grande. É talvez mais de uma centena de hectares”, destacou. De acordo com o chefe do Executivo, antes de escolher o município de Camocim, o Governo enviou à Transpetro uma lista com dez cidades do Interior, para que a empresa fizesse estudos e apontasse quais delas poderiam receber esse tipo de equipamento.
Das dez, disse, cinco foram tidas como viáveis. “Desses cinco, fizemos um ´brainstorm´, uma ampla discussão, e vimos que o melhor é Camocim. Já tem área apontada, já foi decretada de utilidade pública e nós estamos em processo de aquisição”, sintetizou. “Isso não quer dizer que consegui um estaleiro, mas eu vou estar já com uma área estudada”, acrescentou ainda.
O Governador também mencionou a polêmica ocorrida em 2010 quanto à instalação do Estaleiro Promar Ceará, em Fortaleza, durante a qual governo do Estado e Prefeitura apresentaram opiniões divergentes.
Impasse
Após alguns meses de debate e desgaste político, ficou decidido que o empreendimento não se instalaria no Ceará. Ainda em 2010, foi anunciado que o estaleiro seria instalado no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco.
“Era uma coisa boa, que ia gerar dois mil empregos e que não ia mexer com as nossas praias, foi outro argumento colocado”, disse o governador, referindo-se ao Promar Ceará.
Em Caucaia
Já no município de Caucaia, está prevista, para o próximo ano, a construção de um estaleiro de médio porte, com capacidade para fabricar até 400 embarcações de pequeno e médio porte anualmente. O empreendimento contará também com um centro de treinamento, o qual poderá, através de cursos, capacitar em torno de 3 mil pessoas a cada ano. O equipamento é de responsabilidade da empresa espanhola Happy Peixe e será erguido em uma área de 10,8 hectares.
Com as informações – Ilo Santiago e João Moura / Diário do Nordeste

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Diplomação de candidatos eleitos será no dia 18 de Dezembro

14/12/2012 às 08:29

Os prefeitos e vereadores eleitos em Aracruz, Ibiraçu, Fundão e João Neiva serão diplomados no próximo dia 18. Em Aracruz, a diplomação será às 17 horas, na Câmara, pelo juiz eleitoral Grécio Nogueira Grégio. Os eleitos nos demais municípios serão diplomados às 15 horas, no Fórum de Ibiraçu, pelo juiz eleitoral Gedeon Rocha Lima Júnior. Serão diplomados também os três suplentes de vereadores de cada coligação.

Depois da diplomação, os candidatos eleitos estão aptos a tomar posse dos cargos no dia primeiro de janeiro. O candidato vencedor deve ser diplomado antes de assumir o posto, conforme determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo informação da Corte, a diplomação encerra o período para que sejam ajuizadas ações contra os candidatos no âmbito da Justiça Eleitoral.

QUEM SERÁ DIPLOMADO EM ARACRUZ

Prefeito
Marcelo de Souza Coelho (PDT - 28.966 votos)

Anderson Segatto Ghidetti (PTB - vice-prefeito)

Vereadores

Erick Cabral Musso (PP - 1.546 votos)
Lúcio Zanol (PDT - 1.525 votos)
Rosane Ribeiro Machado (PDT - 1.222 votos)
Carlos Alberto Loureiro Vieira - Beto Vieira (PDT - 1.186 votos)
Mônica de Souza Pontes Cordeiro (PR - 1.164 votos)
Fábio Netto da Silva - Fábio do Fórum (PR - 1.072 votos)
José Gomes dos Santos - Lula (PT - 940 votos)
Romildo Broetto (PV - 935 votos)
Adeir Antônio Lozer - Adeir do Gás (PTB - 904 votos)
Eliel da Silva Rodrigues - Evangelista Eliel (PP - 899 votos)
Alexandre Ferreira Manhães (PMDB - 837 votos)
Carlos André Franca de Souza - Paim (PDT - 824 votos)
Renato Pereira Sobrinho - Renato do Detran (PRP - 775 votos)
Paulo Sérgio da Silva Neres (PMDB - 759 votos)
Fábio Machado (PT - 757 votos)
Valmir Coser - Valmir do Salão (PC do B - 576 votos)
Jeinison Rampinelli Lecco (PRB - 477 votos)

Fonte: Jornal Folha do Litoral

Programa de Educação Ambiental da Fibria apresenta resultados de ações realizadas na comunidade escolar de Aracruz


14/12/2012 - Notícias



O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Fibria, em Aracruz (ES), realizado em parceria com a Fundação Espaço ECO® (FEE®) e a Prefeitura Municipal de Aracruz, encerra suas atividades em 2012 com a apresentação, no dia 15 de dezembro, das 9 às 12 horas na Escola Caboclo Bernardo, dos resultados de ações realizadas com a comunidade escolar de cinco bairros da cidade: Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Centro de Aracruz e Coqueiral.

O PEA consiste na formação de ecoagentes, pessoas da comunidade que tratam voluntariamente junto à empresa os diversos temas ambientais de interesse dos municípios de influência das unidades da Fibria. Em Aracruz, o programa atua por meio de três frentes: comunidade escolar, engajamento comunitário e trabalhos internos com colaboradores e prestadores de serviços/produtos. “Com esse programa, não queremos beneficiar apenas o nosso público interno, mas toda a comunidade envolvida com o nosso trabalho”, afirma João Lages Neto, especialista em Meio Ambiente Industrial da Fibria.

Na frente “comunidade escolar”, foi realizado o curso “Formação Continuada em Educação Ambiental e Sustentabilidade”, direcionado para professores. Desenvolvido para aplicação em escolas por meio de dinâmicas que envolveram teoria e prática, o curso visa à atualização dos participantes sobre conceitos como resíduos sólidos, Ecoeficiência e Educação Ambiental. Ao todo, 46 professores participaram das atividades ao longo de 2012. Entre as ações práticas realizadas ao longo do módulo presencial, que aconteceu em uma das escolas participantes, destacam-se: adequação de lixeiras para a prática de coleta seletiva; criação de horta suspensa com o plantio de espécies utilizadas na culinária e construção de cercas vivas.

Após a realização dos cursos, os professores desenvolveram atividades para a aplicação desses conceitos em nove escolas da região, com mais de 270 envolvidos, entre alunos, funcionários e comunidade. As escolas que inscreveram seus projetos receberam apoio técnico e pedagógico do PEA.

Os resultados que serão apresentados no evento do dia 15 são fruto dos trabalhos com os alunos ao longo do segundo semestre de 2012. Entre eles, estão projetos de confecção de sabão, a partir de óleo de cozinha usado, artesanato com resíduos sólidos, composteiras para destinação de resíduo orgânico, hortas e confecção de “pufes” feitos com garrafas PET.

“Por meio de ações participativas é possível alcançar uma mudança de comportamento e realidade nas pessoas. Essas atividades colaboraram para isso e essa é uma das nossas metas”, finaliza Fernando Feitoza, gerente de Educação para Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®.

Serviço:

Apresentação dos resultados do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Fibria
Quando: 15/12, das 9h às 12h
Onde: Escola Estadual Caboclo Bernardo – Rua Professor Aparício Alvarenga, nº 145. Barra do Riacho/ Aracruz (ES)

Fonte Portal TK1 Redação: Pauta 6. 

Biblioteca municipal recebe doação de material acadêmico do professor Coutinho


14/12/2012 - Notícias


Pela contribuição de seus estudos para a população de Aracruz e para quem se interessa pela história do município, a família do professor José Maria Coutinho doou para a para a Biblioteca Municipal algumas cópias de seus trabalhos acadêmicos. Em destaque está pesquisa realizada pelo Prof. Dr. José Maria sobre o potencial transformador da educação popular na construção da democracia participativa em Barra do Riacho, com a implantação da Aracruz Celulose.

Foram 14 anos de trabalho, que resultaram em tese de doutorado, artigo científico e registro em vídeo da pesquisa vinculada à tese. Esse vídeo transformou-se no documentário “Ação Educativa Militante: Educando e Transformando”, que resume o trabalho e traz alguns depoimentos colhidos no município sobre a percepção da comunidade e autoridades locais, com relatos da transformação social dos moradores através da educação.

“Nossa família entendeu que esses materiais deveriam se tornar públicos. A biblioteca já possuía uma cópia do livro ‘Uma história do povo de Aracruz’. Resolvemos doar também uma cópia de outros materiais, para facilitar o acesso de quem se interessa pelo assunto”, resume Ananda Coutinho, filha do professor.

Também foi doada uma cópia da dissertação de mestrado que fala da “Revoltas de Escravos no Brasil”, que aborda a escravidão. A família ainda pretende disponibilizar em um site os vídeos, fotos, relatórios, entre outros trabalhos acadêmicos e realizações do professor.

História

José Maria Coutinho nasceu em uma casa na beira do rio Riacho, teve várias mães e irmãos de leite, a maioria deles índios. Ficou órfão de pai aos 11 anos e de mãe aos 17 anos, mas teve orientação dos irmãos mais velhos e determinação pessoal para conseguir se tornar Ph.D em Ciências Sociais e Educação Comparada & Internacional, pela Universidade da Califórnia.

Depois da longa vida acadêmica, em Vitória e no Rio de Janeiro, já aposentado, retorna a Aracruz, para poder contribuir com sua cidade natal, após adquirir conhecimento e experiência nos cerca de 40 anos que morou fora do município.

Material doado

Artigo científico “Educando e Transformando: Ação Educativa Militante em Barra do Riacho, Aracruz, ES” – de autoria do Prof. Dr. José Maria Coutinho, no qual o mesmo “examinou o potencial transformador na educação popular na construção da democracia participativa no povoado de Barra do Riacho, no contexto dos impactos da modernização industrial dependente pelos quais passou e passa o município de Aracruz”;

Documentário (vídeo) correlato da mesma pesquisa, intitulado “Ação Educativa Militante: Educando e Transformando” e “Fortuna: Imperatriz do Mundo” – de autoria do Prof. Dr. José Maria Coutinho, descrevendo um relato de transformação social através da educação;

 Tese de doutoramento do Prof. Dr. José Maria Coutinho, intitulada “Industrial Modernization, Education and Occupation in Aracruz, ES: a case study of Brazilian Dependency”, defendido em 1988, na UCLA (University of California – Los Angeles), como requisito para obtenção do título de Ph.D. em Educação;

Dissertação de mestrado do Prof. Dr. José Maria Coutinho, traduzida para o português com título “Revoltas de Escravos no Brasil”, defendido em 1971, na UCLA (University of California – Los Angeles), como requisito para obtenção do título de Mestre em História.

Redação: Portal TK1.

Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) divulga resultado do 1º Edital de Apoio a Projetos

Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) divulga resultado do 1º Edital de Apoio a Projetos

Parabéns a todos projetos que foram selecionados e bem merecidos pois a finalidade é educação, lazer, cultura, esportes, cidadania e sustentabilidade em nossas comunidades.

Que todos os projetos continuem fazendo a diferença em suas comunidades e que cada dia mais possam aumentar o número de beneficiados. Quem ganha não é quem recebe mas quem doa um pouquinho do seu tempo em prol de outras pessoas.

Parabéns mais uma vez a iniciativa do Estaleiro Jurong Aracruz por essa iniciativa.

Angélica Rangel

EJA começa a construir o quebra-mar

EJA começa a construir o quebra-mar

Secretaria de Saúde divulga resultado final e as inscrições deferidas e indeferidas do Processo Seletivo Semsa n.º 03 de 2012


14/12/2012

A Secretaria de Saúde (Semsa) divulgou hoje (14/12), o resultado final e as inscrições deferidas e indeferidas do Processo Seletivo Semsa n.º 03 de 2012. Clique aqui para baixar as inscrições deferidas e indeferidas, e aqui para conhecer o resultado final. O candidato que se sentir prejudicado com sua classificação e/ou indeferimento no Processo Seletivo pode entrar com recursos relativos à listagem geral dos inscritos. Os candidatos interessados devem preencher e entregar o formulário específico para esse fim, somente na próxima segunda-feira, 17 de dezembro, a partir das 12h, na sede da Secretaria de Saúde.

Anexos:

Ordem de serviço para construção de casas populares continua emperrada


Após dois anos desalojadas, famílias haviam dado o prazo de 10 dias à prefeitura de Aracruz 

Flávia Bernardes
14/12/2012 15:19 - Atualizado em 14/12/2012 17:50

Acabou nesta sexta-feira (14) o prazo dado à prefeitura de Aracruz para a assinatura da ordem de serviço que autorizaria a construção de casas populares n município. As casas deveriam abrigar as 313 famílias que foram retiradas de uma área em Nova Esperança há cerca de dois anos, numa operação que ficou marcada pela truculência do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar.

As famílias foram desalojadas de uma área de 102 mil m², reintegrada pela Justiça à prefeitura de Aracruz. Segundo o coordenador estadual do Movimento Nacional da Moradia, Valdinei Tavares, as casas deveriam ser entregue em novembro deste ano, o que não ocorreu.

No último dia quatro, algumas famílias chegaram a se concentrar em à Secretaria de Obras de Aracruz, na tentativa de pressionar o poder público. Foi após essa manifestação que a prefeitura prometeu assinar a ordem de serviço no prazo de 10 dias, o que não ocorreu.

“O projeto só chegou a Procuradoria Geral do município nesta quinta (13), quando sair de lá ele terá que voltar para a Secretaria de Obras e depois ir para a Caixa, que deverá analisar e dar a ordem de serviço. O que houve aqui foi descaso. Não se dedicaram, não se empenharam. O município mostrou claramente como é despreparado”, criticou Valdinei Tavares.

As obras das casas do novo loteamento Nova Esperança, no distrito de Barra do Riacho, em Aracruz, no norte do Estado, deveriam ter começado em junho deste ano, após o imbróglio entre a Estrutural Construtora e Incorporadora Ltda e a Construtora Arpa e Serviços Ltda, que venceu a licitação para a construção das casas.

Em maio deste ano, a Estrutural Construtora e Incorporadora Ltda, que contestava a vitória da Construtora Arpa, se retirou da disputa judicial, deixando livre o caminho para que a vencedora do certame iniciasse as obras.

Segundo Valdinei Tavares, as famílias pretendem pressionar o município e aguardam apenas o parecer do defensor público Bruno Pereira do Nascimento para decidir o que será feito.

“Esperamos que a prefeitura seja acionada para cumprir o que foi acordado”, desabafou.

Neste sábado, haverá uma assembleia das famílias. Eles irão discutir a morosidade da prefeitura e as novas medidas que serão tomadas pelo grupo.

O loteamento Nova Esperança foi demolido no dia 18 de maio de 2011. Após a demolição das casas, as famílias desalojadas se dividiram entre a quadra de esportes próxima a área desocupada e casas de parentes e amigos, até que a prefeitura se comprometesse a arcar com os alugueis sociais.

Atualmente, algumas famílias cadastradas para receber as casas moram em locais alugados pela prefeitura, em condições ainda precárias. Outras estão alojadas nas casas de parentes e amigos, esperando o início das obras.

Fonte: Seculo Diário

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Educação Ambiental urgente!

Amigos gostaria de compartilhar com vocês essa informação do Blog D'Barrels do amigo Cristiano Alvarenga da Escolinha de Surf.

 

 

Barra do Riacho,Aracruz,ES

 






bom dia
vamos preservar moradores de Barra do Riacho estamos na epoca de desova de Tartaruga marinha e as pessoas que passam por aqui na Praia da Curva não estão respeitando os ninhos....atento Petrobras,Nutripetro, CTA,PMA,Fibria,Jurong ,Imetame ...educação ambiental já....concerteza a Educação Ambiental faz parte das condicionantes......atento comunidade vamos fazer a nossa parte e não mexer nos ninhos....
fotos:11.12.12



Fonte: Cristiano Alvarenga

Roteiro de transporte para Audiência Pública da Petrobrás


Amigos segue o itinerário de passagem do ônibus para levar que quiser para acompanhar a Audiência Pública da Complexo de Gás Químico da Petrobrás em Barra do Riacho - Aracruz - ES



Roteiro dos ônibus para Audiência de Aracruz

Localidade
Ponto de Encontro
Endereço
Contato
Horário de Chegada
Horário de Saída
Local da Audiência
Centro 01
Praça São João Batista
Rua Padre Luiz Parenze – Centro (Próxima Igreja Matriz)


 17 horas

18 horas

SESC de Praia Formosa – Santa Cruz – Aracruz (Rodovia ES 010)
Centro 02
Prefeitura
Av. Morobá, 20 – Morobá - Aracruz (Portaria Principal da Prefeitura)


17 horas

18 horas
Vila do Riacho
Escola Ermentina Leal

Rua São Benedito, 344 – Vila do Riacho
Presidente da Assoc. Comunitária –Jorge (27) 9883-4357

17 horas

17h30
Associação Comunitária de Barra do Riacho
Rua Patriarca Albino Azeredo, 60 – Centro – Barra do Riacho
Presidente da Assoc. Comunitária –Paulo Flávio (27) 9831-9989

17 horas

18 horas
Barra do Riacho 02
Escola Zenília Varzem Ribeiro
Rua Floriano Santana, 420 – São Pedro – Barra do Riacho
Presidente da Assoc. Moradores São Pedro – Tiago (27) 9609-7963

17 horas

18 horas
João Neiva
Prefeitura
Av. Presidente Vargas, 157 – Centro – João Neiva


16h30

17h30
Ibiraçú
Prefeitura
Av. Conde D’Eu, 486 – Centro - Ibiraçú


16h30

17h30