quinta-feira, 16 de maio de 2013

Oficina Regional em Aracruz elenca 93 projetos para a microrregião Rio Doce


Os projetos priorizaram as áreas de infraestrutura, logística e meio ambiente.

A oitava oficina regional do Plano ES 2030 realizada na última terça-feira (07), na Escola Placidino Passos, no centro de Aracruz, reuniu 90 pessoas representando órgãos públicos estaduais; instituições de ensino; Banco do Espírito Santo (Banestes); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); associações de produtores rurais e de moradores; Sindicato de Trabalhadores; dirigentes da Fibria e de Portocel; secretariado de prefeituras que compõem a microrregião; vereadores, e o prefeito de João Neiva, Romero Gobbo Figueiredo.
Nos grupos de trabalho foram elencados 93 projetos priorizando as áreas de infraestrutura, logística, meio ambiente - com preocupação para o turismo sustentável, educação, saúde, preservação de recursos hídricos, agricultura familiar, integração com os municípios vizinhos, e aproveitamento das oportunidades decorrentes dos 112 projetos previstos para a microrregião, entre eles, o Estaleiro Jurong e o complexo Gás-Químico da Petrobras.
A participação dos presentes superou as expectativas e, o intenso debate, propiciou a construção de projetos que servirão de base para a elaboração do relatório final do ES 2030. Para os representantes das entidades dos moradores da microrregião o debate é de suma importância.
"Participei da discussão do Plano 2025, por isso quando passo pelo contorno de Guarapari vejo com satisfação que aquela estrada foi um projeto do plano anterior. Minha expectativa hoje é que as discussões do ES 2030 tragam projetos de melhorias para a nossa sobrevivência na região e que nossos sonhos coletivos sejam realizados", disse Magda Maria Barcellos da Costa, dirigente da Associação de Moradores de Coqueiral (Amoc).
"A gente conseguir falar dos nossos anseios é muito bom. Precisamos fazer essas discussões com mais frequência. Na nossa região é muito importante se preocupar com a qualificação e capacitação dos nossos trabalhadores para que eles possam ter emprego nos novos projetos que vem para cá", afirmou Ivany Gomes, presidente da Associação de Moradores de Santa Cruz e Itaparica. O forte empresariado presente participou ativamente das discussões e todos elogiaram a metodologia do debate.
"Achei muito bom e dinâmico o debate. A metodologia estabelecida proporciona uma interação forte e rica na discussão entre os participantes. É um grupo diferente de pessoas muito comprometido e preocupado em pensar o futuro do Estado e vamos colher muitos frutos com este trabalho", disse Marcelo de Oliveira, atual gerente de Produção de Celulose da Fibria e próximo gerente-geral Industrial da empresa.
"Esse processo nos ensina a olhar para o lado onde existem posições diferentes das suas. Este modelo de debate enriquece, porque todos discutem coisas que não são somente do seu cotidiano. É uma massa eclética, e o conhecimento de todos formam opiniões e propostas bem interessantes. Às vezes, esquecemos que somos cidadãos, de que temos de sair da nossa zona de conforto para debater situações que interessam a todos e não somente ao nosso grupo", ressaltou Áureo Machado Neto, diretor da Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear).
Para os secretários das prefeituras municipais o debate foi importantíssimo na divulgação de proposições necessárias à microrregião. "É perfeito. Enriquece o conhecimento da sociedade sobre sua participação nas proposições de projetos futuros para o desenvolvimento sustentável de nossos municípios", ressaltou Leônidas Alberto Vasconcellos, diretor de Obras da Prefeitura de Linhares.
"É dessa forma, com o debate transparente, que a população toma conhecimento e ciência das propostas que os governantes pensam para suas administrações. Precisamos que façam suas críticas, que contribuam para o futuro do Espírito Santo, e, consequentemente, nos ajudem a saber o caminho que estamos percorrendo para chegar até 2030", afirmou Antônio Eugênio Cunha, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Aracruz e representante do prefeito Marcelo Coelho. 
"Pensar o futuro é muito importante, pois não vivemos somente de ações imediatistas. Pensar o futuro é elencar o que todos nós precisamos, quais os filhos que vamos deixar para o nosso país e qual o futuro que vamos deixar para os nosso filhos, finaliza o prefeito de João Neiva, Romero Gobbo Figueiredo.
O ES 2030 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento - Sep, Espírito Santo em Ação e Petrobras, com o apoio técnico da consultoria DVF.
Participe
Através do endereço www.es2030.com.br/participe.html qualquer pessoa pode contribuir enviando sugestões, ideias, críticas e documentos que possam auxiliar na formulação do Plano. O site também permite acompanhar a agenda de trabalho do projeto, bem como a atualização de noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.