domingo, 30 de junho de 2013

Estado pede ampliação de ferrovia até Linhares

Ramal extra garantirá ligação com polo gás-químico e porto

RITA BRIDI | rbridi@redegazeta.com.br

O governo estadual, com o apoio da sociedade civil, oficializou ao Executivo federal o pedido para que a ligação ferroviária do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, a EF 118, inicialmente prevista entre as cidades de Campos e Vila Velha, seja estendida até o município de Linhares, no Norte do Estado. 

A oficialização do pedido ocorreu na tarde de ontem, durante a reunião participativa, realizada em Vitória pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O subsecretário estadual de Logística de Transportes, Valdir Uliana, apresentou projeto com três alternativas de traçado e uma diretriz selecionada.

Pela trilha selecionada, a ferrovia cortará o Rio Doce e passará pelos municípios de Serra, Fundão, Aracruz e Linhares. Ele justificou a extensão do ramal ferroviário até Linhares, que será uma alternativa para atender a dois grandes projetos que se instalarão no município: o polo gás-químico, que será construído pela Petrobras, e o Porto Norte Capixaba, que será implantado pelo grupo Manabi.

Ilustração

O representante da superintendência de Ferrovia da ANTT, Claubert Campello, lembrou que as alternativas apresentadas são referenciais de traçado e que agência vai avaliar a proposta. Segundo ele, uma das recomendações da ANTT é evitar áreas de preservação ambiental no traçado das ferrovias.

Campello explicou que as propostas apresentadas ontem serão analisadas pela equipe técnica da agência reguladora. Mesmo sem antecipar se o traçado proposto para a nova linha férrea será acatado, adiantou que o complexo gás-químico seria um ponto de passagem obrigatório da ferrovia.

Segundo Uliana, com a ferrovia implantada, a malha portuária dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo ficará toda integrada, englobando portos existentes e em construção. Foi solicitada a inclusão de ramal a Ponta de Tubarão (Vitória) e Portocel (Aracruz) e bitola mista no trecho do Espírito Santo para integração da ferrovia já existente no Estado, a da Vale.

Os dirigentes do Porto Central (Presidente Kennedy) apresentaram o projeto para construção do ramal com cerca de 20 quilômetros para a ligação da ferrovia com o porto. O terminal, que está em processo de licenciamento deverá entrar em operação em 2016, e os investimentos previstos são da ordem de R$ 4,8 bilhões.

O trecho de 557 quilômetros da EF 118, entre Vila Velha e Campos, cortará 26 municípios, sendo 15 no Rio de Janeiro e 11 no Espírito Santo. Serão construídas 52 obras de arte (pontes e viadutos), que somam 9,5 quilômetros, além de quatro túneis que totalizam quatro quilômetros.

Fonte: Gazeta Online

sábado, 29 de junho de 2013

Aracruz abre 360 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

28/06/2013 às 06:54
A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Integrado Sesi/Senai/IEL, abriu processo seletivo para 360 vagas em 15 cursos gratuitos de qualificação profissional. As inscrições estão abertas até o dia 12 de julho, no site www.educacao.es.gov.br, no ícone Inscrições Pronatec/Proitec - FIC 2013/2.

As capacitações fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com carga horária entre 180h e 240h. Além disso, ainda são oferecidos transporte e lanche aos estudantes. O candidato que não tiver acesso à internet pode fazer sua inscrição na secretaria. Mais informações no telefone (27) 3296-1623 ou 3296-3200.

É necessário estar matriculado no 2° ou 3° ano do Ensino Médio regular da rede pública ou particular de ensino; apresentar número de CPF; preencher a ficha de inscrição, marcando a opção do curso escolhido; o candidato deverá optar por apenas um curso e um turno, desde que não seja o turno em que esteja matriculado nas escolas da rede estadual ou particular de ensino; residir em um dos municípios de abrangência de atendimento dos cursos oferecidos; para efetuar a inscrição é obrigatório o número de matricula (RM) na escola para alunos da rede estadual e a data de nascimento.

Os cursos
Almoxarife: 20 vagas, carga horária de 180h
Auxiliar Administrativo (matutino): 20 vagas, carga horária de 180h
Auxiliar Administrativo (vespertino): 20 vagas, carga horária de 180h
Caldeireiro: 20 vagas, carga horária de 180h
Carpinteiro de Obras: 20 vagas, carga horária de 220h
Costureiro Industrial do Vestuário (matutino): 20 vagas, carga horária de 220h
Costureiro Industrial do Vestuário (vespertino): 20 vagas, carga horária de 220h
Desenhista Mecânico (matutino): 20 vagas, carga horária de 180h
Desenhista Mecânico (vespertino): 20 vagas, carga horária de 180h
Eletricista Industrial: 20 vagas, carga horária de 240h
Mecânico de Máquinas Industriais: 20 vagas, carga horária de 320h
Mecânico de Máquinas de Usinagem (noturno): 20 vagas, carga horária de 320h
Operador de Computador: 20 vagas, carga horária de 180h
Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga (matutino): 20 vagas, carga horária de 240h
Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga (vespertino): 20 vagas, carga horária de 240h
Soldador no Processo Mig/Mag: 20 vagas, carga horária de 240h
Soldador no Processo TIG em Aço: 20 vagas, carga horária de 240h
Torneiro Mecânico (noturno): 20 vagas, carga horária de 240h

Escola de Barra do Riacho ganha viveiro e coleta seletiva

28/06/2013 às 06:41
Como parte do seu Programa de Educação Ambiental (PEA) Industrial, a Fibria, em parceria com a Fundação Espaço Eco e a Prefeitura Municipal de Aracruz, implantou um viveiro na Escola Zenília Varzem Ribeiro, em Barra do Riacho, para ser utilizado na educação ambiental e produção de espécies nativas.

No evento, que reuniu cerca de 60 pessoas, foram plantadas algumas sementes de cinco espécies arbóreas: boleira, açaí, aroeira, giúna e unha-de-vaca. Além disso, foi implantada na escola a coleta seletiva, com lixeiras para plástico, papel e outros itens, cuja separação dos resíduos será acompanhada pelos professores, que orientarão os alunos. A empresa MDE fará a coleta do lixo reciclável semanalmente.

Julia Paglerani Monteiro, do setor de marketing da Fundação Espaço Eco, comenta sobre o desenrolar destes projetos: “os próximos passos são: a manutenção do viveiro, que será supervisionada e executada pelo técnico viveirista Nivaldo, professores e alunos, além de pessoas da comunidade. Além disso, haverá capacitação para os interessados em atuar no viveiro”.

“O objetivo é fazer com que o viveiro seja um espaço educativo, que possibilite o conhecimento sobre o processo de produção de mudas, sua aplicação na recuperação ambiental e a importância da vegetação nativa para o meio ambiente”, destacou João Lages Neto, especialista em Meio Ambiente Industrial da Fibria. As ações educacionais envolvem explicações sobre a produção de mudas e todas as etapas até que ela possa ser plantada.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Nova diretoria do Espírito Santo em Ação toma posse

ES em
Luiz Wagner Chieppe assume a presidência até 2016.

A solenidade de posse da nova diretoria do Espírito Santo em Ação lotou o Itamaraty Hall, no último dia 24. Entre os presentes estiveram expressivas lideranças empresariais de todos os segmentos, políticos, representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada. A posse foi prestigiada também pelo governador Renato Casagrande.

Foram empossados o presidente Luiz Wagner Chieppe, o vice-presidente Operacional, Adilson Martinelli, os vice-presidentes Institucionais Orlando Caliman, Leonardo de Castro e Aridelmo Teixeira, o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Aguiar, além dos assessores de Comunicação, Eugênio Fonseca, e de Segurança, José Nivaldo.

O evento contou, ainda, com a presença do presidente do Conselho de Administração da WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, Décio da Silva. Ao longo de sua gestão, a WEG recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior, em reconhecimento às suas iniciativas ligadas à inovação, sustentabilidade e excelência dos produtos.

Para o novo presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Augusto Lira Aguiar, que sucedeu ao cargo ocupado por José Armando de Figueiredo Campos, o Espírito Santo em Ação nasceu com o compromisso de atuar na formação de uma sociedade melhor e mais justa e de tornar as empresas mais participantes e conscientes do seu papel econômico e social. “Os planos estão bem delineados, porque desde que o Movimento foi fundado nós temos uma estratégia, que é de longo prazo. Além disso, a sociedade está mostrando que quer menos corrupção, mais eficiência, mais ação, um menor tempo de resposta às suas necessidades, e isso com certeza também vai fazer parte das nossas discussões e ideias para como os diversos níveis de governo podem trabalhar mais rápido. Podemos contribuir com o modelo de eficiência das empresas para que o poder público possa fazer mais e melhor, e a um menor custo".

Após tomar posse como presidente, Luiz Wagner Chieppe, explicou que a instituição tem um plano de trabalho ao qual dará continuidade e que se baseia nas propostas do Plano Estratégico Espírito Santo 2025, no momento sendo atualizado para o período até 2030.

"O movimento foi criado exatamente nessa pauta, que é do desenvolvimento ético e sustentável do Estado. O nosso maior direcionador é o Plano 2025. Em cima dos seus principais eixos é que nós trabalhamos, tanto desenvolvendo projetos como cobrando resultados. Agora, neste momento, em que eu acho que o Brasil está dando uma virada com todo esse movimento nas ruas, com essas manifestações, acredito que é fundamental olharmos para isso, ouvir bem, interpretar bem, para que possamos, a partir daí também, dar mais velocidade àquilo que vem sendo planejado", reforçou Chieppe, que assume a presidência no lugar de Alexandre Theodoro.

O governador Renato Casagrande, antes de ir a Brasília para a reunião com a presidente Dilma, deu o seu recado. “Vocês têm a tarefa de definir as pautas de discussão, e de manter a unidade política e institucional do Estado. Não deixem que nenhum ataque desorganize isso. O Espírito Santo precisa continuar avançando”.

Diretoria – Triênio 2013-2016

Presidente: Luiz Wagner Chieppe
Vice-Presidente Operacional: Adilson Martinelli
Vice-Presidente Institucional: Orlando Caliman
Vice-Presidente Institucional: Leonardo Souza Rogério de Castro
Vice-Presidente Institucional: Aridelmo José Campanharo Teixeira

Conselho Deliberativo

Presidente: Carlos Augusto Lira de Aguiar

Assessoria

Assessor de Comunicação: Eugênio Fonseca
Assessor de Segurança: José Nivaldo Campos Vieira

Drogas legal é prevenir.

Atenção moradores de Barra do Riacho, acontecerá nesta sexta-feira dia 28/06 "Caminhada contra as Drogas" com estudantes da Escola Caboclo Bernardo e moradores da comunidade.
A concentração será feita em frente à Escola Caboclo Bernardo com início da caminhada prevista para 10:00 hs. Leve seu cartaz e manifeste seu apoio a campanha. 
No mesmo dia acontecerá ainda uma palestra sobre o tema na ACBR com início previsto para às 14hs.

Angélica Rangel




26/06/2013

Prevenção às drogas: alunos da rede municipal debatem tema nesta semana


 Prevenção ao uso de drogas”. Esse é o foco da ação que será promovida, nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/6), em escolas da rede municipal e estadual de ensino. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e de Desenvolvimento Social e Trabalho.
Profissionais da Estratégia de Saúde da Família e do Centro de Referência de Assistência Social irão trabalhar diretamente com as crianças, a fim de sensibilizá-las quanto à prevenção ao uso das drogas. Para isso, estão previstas palestras, oficinas e caminhadas.
O palestrante convidado, Carlos José dos Santos, também vai participar da ação conversando com os alunos de forma didática sobre o assunto.

Confira, a seguir, a agenda do evento nas escolas:

Dia 27 de junho (quinta-feira)
Escola Professora Maria Luiza Devens
Escola Ezequiel Fraga Rocha
Escola Eurípedes Nunes Loureiro
Escola Placidino Passos

Dia 28 de junho (sexta-feira)
Escola Aparício Alvarenga
Escola Ermentina Leal
Escola Caboclo Bernardo
Escola Primo Bitti

Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Fernanda Farina
ffarina@aracruz.es.gov.br

sábado, 22 de junho de 2013

Empresa Ultragaz "De Portas Abertas" recebe donas de casas de Barra do Riacho

Amigos atendendo ao convite da empresa Ultragaz em Barra do Riacho, estive presente na última quarta-feira dia 19/06/13, acompanhando um grupo de donas de casa da comunidade, onde na ocasião nos foi apresentado o Programa De Portas Abertas.
Fomos muito bem recebidos pelos funcionários da mesma, Alessandra, Flávio e Marcelo. Os mesmos nos apresentaram uma palestra sobre os cuidados que devemos ter com o gás de cozinha.
Durante a palestra algumas donas de casa reconheceram que algumas das dicas de segurança eram novidades. Sempre é bom falar e repetir sobre as normas de segurança em relação ao manuseio do gás de cozinha. Algumas donas de casa colocaram a preocupação de ter a empresa na localidade, mas também ficaram satisfeitas com os resultados apresentados pela empresa. Em relação ao cheiro do gás na comunidade, algumas disseram que no início da instalação o odor era maior e com frequência, porém hoje já não acontece com intensidade. A empresa se posicionou dizendo que vem fazendo vistorias e atendendo a todas as normas de segurança vigentes para a melhor prestação de serviços possível citando que a mesma estará sempre de portas abertas a receber qualquer membro da comunidade. Foi sugerido por uma dona de casa que a empresa realizasse uma reunião com a comunidade de 06 em 06 meses, pois dessa forma estaremos bem informados e eu acredito que dessa forma estreitam-se os laços entre a empresa e comunidade. De imediato a ideia foi aceita pelos representantes da empresa Ultragaz colocando o mês de Novembro como uma data prevista para a realização do encontro.
Aprendemos bastante com a palestra e trocamos informações de forma muito clara e objetiva. 
Em seguida foram organizados dois grupos para visita a base de envazamento de gás de cozinha. Estive acompanhando as donas de casa no primeiro grupo em companhia do representante da empresa, Sr. Joaquim. O mesmo nos mostrou todos os processos desde a chegada do gás na base, processo de envazamento, pesagem, pintura, entre outros, até o carregamento dos caminhões para distribuição.
Desde já agradeço ao convite da empresa Ultragaz de Barra do Riacho, pois assim pude juntamente com minhas amigas donas de casa conhecer mais sobre a empresa e sua prestação de serviços. Tenho certeza que foi um passo e que muitos outros encontros acontecerão e cada vez mais os laços serão estreitados. Sempre acompanhando e cobrando da empresa sua responsabilidade de prestar serviços com segurança.

Por Angélica Rangel.
Créditos de Imagem: Ultragaz

Seguem algumas recomendações do Corpo de Bombeiros do ES.

Cuidados com o Gás de Cozinha


O gás liquefeito de petróleo (GLP), que é mais conhecido como gás de cozinha, é muito utilizado nas ações diárias de aquecimento de alimentos e atividades domésticas. Com a finalidade de obter o maior aproveitamento desta fonte de energia sem risco para as pessoas, os animais e o patrimônio, o Corpo de Bombeiros Militar orienta sobre como se prevenir e agir em situações adversas.

Os cuidados devem começar na instalação do botijão. Há a necessidade de identificar os principais componentes do botijão e os objetivos de cada um: as abraçadeiras são utilizadas para fixar a mangueira que deve ser fixada ao regulador de pressão e ao botijão.




Recomendações

A mangueira deverá ser fixada sempre com abraçadeiras para melhor segurança;
O tipo de mangueira é a certificada pelo Inmetro com a gravação NBR 8613, em PVC transparente com tarja amarela e prazo de validade;
O regulador de pressão também deve respeitar a norma NBR 8473 e possuir certificado do Inmetro;
O botijão também é construído respeitando a norma da ABNT 8460, e possui massa de 13 Kg;
Preferencialmente o botijão deve ficar do lado de fora da residência, protegido do tempo. Caso não seja possível, deverá ficar em local ventilado;
Compartimentos fechados e de pouca circulação de ar ou próximo a ralos devem ser evitados, pois o gás é mais pesado que o ar e poderá se concentrar ou adentrar por esses locais, aumentando o risco de explosão por queima acelerada do gás;
Ao adquirir o botijão verifique visualmente as condições de conservação, se possui alguma área enferrujada ou amassada. Confira também o selo de garantia do produto (lacre) observando se está violado ou não. Caso perceba qualquer irregularidade exija a troca imediata da botija;

Ao trocar o botijão observe os seguintes cuidados:


a) Verifique se todos os botões dos queimadores estão fechados antes de trocar o botijão;
b) Feche o registro regulador de pressão;
c) Não acenda ou permita que acendam chama ou acionem qualquer fonte de calor durante a operação de troca;
d) Retire o lacre do botijão e coloque o regulador de pressão ajustando-o sem o uso de ferramentas, para não danificar ou instalar inadequadamente o regulador.

Caso perceba qualquer indício de vazamento, confira com espuma de sabão. Não utilize fogo para essa atividade. Abra portas e janelas e não ligue tomadas, eletrodomésticos ou produza qualquer fonte de calor. Se o botijão estiver vazando e você não puder conter, leve-o para um local arejado para que o gás se disperse no ambiente;
O botijão foi projetado e construído para evitar a explosão. Se todos os dispositivos de segurança do botijão estiverem funcionando, dificilmente isso acontecerá. Mas é preciso sempre ter o cuidado de não aquecer o botijão ou deixá-lo próximo a fontes de calor;

Se ainda existirem dúvidas sobre a botija ligue para o Corpo de Bombeiros Militar, através do telefone 193.


Fonte:
Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar

Samuel Rodrigues Barboza - Tenente Coronel BM

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Vagas Na RPichini Estaleiro Jurong Aracruz - EJA

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A empresa abaixo prestadora de serviços do Estaleiro Jurong Aracruz – EJA,
abre processo de Recrutamento e Seleção para o cargo descrito abaixo:
A inscrição para a vaga deve ser realizada no SINE de Aracruz ou Barra do Riacho no dia 21/06/2013.

Função: Operador de Trator agrícola
Empresa: Rpichini
Vagas: 2
Descrição: Operar máquinas pesadas de acordo com normas e procedimentos técnicos e de segurança, orientadas pelo engenheiro e encarregado responsável.
Formação: 1° grau incompleto, CNH D
Experiência: sem experiência

Função: Ajudante de Obras
Empresa: Rpichini
Vagas: 1
Descrição: Auxiliar os profissionais nas atividades correlatas de acordo com a necessidade e a demanda dos serviços.
Formação: 1° Grau incompleto
Experiência: 06 Meses

Obs: A empresa Rpichini está necessitando agregar caminhões com motoristas para atividades na obra.
Os interessados favor entrar em contato com Kamila ou Ramon no telefone: (27) 4062-9937

Fonte: EJA Estaleiro Jurong Aracruz - ES

Manifestação por melhorias na Escola Caboclo Bernardo em Barra do Riacho.

Amigos, está acontecendo hoje em Barra do Riacho uma manifestação de alunos, pais e professores a fim de chamar atenção da SEDU (Secretaria de Educação do Estado ES) e demais autoridades da Educação, para os problemas de infraestrutura da Escola Caboclo Bernardo. No momento a escola e AV Prof. Aparício Alvarenga em frente da mesma encontram-se fechadas sem previsão de abertura.


A solicitação dos mesmos tem o apoio da comunidade. Segundo informações dos envolvidos na manifestação a escola só será reaberta quando a SEDU enviar um representante para conversar sobre possíveis melhorias.






Lembrando que a manifestação ocorre normalmente e de maneira pacífica, com a supervisão da Diretora Márcia Santana e demais funcionários e professores da Escola Caboclo Bernardo.







Também destaco a presença da Polícia Militar de Barra do Riacho na pessoa do Tenente Monciozo e sua equipe. Os mesmos estão acompanhando e dando segurança a todos que estão participando da manifestação.


Algumas lideranças da comunidade estiveram presentes no local e deram seu apoio aos estudandtes, porém até o momento nenhum representante da SEDU compareceu ao manisfesto a fim de ouvir os estudantes.




Segundo ouvi pais, alunos e professores a escola precisa urgente de consertos da iluminação, banheiros estão interditados, entre outros problemas na estrutura física. 

Os alunos e professores estão desmotivados a continuarem nas salas de aulas devido a não terem suas reivindicações atendidas. Segundo os mesmos várias solicitações já foram feitas ao Órgão responsável mas até o momento a situação é difícil.


Vamos aguardar mais detalhes no transcorrer da manifestação. Por enquanto é isso acompanhem alguns dos momentos de hoje pela manhã quando o Blog esteve na escola atendendo ao convite dos alunos.










Desde já agradeço o convite e espero de coração que nossa escola seja atendida pelas autoridades responsáveis. 

Angélica Rangel


Amigos venho compartilhar com todos vocês que a situação está parcialmente resolvida, pois houve um contato da Secretaria de Educação Sedu, que enviará sua equipe de engenharia de obras até a unidade escolar na próxima Terça-feira dia 25/06/2013 às 14hs. Os mesmos informaram que a escola já não suporta reformas e que serão feitos os reparos necessários para um melhor funcionamento. A Prefeitura de Aracruz juntamente com a Secretaria de Educação e a Vereadora Local informaram que já está em trâmites legais a liberação de uma área para a construção de outra unidade escolar. Isso sim é uma boa notícia, e vamos aguardar a Prefeitura e o Governo do estado. Tudo isso leva tempo, mas existe o processo dessa forma, temos uma expectativa boa. Desde já agradecemos pelo retorno, e a tão sonhada obra comece!

Angélica Rangel

quarta-feira, 19 de junho de 2013

4ª Edição do Micafubica em Regência - Linhares - ES

Atenção fubiqueiros de Regência... Vem aí mais uma edição do Mica Fubica...
Fubiqueiro eu fubiqueira ela.... Eitaaa

4ª Edição do Mica fubica chegandoo :))...vamos curtir pessoal. esse ano tem alvorada...já esta a venda de camisetas no Posto Carebão , Regência Ecotur ,Regência Ecotur e Associação de Moradores de Regência


Fonte: Facebook

Iraci, Uma Guerreira a serviço da Beleza

Amigos que acompanham esse humilde Blog, venho compartilhar com vocês essa história de nossa amiga Iraci, cabeleireira de Aracruz. Gostaria de contar com o apoio dos amigos, órgãos públicos e empresas para juntos realizarmos essa missão que agora não é só da Iraci e da Lilia mas como de todos nós Aracruzences.
Por Angélica Rangel

Acompanhem a matéria:
Passando um final de semana maravilhoso em Vitória/ES, ciceroneado pela minha querida e bela amiga e hair stylist, “Tesoura de Ouro” Lilia Ramos, onde aproveitei para descansar e conhecer um pouco mais sobre o trabalho desta competente profissional. Porém a Lilia preferiu falar sobre uma colega de profissão na pequena cidade de Aracruz/ES a 85 km de Vitoria, que tem uma historia de vida realmente muito legal que a seguir relato a vocês.
Em nossa chegada a Aracruz/ES, Lilia Ramos nos levou até o Salão Cia dos Cabelos, para conversamos com a Sra. Iraci,uma profissional afro-descendente nascida na Bahia e criada em Belo Horizonte/MG, onde começou a aprender a profissão de cabeleireira, que hoje lhe permite criar as 05 filhas e manter a esperança de dias cada vez melhores.

Mas como na vida todos estão sujeitos a tropeços, não foi diferente com nossa amiga Iraci, que a convite de uma amiga, deixou Belo Horizonte e um casamento que lhe trazia muito sofrimentos para tentar dias melhores em sociedade com essa amiga em Aracruz, e assim o fez viajou com suas 5 filhas e muita disposição para mudar seu destino. Porem, ao chegar a Aracruz, com as filhas,  importante informar que uma dessas filhas é excepcional,  diante deste quadro sua “amiga” optou por não honrar a palavra e desistir da sociedade. Então começou o pesadelo na vida dessa guerreira, com muita dificuldade e graças à pequena pensão que recebia do governo em virtude da excepcionalidade de sua filha, ela conseguiu alugar um cantinho muito simples onde dormia ao chão com suas filhas e usava um edredom como colchão, tantas foram a dificuldades que nesta época Iraci usava uma latinha com álcool ou querosene como fogão. Muito triste e difícil para uma mãe que mesmo diante dessas adversidades jamais abandonou suas filhas.

Eu acredito muito nas obras de Deus e entendo que Ele jamais abandona seus filhos, principalmente um tão temente e fiel à suas leis e assim Nosso Pai enviou um anjo que abriu as portas de sua casa e ainda incentivou Iraci a montar um pequenino e muito simples espaço para desenvolver seus trabalhos como cabeleireira apontando para nossa guerreira aquela luz no fim do túnel.
Hoje Iraci é uma referencia em cabelos afro-descendente na cidade de Aracruz, e sua especialidade são os alongamentos a base de “nós italianos”, além é claro dos demais serviços rotineiros de um salão de beleza. Ela não se cansa de frisar que esses progressos todos aconteceram graças às esforços, aos estudos e principalmente por amar essa profissão que literalmente mexe com a cabeça das pessoas. Mexe tanto que ate sua filha “excepcional” já esta dando os primeiros passos para tornar-se uma hair stylist e o que não faltam são apoio e incentivos dessa mãe coruja que não deixa de ser uma verdadeira fonte de inspiração desta jovem aprendiz.

Como informamos no inicio Iraci, nasceu na Bahia numa região onde a população predominante é de afro descendente e admiradores do movimento Zumbi dos Palmares, uma página triste da historia de nosso País. Mas sem rancor e com muito amor e dedicação ao próximo, Iraci tem um sonho e acredito que todos nós podemos ajudá-la, pois se trata da promoção de um evento étnico em comemoração ao feriado da Consciência Negra, que homenageia justamente a luta pela liberdade do povo negro liderada por Zumbi dos Palmares. Sabemos também, que esta data não é um feriado nacional, mas é uma ótima oportunidade para Grandes, Médias e Pequenas empresas de Aracruz e Região, da Prefeitura inclusive para fomentar o turismo, e por que não dizer de todas as pessoas de todas as raças, credos e classes sociais homenagearem o povo afros descendentes que infelizmente sofreram num passado não muito distante. Mas que hoje mostra a forca e principalmente o amor de uma raça que simplesmente luta para viver respeitando e ser respeitado, como irmãos que somos diante de Nosso Pai Supremo. Vamos dar as mãos e apoiar este evento que poderá ser um marco na cultura capixaba e dos cidadãos de Aracruz e Região.

Parabéns, Iraci por sua iniciativa, que Deus abençoe seus projetos e traga-lhe o apoio das autoridades competentes e de empresários dos diversos seguimentos, viabilizando este evento onde os verdadeiros homenageados serão todos os habitantes da belíssima cidade de Aracruz e região.  


Agradecimentos especiais para Lilia Ramos, Spaço Lilia Ramos, Claudiney Goltara (Ney) CInegrafista do Espaço Bem Casados (27) 9716-9474, que gentilmente gerou a imagens e som desta entrevista, e Ages Produções ( 11) 9 9755-8075, do nosso amigo Iran Carlos que fez a edição maravilhosa desta entrevista. E a maravilhosa equipe da TV Guia de Saloes que nao mediu esforços para finalizar em tempo recorde esta edição.


Autor: Redação Portal Guia de Saloes / Arnaldo Almeida

Entenda o que é a PEC 37






ministério público pec 37











Uma das bandeiras levantadas nesta segunda-feira (17) pelos manifestantes de diversas capitais do Brasil pede o arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011. Se aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civis, retirando esta atribuição de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público (MP).

A PEC 37 sugere incluir um novo parágrafo ao Artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança Pública. O item adicional traria a seguinte redação: "A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1º e 4º deste artigo, incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente".


justificativa apresentada pelo autor da PEC, deputado Lourival Mendes (PT do B - MA), ressalta que não há prejuízo para a investigação criminal em comissões parlamentares de inquérito (CPIs), o que é garantido por um outro dispositivo presente na Carta Magna. Porém, ele evoca um livro do desembargador Alberto José Tavares da Silva, para quem "a investigação de crimes não está incluída no círculo das competências legais do Ministério Público", levando diversos processos a serem questionados nos tribunais superiores.

Reação
Diante da tramitação da PEC 37 na Câmara dos Deputados, diversas organizações lançaram a campanha "Brasil contra a impunidade", acusando a proposta de beneficiar criminosos. Utilizando dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o grupo alega que apenas 11% das ocorrências sobre crimes comuns são convertidos em investigações policiais e, no caso dos homicídios, somente 8% são apurados.
Ao mesmo tempo, apontam que graças ao trabalho do Ministério Público Federal foram propostas 15 mil ações penais entre 2010 e 2013. Se tais casos fossem repassadas à Polícia Federal, os crimes poderiam não ser julgados. Eles acabariam prescritos caso as investigações não se concluíssem a tempo.
Participam da campanha a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Associação Nacional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM).

Aperfeiçoamento
No final do mês passado, o relator da PEC 37, deputado Fabio Trad (PMDB/MS), ressaltou que um grupo de trabalho havia sido formado para aperfeiçoar a proposta. Os integrantes concordavam que o MP deveria ter a prerrogativa de investigar casos específicos e que faltaria definir e regulamentar de que forma seria essa atuação.
No entanto, integrantes do Ministério Público Federal (MPF) rejeitaram nesta segunda (17) a proposta alternativa apresentada. Segundo o presidente da ANPR, Alexandre Camanho, mesmo com a flexibilização, "qualquer das duas redações da PEC 37 tornariam a investigação por parte do MP inexequível".
O grupo de trabalho se comprometeu a entregar um relatório final nesta quarta (19) ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. A apreciação da PEC 37 pelo plenário da casa está prevista para o dia 26 de junho. Segundo Henrique Alves a votação acontecerá “de forma irreversível” na data marcada.


domingo, 16 de junho de 2013

Conheçam o Nino Viola, um talento de nossa Aracruz.

Amigos, sabe aquele dia que você precisa ir até um lugar para cumprir um compromisso e chegando lá você para e pensa: Obrigada Senhor por me trazer até aqui!
Pois é, amados ontem recebi o convite do grupo de teatro que eu apoio "De cara na rua" para levá-los até Guaraná onde eles iriam se apresentar. 


Falei com meu esposo para levá-los e daí na hora me deu uma vontade de ir também. Fomos igual uma lata de sardinha mas valeu a pena. O grupo se apresentou para os presentes tudo de forma muito simples e divertido. O pessoal da organização da festa indicou uma casa onde eles iriam se arrumar para a apresentação, eu e meu esposo fomos acompanhá-los. 

Chegando lá nos deparamos com uma casa simples e acolhedora onde conhecemos o Sr. Nino de Almeida, mais conhecido como Nino Viola. 
Ele abriu as portas de sua casa e nos apresentou seu trabalho de artesão. 
Amigos ficamos totalmente encantados e maravilhados com suas obras de arte, sim porque são verdadeiras obras de arte. Vejam e apreciem:





Pronto dali em diante "garramos" numa conversa deliciosa com o seu Nino Viola. Ele nos contou que faz trabalhos em madeira desde os oito anos de idade ele é de Minas Gerais já morou em São Paulo onde conheceu Tião Carreiro tomaram umas cachacinhas juntos e até tocaram umas modas de viola aquela de raiz mesmo e lindas por sinal.

Depois o Nino Viola veio morar em Guaraná ES onde mora até hoje com sua família. Sua história de vida é contagiante, história de uma vida muito simples e humilde, cheia de relatos até tristes mas que o Nino faz questão de não deixar a tristeza chegar em nenhum momento. Desde já estarei sempre em oração pela sua irmã, para que Jesus providencie a cura de suas dores e males. Um homem simples, mas com um coração enorme, de caráter glorioso e de palavras tão sinceras e reconfortantes nos dando uma bela lição de vida. Adorei suas falas e seus "causos". 
Nos fundos de sua casa o Seu Nino tem um pequeno ateliê onde é também o seu recanto feliz lá ele esculpe suas peças bem calmamente sem pressa e sem estresse. 

O mesmo nos contou que já fez diversas restaurações em imagem sacras para todo o ES e tem suas obras espalhadas por aí. Imaginem uma pessoa que ama o que faz? É o Nino Viola. 
Ah vocês podem estar se perguntando porquê Nino Viola? Eu explico: Ele claro toca uma viola como ninguém e claro que tocou pra gente apreciar um pouquinho de uma moda lógico de Tião Carreiro. Nos mostrou também um vídeo gravado pelo celular onde canta uma moda com sua filha Dara, ouvimos emocionados a moda enquanto o mesmo nos falava com muito orgulho seu amor pela filha tão talentosa quanto o pai. 


Conforme eu e meu esposo íamos ouvindo as historias de Seu Nino, a gente ia se olhando e pensando como foi bom estar aqui hoje. Sou fascinada por histórias, por culturas, artesanato, músicas, pessoas especiais e estar ali conhecendo essa pessoa foi um presente divino mesmo.
Bom claro tirei muitas fotos do trabalho e arte do Nino Viola, o mesmo deu-me de presente umas outras fotos de outros trabalhos mais antigos, e assim ficamos algumas horas curtindo essa companhia muito pra lá de agradável. Inclusive uma dessas fotos tem uma igreja que foram utilizados 18 mil palitos de dente para sua confecção, simplesmente incrível.

Quem quiser conhecer um pouco do trabalho do Nino Viola é só chegar ali em Guaraná no Bairro Santa Rita de Cássia perto da caixa d'água, todo mundo lá conhece o mesmo e sua família. Sua casa está sempre aberta e seus trabalhos ficam expostos num canto especial da casa. 
O artesão Nino Viola faz obras em madeira talhada, em palitos de dente, palitos de picolé e outros. Também faz reforma e restaurações em obras de madeira e até sacras. Todas que estão nas fotos estão a venda lá.
O Nino Viola e sua filha também se apresentam em dupla cantando belíssimas modas de viola quem quiser contratar é só entrar em contato pode deixar seu comentário aqui ou entrar em contato com o próprio pelo facebook dele.
Eles tem uma moda de viola que escrita pelo mesmo que é só ligar para a rádio Nova Onda e pedir pra tocar. Vamos valorizar nossos talentos, nossos frutos da terra.
Ah quem quiser conhecê-lo o facebook dele é https://www.facebook.com/nino.dealmeida.3

Obrigada Nino Viola por nos permitir entrar em sua casa e adentrar em sua vida.
Obrigada Senhor por nos levar até essa pessoa maravilhosa que nos encantou com sua simplicidade e generosidade.

Em homenagem ao Nino Viola segue um trecho que define bem nosso encontro:

No Lugar que tem tristeza , eu vou levar alegria

Vou levar sinceridade onde existe hipocrisia

No lugar que tem mentira eu vou levar a verdade

Vou levar amor sincero, onde existe falsidade
Quando eu daqui sair…Voces vão sentir saudade
-Tião Carreiro



E assim vou andando devagar porque já tive pressa, vivendo sempre "um dia de cada vez... "
Por Angélica Rangel.

sábado, 15 de junho de 2013

Evento de Educação Ambiental em Barra do Riacho

Comunidade de Barra do Riacho + Fibria Brasil + Espaço Eco desenvolvem Educação Ambiental neste sábado... O evento contou com a formação de um viveiro de Plantas Nativas e instalação de lixeiras para coleta seletiva na Escola Zenilia....e é claro a galerinha da Dbarrels surf escola estava lá dando aquela força....

D'Barrels escolinha de surf de Barra do Riacho

E assim aconteceu mais um evento em Barra do Riacho em parceria da empresa Fíbria, Espaço ECO, Comunidade e Escola Zenília Varzem Ribeiro.

Créditos de Imagem: D'Barrels