segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Comunidade de Barra do Riacho participou na elaboração do Orçamento cidadão 2014.

Estive presente na Reunião com a comunidade no último dia 15/08 quinta-feira na ACBR - Associação Comunitária de Barra do Riacho para discutirmos juntos o Orçamento Cidadão de 2014. O encontro é uma organização da Prefeitura Municipal de Aracruz através de suas Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão. 

Na ocasião a comunidade destacou suas necessidades e sugeriu propostas quanto à realização de obras , serviços públicos e ainda de projetos na área de esportes, cultura e lazer prioritários que atendam toda a coletividade.
Créditos de imagem PMA/Humberto de Marchi

- Foram destacados alguns pontos fortes da comunidade na visão dos mesmos:
* Povo amoroso, esperançoso e amigável;
* Povo que tem temor a Deus e é perseverante; 
* Localização e logística privilegiada;
* Praia e rio;
* Pessoas e lideranças comprometidas e que acreditam em uma política séria;
* Cultura indígena e pesqueira;
* Povo qualificado profissionalmente;

- Prioridades defendidas pela comunidade:
* Ampliação de vagas nas creches e construção de uma nova escola; ( para isso já está em andamento um projeto da PMA que prevê a construção de nova escola e creche numa área na saída da Barra do Riacho);
* Ampliação do número de profissionais da área da saúde;
* Construção de uma nova estação de tratamento de água e esgoto;
* Qualidade da água;
* Revitalização e despoluição do Rio Riacho;
* Mais policiamento e segurança;
* Local para as mulheres do artesanato expor e comercializar suas artes;
* Construção de um centro integrando de cultura, esporte e lazer para os moradores. Agregando espaço para teatro, práticas de esportes, realização de festas e eventos culturais;
* Construção de uma área destinada a prática de skate;
* Reforma da Praça São Sebastião no centro de Barra do Riacho;
* Discussão do PDM de Barra do Riacho de forma que atenda a comunidade e preservação do meio ambiente;
* Construção de uma Praça nos mesmos moldes da Praça da Paz em Aracruz, neste caso foi sugerido a desapropriação de uma área pertencente a um morador local.
* Atenção especial a algumas ruas que em época de chuvas tem alagamento e acontece perda de móveis pela entrada de enxurrada em suas residências;

Tudo isso será levado em consideração na hora do Poder Municipal discutir o Orçamento do ano que vem 2014. Os anseios da comunidade são muitos e temos muita esperança que sejamos contemplados com pelo menos algumas destas obras.

Estiveram presentes, o Prefeito Marcelo Coelho, o vice-prefeito Anderson Segatto Ghidetti, secretários municipais, os vereadores Erick Musso, Mônica Cordeiro, Fábio Machado, Eliel Rodrigues, Romildo Broetto, Alexandre Manhães e a comunidade de Barra do Riacho.

Por Angélica Rangel


Tartaruga encontrada morta em Praia dos Hóspedes

Domingo dia de descansar, ficar com a família ou ir à praia. Porém ontem dia 18/08/2013 quem esteve visitando a Praia de Hóspedes em Barra do Riacho viu uma cena que para nós moradores é sempre chocante.
Foi encontrada morta uma tartaruga grande não sabemos muitos detalhes se adulta ou não, de qualquer forma uma moradora local Shirley Florêncio tentou imediatamente informar ao Projeto Tamar sobre o fato, mas sem êxito pois não atenderam a ligação. A Garra esteve no local e iria também fazer o contato para informar ao órgão.
O que será que aconteceu qual foi a causa da morte isto é muito importante. Assim que tiver mais informações do Projeto Tamar colocarei para vocês.
Por Angélica Rangel

Créditos de imagem Shirley Florêncio
Créditos de imagem Shirley Florêncio


domingo, 18 de agosto de 2013

Moradores de Barra do Riacho participam da terceira reunião para elaboração do Orçamento Cidadão

Na noite desta quinta-feira (15/8), moradores de Barra do Riacho participaram da assembleia para elaboração do Orçamento Cidadão 2014. O encontro tem o objetivo de levantar as necessidades do município, garantindo ao munícipe sua participação na execução do orçamento anual de Aracruz. O próximo encontro será na quarta-feira (21/8), na EEEFM Ermentina Leal, em Vila do Riacho, a partir das 19 horas.

Créditos de imagem PMA/Humberto de Marchi

O prefeito de Aracruz Marcelo Coelho destacou que esse encontro é uma forma de ouvir a comunidade de perto. “Vocês irão definir as prioridades que realizaremos aqui. Saúde, educação, lazer, iluminação pública, são demandas constantes e que precisamos priorizar nas comunidades de nosso município,” disse o prefeito, ressaltando que a comunidade de Barra do Riacho recebeu sua visita há alguns dias para a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da quadra poliesportiva na escola Zenília Varzem Ribeiro.

Durante a assembleia, as demandas mais reivindicadas pelos moradores de Barra do Riacho foram: melhorias na saúde, construção de creche e pré-escola, melhorias no tratamento de água e esgoto, calçamento de ruas, melhorias no acesso à comunidade, construção de um espaço para a prática de esportes e manifestações culturais, entre outros.
Também estiveram presentes, o vice-prefeito Anderson Segatto Ghidetti, secretários municipais, os vereadores Erick Musso, Mônica Cordeiro, Fábio Machado, Eliel Rodrigues, Romildo Broetto e Alexandre Manhães e sociedade civil organizada.

Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Mayara Alvarenga

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prêmio Findes de Meio Ambiente consolida as boas práticas sustentáveis

Escrito por  

O Sistema Findes, através do Sesi-ES, Senai-ES, e de seu Conselho Temático de Meio Ambiente – Consuma, promoveu na noite desta quarta-feira (14) o coquetel de entrega dos vencedores do Prêmio Findes de Meio Ambiente. O evento, ocorrido no Salão da Indústria do Ed. Findes, consolidou as boas práticas ambientais e de sustentabilidade das indústrias capixabas, com foco atualmente na inovação e no bem estar da população. 
 
O presidente emérito da Findes (gestão 1992-2000), José Braulio Bassini, fez a abertura do evento representando o presidente Marcos Guerra. Vale destacar que a premiação foi criada na gestão de Bassini, no ano de 1997, com o nome “Prêmio Consuma de Meio Ambiente”, numa atitude inovadora para a época, onde a Findes já buscava implantar a consciência ambiental e as práticas sustentáveis como base para todas as indústrias locais. Além disso, o próprio Conselho de Meio Ambiente (Consuma) foi instalado já no começo do primeiro mandato de José Bráulio Bassini na Findes. 
 
“É gratificante poder ver a consolidação de um trabalho iniciado em minha gestão, e vejo que muitos dos participantes da primeira edição do prêmio estão aqui”, disse Bassini. “É de um valor inestimável todos esses 16 anos de trabalho atuando em prol da sustentabilidade, pois não adianta uma empresa ter sucesso nos seus negócios se a sociedade à sua volta está ‘doente’. As práticas sustentáveis são a base para qualquer ação no setor industrial capixaba”, completou.
 
A seguir, o presidente do Consuma, Wilmar Barros Barbosa, destacou a evolução da causa ambiental e de sustentabilidade desde a criação do Prêmio. “Sobressaímos e persistimos no modelo de sustentabilidade para com a indústria porque ele é inovador desde o seu princípio”, destacou o dirigente. “Vale ressaltar que este modelo não surgiu de um problema, mas sim da necessidade dele ser a base para o desenvolvimento a partir de então. A prova disso é o próprio Mapa Estratégico da Indústria Capixaba 2013/2022, lançado na última terça-feira pela Findes, onde o desenvolvimento sustentável centraliza todas as ações propostas”, completou Barbosa. 
 
A seguir, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Diane Rangel, parabenizou a Findes por seu pioneirismo na causa ambiental. “O Prêmio de Meio Ambiente foi inovador em sua época de criação porque conseguiu, desde então, inserir a questão ambiental na base das ações de todas as indústrias. Hoje, esta preocupação está enraizada na indústria capixaba e traduz de uma forma geral os pilares da sustentabilidade em todo empreendimento”, disse a secretária, que também destacou as propostas ambientais da Agenda para o Desenvolvimento da Indústria Capixaba entregue ao governador Renato Casagrande na ocasião do lançamento do Mapa Estratégico citada por Wilmar Barros Barbosa. 
 
Por fim, foram entregues os troféus, assinados pela artista plástica Ana Paula Castro, às empresas vencedoras do Prêmio Findes de Meio Ambiente. As obras possuem o conceito baseado no ipê, uma árvore que impressiona por sua elegância e exuberância, podendo atingir 30 metros de altura. Além disso, o ipê é considerado um símbolo nacional por sua exuberância, beleza e durabilidade. 
 
Confira a lista dos vencedores da noite, por categoria:
 1 - Resíduos Sólidos: AAMOL – Associação Ambiental Monte Líbano, com o “Projeto Argaamol – Qualidade e Sustentabilidade”.
2 - Qualidade do Ar: Vale, com o “Projeto de Implantação de Novos Sistemas de Controle de Emissão de Material Particulado no Complexo de Tubarão – Termo de Compromisso Ambiental – TCA”.
3 - Proteção de Recursos Hídricos: Estel, como o “Projeto Aproveitamento de Água Pluvial nas Instalações Prediais da Nova Sede da Estel”.
4 - Educação Ambiental: Fibria, com o “Programa de Formação Ambiental para Comunidades Escolares “Árvore do Saber”.
4.1 - Educação Ambiental – Menção Honrosa: Samarco, com o “Projeto Educação Ambiental na Indústria de Mineração. Case: Samarco”.
5 - Responsabilidade Social: Marca Ambiental, com o “Programa Ciranda do Saber”.
6 - Relação com as Partes Interessadas: Heliomar Venâncio Arquitetura, com o projeto “Casa Popular Sustentável – Ecoville Porto Canoa”.
6.1 - Relação com as Partes Interessadas – Menção Honrosa: Cesan, com o projeto “Se Liga na Rede”.
 
Após a premiação, o presidente emérito da Findes, José Bráulio Bassini, o presidente do Consuma, Wilmar Barros Barbosa, e a diretora Regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Solange Siqueira, entregaram placas comemorativas em homenagem  às seguintes entidades e seus representantes por terem composto a Comissão Julgadora do Prêmio Findes de Meio Ambiente:
 
- Ministério Público do Estado do Espírito Santo: Dra. Isabela de Deus Cordeiro e Dra. Nícia Regina Sampaio;
- Instituto Federal do Espírito Santo – IFES: Fábio Márcio Bisi Zorzal; 
- Universidade Federal do Espírito Santo – UFES: Beatriz Câmara do Vale Pretti
 Secretaria de Meio Ambiente de Vitória: Andressa Lemos Fernandes e Maria Terezinha de Alencar Lino;
- Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - IEMA: Geovane Sartori e Flávia Karina Rangel de Godoi;
- ONG Instituto Goiamum: Iberê Sassi.
 
Também foi produzida placa em homenagem ao Sr. Robson Sarmento (que não pôde estar presente no evento) por ter sido o presidente da Comissão Julgadora, e também ao Sr. Mauro Murad, por sua atuação no Conselho de Meio Ambiente da Findes desde a sua criação, tendo inclusive sido presidente e vice-presidente do mesmo durante os mais de 20 anos de atuação deste Conselho. 

Fonte: Site da FINDES

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Galpões logísticos ganham tecnologia

Noticiário cotidiano - Portos e Logística
Qua, 14 de Agosto de 2013 08:19

A incorporação de galpões logísticos avança em Curitiba e região metropolitana. O segmento, considerado incipiente há cerca de cinco anos, agora oferece imóveis com recursos tecnológicos e certificação ambiental, o que vai ao encontro das exigências de grandes empresas. Embora a oferta da região ainda seja muito tímida com relação a outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, o que é oferecido tem rápida absorção e o valor do aluguel alcança preços compatíveis com a média nacional.

A média nacional do valor do metro quadrado para locação, em abril desse ano, foi de R$ 13,15, segundo a pesquisa Real Estate Report 2013, da EY. Em Curitiba, a média foi ligeiramente mais elevada – de R$ 13,79 por m², valor 9% superior ao de agosto de 2012.

Mas esse aumento não representa tendência de escalada de preços, segundo Viktor Andrade, diretor da consultoria. “Foi uma movimentação normal, já que as últimas entregas têm mais aspectos tecnológicos e estão sendo locadas por preços um pouco mais altos que os galpões mais velhos”, explica Andrade.

O que pode influenciar o preço de forma mais intensa, segundo ele, é o crescimento do consumo ou o câmbio mais alto, que pode favorecer as exportações. “Mas qualquer mudança nesse segmento é muito lenta, e os números mais recentes do desempenho da economia do país não terão reflexos agora. Os preços e o produto ofertado em Curitiba estão perto da realidade das outras regiões, e não deve haver mudança abrupta”, comenta.

A capital paranaense oferece 617 mil m² de galpões logísticos para locação, ao custo médio de R$ 16,50 por m², de acordo com dados da consultoria Cushman & Wakefield. Segundo o mesmo levantamento, em São Paulo há 35,5 milhões de m² disponíveis, a R$ 20,60 o metro. Outra pesquisa, da consultoria EY, mostra valores ligeiramente diferentes, de R$ 13,79 em Curitiba e R$ 13,15 na média nacional (leia mais nesta página).

“Curitiba tem valores de venda e locação desse tipo de imóvel abaixo do resto do país. Isso porque a oferta era muito simples: galpões com pé direito baixo, sem docas, sem recursos que geram economia para as empresas. Agora, os preços se adequaram e, aos poucos, tanto preço quanto produto ficam mais perto daquilo que é oferecido em outras capitais”, comenta Mário Sergio Gurgueira, diretor de Representação de Proprietários da Cushman & Wakefield.

As empresas querem espaços nos quais os produtos tenham uma boa acomodação e que, a isso, esteja aliada a redução de custos. Itens como reúso da água e iluminação natural, mais barata, pesam na hora de decidir qual armazém alugar.

O executivo da Cushman argumenta que a construção de novos armazéns, entregues com alto padrão de qualidade e tecnologia, tem a ver com a entrada de empresas estrangeiras no Paraná, principalmente do setor farmacêutico e alimentício – cujos produtos exigem condições mais rigorosas de armazenamento.

Mesmo que o ambiente esteja menos acanhado, o comportamento do estoque e do preço não deve passar por mudanças bruscas. “O que está sendo construído é suficiente para suprir a procura e não significa um aquecimento do mercado ou tendência para o futuro”, diz Viktor Andrade, diretor da consultoria EY (antiga Ernst & Young).

Interesse

Localização de Curitiba facilita distribuição no Sul, diz imobiliária

A primeira fase do condomínio logístico EcoPark, em construção na Cidade Industrial de Curitiba, será entregue em outubro. Os primeiros 54 mil m² – dos 144 mil m² totais que futuramente estão disponíveis para locação – devem ser negociados por cerca de R$ 20 por m².

A imobiliária responsável pelas transações afirma que já há interessados. “Temos algumas conversas com empresas. Com o aumento do consumo e a expansão da economia, nos últimos anos, muitas indústrias buscaram Curitiba como um novo local para estoque, a fim de facilitar a distribuição para os estados do Sul”, diz Jaime Galperin, diretor da Top Imóveis. Segundo ele, a localização de Curitiba facilitou o crescimento desse mercado. “Estamos em um local de fácil acesso a varias regiões do país”, diz.

Paulo Henrique Ivanski, da ESSEX, empresa que construiu o EcoPark, diz que entre os recursos do galpão estão reúso da água, pé direito de 12 metros, piso com grande capacidade, formato de condomínio e outros. “É um novo estágio de desenvolvimento logístico, e o cenário é muito otimista: as empresas estão migrando dos galpões antigos para os novos e a expansão do mercado, embora mais lenta, é contínua.”

Fonte: Gazeta do Povo (PR)/Taiana Bubniak

INTEGRAÇÃO PETROBRAS COMUNIDADES RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO 2013


Atenção município de Aracruz ES, assim que receber o dia e horário da Caravana aqui em Aracruz, estarei publicando para vocês. A Petrobrás vai me encaminhar o convite e compartilho com vocês, enquanto isso entrem no site e já vão se informando das regras para inscrições dos seus projetos sociais OK?
Angélica Rangel

Criada em 2008, a seleção pública Integração Petrobras Comunidades visa complementar os programas corporativos de patrocínio da companhia, tais como o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Esta seleção é voltada exclusivamente para projetos desenvolvidos em comunidades localizadas no entorno de unidades da Petrobras.


Por meio desta iniciativa, reforçamos nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos, além de garantir a igualdade de acesso aos pedidos de patrocínio e a transparência na escolha dos projetos selecionados.


INTEGRAÇÃO PETROBRAS COMUNIDADES RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO 2013 

Parte da seleção pública Integração Petrobras Comunidades, esta seleção é voltada exclusivamente para projetos desenvolvidos nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. 

Poderão candidatar-se projetos que possuam como foco, ao menos, uma das seguintes linhas de atuação: Geração de renda e oportunidade de trabalho; Educação para a qualificação profissional; Garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Participe das caravanas e saiba como elaborar corretamente o seu projeto.

Valores e Duração: 
Valor máximo de patrocínio: R$: 300,000,00
Tempo de duração do projeto: 24 meses

Cronograma:
Período de inscrição: de 12/08/2013 até 13/09/2013
Divulgação dos resultados: Novembro de 2013.

Serão realizadas oficinas durante a passagem das caravanas nas cidades para capacitar as organizações sociais para elaboração de projetos.






Fonte: Site da Petrobrás

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Aracruz realiza ação com famílias em área de vulnerabilidade social em Barra do Riacho

Na última sexta-feira (2/8), a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), realizou a retirada de três famílias de uma área em Barra do Riacho, que viviam em situação de risco e vulnerabilidade social. A ação contou com a parceria das Secretarias de Habitação e Defesa Civil (Semha) e de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans).

Imagem SEMDES

Segundo a secretária da Semds, Naciene Modenesi Vicente, todos os moradores do local tiveram os encaminhamentos adequados. “Uma família foi assistida pelo Programa de Aluguel Social da Prefeitura e incluída no Programa Bolsa Família do Governo Federal. Um outro morador está recebendo o beneficio de Prestação Continuada e o terceiro foi encaminhado para tratamento de dependência química.”
Ainda de acordo com Naciene, a área não tinha as condições mínimas de habitação e oferecia riscos às famílias que ali residiam. “Todo esse processo foi intermediado pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barra do Riacho, que continuará a
companhando essas famílias.”


Mais informações

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Mayara Alvarenga
masantos@aracruz.es.gov.br

Sisutec vai oferecer 239,7 mil vagas gratuitas em cursos técnicos

05/08/2013 - 12h37 - Atualizado em 05/08/2013 - 12h38

Podem participar do programa candidatos que realizaram o Enem em 2012. Inscrições começam à 0h desta terça-feira (06)

O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), lançado nesta segunda-feira (05) pelo Ministério da Educação, disponibilizará 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes neste ano. Participam do programam 586 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades. As inscrições, que começam nesta terça-feira e vão até o dia 12 deste mês, devem ser feitas no site do Sisutec.

Poderão participar do Sisutec alunos que realizaram o Enem em 2012. Das vagas disponíveis, 85% estão reservadas para alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares na condição de bolsistas integrais.

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, afirmou que o Sisutec é uma oportunidade para o Brasil desenvolver o ensino técnico no Brasil. "É uma forma de oferecermos mais uma oferta na linha profissionalizante. Historicamente, o Brasil não desenvolveu o ensino profissionalizante. Nós estamos correndo atrás do tempo que nós perdemos".

No dia 14 de agosto o Ministério divulgará os candidatos aprovados em primeira chamada. Para esses candidatos, a matrícula será nos dias 15 e 16. Os aprovados em segunda chamada serão divulgados no dia 19, e a matrícula no dia 20. As aulas iniciam entre 22 de agosto e 21 de outubro, e os cursos terão duração de um a dois anos.

Para Mercadante, o programa é voltado para "pessoas que querem continuar estudando e não obtiveram nota para ingressar nas universidades". Segundo o ministro, dos quase sete milhões de inscritos para o Enem no ano passado, apenas 1,2 milhões ingressaram em universidades. "Daí a importância do Sisutec. Criar vagas para aqueles quase seis milhões de candidatos que querem estudar".

As áreas com mais cursos disponíveis são a de Tecnologia da Informação, Saúde, Indústria e Turismo. Ainda não se sabe quanto o governo federal irá gastar com o programa, mas o ministro Mercadante estima que será "menos do que com os alunos no Pronatec".

 Fonte: Gazeta online