terça-feira, 20 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL A TODOS...

DR. ADEMAR FALOU SOBRE PRISÃO, ATRAVÉS DE UMA NOTA DIVULGADA HOJE

20/12/2011 - 11h09 - Atualizado em 20/12/2011 - 11h09
Secretário preso será exonerado, afirmou prefeito de Aracruz.

O prefeito de Aracruz, Ademar Devens (foto), informou ainda que outro nome está sendo avaliado para substituir o secretário
Ademar Devens
Por meio de nota, Ademar Devens informou que outro nome está em avaliação.

O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, informou em nota que o secretário de Infraestrutura e Transportes, Ismael da Rós Auer, será exonerado do cargo e um outro nome está em avaliação para substituí-lo na pasta.

Ismael foi preso durante a sessão da Câmara Municipal de segunda-feira (19), juntamente com os vereadores Jocimar Rodrigues Borges, mais conhecido como Manego (PSB), Orvanir Pedro Boschetti (PMDB) e Ozair Coutinho Gonçalves Auer (PMDB) - esposa de Ismael -, em uma operação deflagrada pelo Ministério Público com o apoio da Polícia Civil. O advogado Guilherme Loureiro também foi preso na ação.

Também foram afastados os vereadores Ronis do Devens ( PDT), Paulinho da Vila (PT) - que já estavam fora do cargo e tomariam posse ontem - e Luciano Frigini (PSD).
De acordo com o delegado Leandro Barbosa Morais, titular da Delegacia de Polícia Civil de Aracruz, a operação para o cumprimento de mandados judiciais é um desdobramento da que aconteceu na quinta-feira passada, com colaboração do Ministério Público do Estado (MPES) e as Polícias Federal e Civil. As investigações do Ministério Público apontam suspeitas de fraude em licitações, rachid e contratação de funcionários fantasma.

Sobre a prisão de vereadores do município, Devens comentou que o fato não deve atrapalhar a pauta de votações de atos do Executivo, já que, a exemplo de situações anteriores, os suplentes devem ser convocados a tomar posse em breve.

(Com informações de A Gazeta)
Da Redação Multimídia


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PROSPERIDADE X ESCÂNDALOS NA POLÍTICA


Hoje, segunda-feira 19 de Dezembro de 2011, foi marcada por fatos digamos contraditórios no que diz respeito ao futuro do munícipio de Aracruz - ES.



Ao visitar o Blog O Barrense do Júlio Cézar, claro ele  e outras lideranças da orla foram convidados para o evento de Lançamento da Pedra Fundamental do Estaleiro Jurong, vi as fotos que ele postou, por sinal um evento digno de "primeira classe",  mais enfim uma frase me chamou atenção em uma das fotos. E somente ao fim do dia eu entenderia.



O Evento contou com a presença do Governador do Estado Exmo. Renato Casa Grande, Exmo. Prefeito de Aracruz Dr. Ademar Devens, Diretores Presidentes, Gerentes do Estaleiro Jurong Aracruz - EJA.
Segundo fonte do Gazeta on line "A construção do Estaleiro Jurong Aracruz  começa em 2012. No início do ano que vem será feita a terraplanagem da área e a primeira fase da obra estará concluída em setembro de 2013, estima Choon. Em 2014, o estaleiro estará completamente pronto. O investimento é da ordem de US$ 550 milhões (R$ 1 bilhão). A capacidade de processamento do estaleiro será de 4 mil toneladas de aço por mês, segundo a diretora institucional do EJA, Luciana Aboudib Sandri.

                 Fonte Gazeta on line




Até aí tudo bem, promessas de futuro promissor, capacitação de mão de obra, e daí mais tarde o Município de Aracruz seria mais uma vez bombardeado com escândalos na política. Realmente estamos lidando com a chegada de grandes empreendimentos e prisões de políticos.

Segundo informações do Gazeta on line "Os vereadores de Aracruz Orvanir Pedro Boschetti (PMDB), Ozair Coutinho Gonçalves Auer (PMDB) e Jocimar Rodrigues Borges, o Manego (PSB) foram presos durante a sessão da Câmara no início da noite desta segunda-feira (19).


O secretário de Infraestrutura do município e marido da Ozair, Ismael da Rós Auer, e advogado Guilherme Loureiro também foram detidos. Outros três parlamentares foram afastados dos cargos. A operação foi deflagrada pelo Ministério Público com apoio da Polícia Civil. Com a ação, restaram apenas quatro legisladores na casa.

Os vereadores Paulinho da Vila (PT), Ronis do Devens (PDT) e Luciano Frigini (PSD) foram afastados dos cargos. Os dois primeiros estavam afastados e reassumiram os cargos nesta segunda-feira (19).


O juiz criminal de Aracruz, Décio Nogueira Grégio, afastou das funções os vereadores Paulo Sérgio Rodrigues, o Paulinho da Vila, Ronis José Pereira Alves e Luciano Frigini, ambos do PSD, acusados de ingerência nos processos que originaram o primeiro afastamento do trio.

Com as prisões e afastamentos, restaram apenas quatro parlamentares na bancada da Câmara de Aracruz: Coronel Samuel Nascimento (PSB), Anderson Guidetti (PTB), George Coutinho (PDT) e o presidente da casa, Ronaldo Cuzzuol (PMDB).

"Este é o prosseguimento da operação deflagrada semana passada, quando o parlamentar Gilberto Furieri (PMDB) foi preso. As pessoas detidas são investigadas por fraudes em licitação, extorsão, contratação de funcionários fantasmas, corrupção ativa, entre outros crimes. A operação foi para cumprimento de mandados judiciais expedidos na tarde desta segunda", explica o delegado.

Os acusados foram levados para a DP de Aracruz. Os vereadores Orvanir Boschetti e Jocimar Rodrigues Borges, e o secretário, Ismael da Rós Auer foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade. A parlamentar Ozair Coutinho Gonçalves Auer foi encaminhada ao presídio feminino de Colatina. Já o advogado foi levado para o Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Vitória."


 Fonte: A Gazeta on line, Blog O barrense, Ong Amigos de Barra do Riacho.


Ah já ia me esquecendo o Estaleiro Jurong Aracruz chegou com o seguinte Slogan:

 "AQUI COMEÇA UM NOVO CICLO DE PROSPERIDADE" e no mesmo dia o Município sentiu-se envergonhado ao ver seus representantes sendo presos por crimes contra àqueles que deveriam defender e respeitar que somos nós moradores, eleitores e responsáveis por eles estarem hoje lá no poder.

Fica difícil acreditar num progresso desse jeito!!! Mais estamos na luta por dignidade, por respeito aos trabalhadores locais. Queremos pelo menos a chance de participar dos processos seletivos. Que os objetivos propostos pelos representantes do Estaleiro Jurong Aracruz como sendo uma "LIDERANÇA MUNDIAL COMPROMETIMENTO LOCAL" não fiquem só no papel, nas fotos e nas palavras que o vento leva. Também estamos dando mais um voto de confiança para esse empreendimento, que ele venha trazendo muitos progressos e capacitação profissional.

Vamos continuar acompanhando os "fatos", claro acreditando sempre na JUSTIÇA...Que alias tem feito muito bem seu trabalho. Todos os acusados terão o direito de se defenderem das acusações, e se tudo acabar em pizza lembrem-se 2012 é ano eleitoral, pensem bem...

Texto de Angélica Rangel  

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

NÃO MALTRATEM OS ANIMAIS...

Fiquei chocada com as imagens do vídeo onde uma mulher mata o seu cachorro de tanto bater nele. Ela supostamente é uma enfermeira, profissão onde CUIDAR é a palavra chave. Meu Deus, eu me pergunto porquê? O que leva uma pessoa a fazer isso na frente de uma criança? Que ensinamentos essa mãe dá a essa criança??? Pensando nisso a gente mais uma vez se pergunta seria um ser racional ou irracional? Depois de presenciarmos tantas tragédias na mídia, já não temos certeza se os homens são mesmo racionais???
Lamentável, triste, chocante, indIgnante, odiante, e tudo mais que não consigo e não posso escrever para expressar meu sentimento depois de ver esse vídeo.

Fica a mensagem da Barbara M.F.Monfrinato que encontrei na net, para expressar meu sentimento.


RACIONAIS IRRACIONAIS



Os animais são divididos em racionais e irracionais. Os únicos que fazem parte dos animais racionais somos nós, seres humanos. E os irracionais são os demais: leões, papagaios, peixes-boi, vacas, cachorros, etc. Há irracionais que quase chegam à racionalidade, mas não fazem parte deste grupo, formado de uma única espécie.
Mas que critério é usado para essa divisão? A capacidade de raciocinar, de amar, de trabalhar em equipe, entre outras. Mas o ser humano é realmente racional?
Um animal racional não destrói sua casa, pois percebe que é seu lar, onde ele vive, e não há outro lugar capaz de abrigá-lo tão bem. Um animal racional conserva sua casa e tenta evitar as ações que a prejudiquem.
Um animal racional não mata seus irmãos, pois todos são importantes, e todos têm o direito de viver livremente.
Um animal racional não mata nem maltrata os irracionais , inferiores , para tirar proveito de sua carne, pele, a não ser que realmente precisem, ou por simples esporte .
Um animal racional não põe o dinheiro e o sucesso acima de tudo e ignora o choro, a miséria e a tristeza dos outros. Um animal racional não quer aumentar a desigualdade entre eles, mas amenizá-la, para que todos tenham, ao menos, direito a uma vida razoável.
Um animal irracional não recebe racionais, muitos que os maltratam, com o rabo abanando, comemorando como se fossem totalmente bons.
Um animal irracional não tem olhos que significam mais do que mil palavras. Um animal irracional não tem a capacidade de dançar, amar sua família (e outros) intensamente, cooperar com outro, ou pronunciar palavras.
Um animal irracional não se contenta apenas com carinho, água e comida, quando quer mais para se tornar superior.
Um animal irracional não constrói um ninho resistente. Um animal irracional não prevê que terremotos ou maremotos estão por vir.
Um animal irracional não trata bem os que antes o trataram, pois sua natural característica selvagem não o permite lembrar-se deles.
Portanto, essa classificação não tem nenhuma importância, já que humanos muitas vezes são mais irracionais do que os outros animais. E já que os humanos se julgam superiores, quando, às vezes, são verdadeiros irracionais.

Créditos da mensagem Racional irracional para
http://www.webartigos.com/artigos/racionais-irracionais/1978


EU PRATICO O DESAPEGO...

Adoro as crônicas da Ana Laura, publicadas no Jornal A Gazeta, hoje especialmente li essa e veio muito a calhar nesse momento de fim de ano, onde estamos na correria para as compras de natal, que roupa vamos usar e qual sapato vai combinar, são tantas emoções como já dizia meu amigo o rei Roberto Carlos. Fica a dica "DESAPEGA MENINA"...
Bom fim de semana a todos os amigos... Vamos a leitura...

DESAPEGO

Chega a ser irônico que a mesma temporada em que uns compram enlouquecidamente inspire outros a jogar fora, doar, vender pro sebo, colocar em exposição no bazar do final da rua. É tarefa para várias noites: diminuir a pilha de livros à espera das traças, de vestidos que há algum tempo deixaram de cair bem, de panelas e garfos e facas que não servem, de rancores, lembranças e histórias que o coração não quer e o estômago não aguenta.
Estou dentro.

Olho, por exemplo, o vestido marrom de uns três ou quatro invernos atrás. O corte é elegante, tecido de primeira, figuras geométricas em preto espalhadas por toda a sua extensão, viés na cintura, zíper nas costas, destaque para o espaço originalmente destinado ao balanço das cadeiras e algumas memórias guardadas nele, uma noite, uma companhia, um presente delicado, uma cidade inteira e uma certeza: dificilmente vou caber outra vez ali dentro.

(Que dó).

Olho então as estantes do quarto dos livros, arrumadinhas (ou semi). Os de jornalismo vivem numa prateleira, os romances na outra, os latinos em uma, os sobre música em outra. As aquisições recentes à espera de tempo e dedicação estão em uma, as revistas e jornais em outra, em ordens diversas que estabeleço vai saber como (a gente se entende), as caixas de lápis, canetas e post-its, tesoura, cola, caderno (adoro), telefone, caixa de som, fotografias, aquilo tudo, em contante construção.

Olho os discos que há algum tempo não compramos mais e as exceções - o Chico novo, o Moska duplo, a Tulipa porque isso é o que o amor faz, o Jeneci e ainda um pouco do novo samba que se faz por aí, porque a vida (lembra?) é pra se levar como o Geraldo, o Angenor, o Nelson, o Heitor, o João, o Noel, o Baden, a Ivone, o Jorge, a Clementina, o Adoniran e o Alfredo ensinaram, cobertos de razão e ainda hoje, que era para levar.

Olho para trás, exatamente como a época inspira: escolha, decisão, definição, mudança, aprendizado, felicidade, madrugada, promessa, caminho; um ano bom apesar das faltas que cheiram à indiferença e dos desapontamentos que parecem movidos pela pura vaidade; um ano bom, apesar dos deslizes, dos arroubos, das deslealdades; um ano bom, apesar dos pesares.

Chega a ser irônico que a mesma temporada em que uns compram enlouquecidamente inspire outros ao desapego, ao árduo trabalho de deixar o superficial para cada vez mais abrir espaço ao fundamental, escolher, organizar, descartar, mudar. É difícil, mas funciona. O planeta agradece. A alergia, a faxineira, os desabrigados pela chuva e as amigas magras que cabem no vestido marrom também.


Créditos do texto Desapego para:
Ana Laura Nahas
ana.laura.nahas@gmail.com

APROVEITEM O FIM DE SEMANA PARA DESAPEGAR DE TODAS AS COISAS QUE JÁ NÃO LHE PERTENCEM MAISSSSS.... BEIJOS A TODOS....


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Obrigada a todos pelo apoio a causa SOS Praça do Fruta Pão

Agradeço aos moradores de Barra do Riacho que estão me enviando comentarios e até sugestões para nossa praça do fruta pão...

A Mirella estudante de arquitetura me mandou uma maquete bem simples mais que já dá uma boa ideía viu!!! Quem sabe o Prefeito não fez ainda a praça por falta de idéias, sugestões e outros rsrs....

Nesse caso segue para clarear a mente dos governantes...


Projeto enviado pela nossa querida e futura arquiteta Mirella Silva...


Obrigada pela participação de todos no face e aqui no Blog...

Créditos de imagem para Mirella Silva

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

S.O.S PRAÇA DO FRUTA PÃO - BARRA DO RIACHO

 

Há um mês atrás estive no gabinete do Sr. Prefeito em reunião onde estavam presentes várias lideranças, fui acompanhando o Presidente da ACBR Sr. Paulo Flávio Machado e Sr. João também da diretoria da mesma.
Nessa reunião tratamos dos segunites assuntos:
* Termo que foi assinado com o Estado, Cristina Veloso e Iema;
* Termo de compromisso com as comunidades;
* Cumprimento das condicionantes, LP, LI da Jurong;
* Destino final das madeiras de corte de area da Jurong.

Enfim em meio as pautas o Sr. Prefeito juntamente com o Secretário de Desenvolvimento afirmaram para o Presidente da comunidade de Barra do Riacho que já estavam autorizados dois projetos sendo a reforma da Praça Principal e a construção da Praça do Fruta Pão que viria atender a comunidade em questão de lazer.

Bom, o tempo passa e nada acontece. Recebi email do Blog D'Barrels onde o nosso amigo Cristiano Dias, cita o descaso com a nossa Praça do Fruta Pão e até o momento área de lazer das crianças.

O fato é que a praça onde é um dos poucos lugares que as crianças tem para brincar de bola virou estacionamento de caminhões de sal que atendem a Portocel. Como se ainda não bastassem a Rua José Coutinho até quase perto da creche virou estacionamento atrapalhando o ir e vir das pessoas e claro causando trasntornos à população.

Nós enquanto comunidade solicitamos urgente uma atitude do Poder Público quanto à nossa Praça do Fruta Pão.

Do jeito que está não pode ficar!!!!






Créditos das imagens Blog D'Barrels Cristiano A. Dias. Obrigada...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

APRESENTAÇÃO DO COMPLEXO DE GÁS QUÍMICO UFN-IV DA PETROBRÁS

Ontem dia 08/12/2011 foi apresentado no auditório da Escola Caboclo Bernardo, o Projeto do Complexo de Gás Químico UFN-IV da Petrobrás.
Os estudos estão sendo realizados pela Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente S.A


Segundo as informações da empresa contratada responsável pelos estudos serão gerados até 8 mil empregos no pico da obra e na operação da base serão 400 empregos que serão através de concurso público.



Quanto aos impactos ao Meio Ambiente, à Fauna e a Flora, segundo os estudos realizados "não haverá danos aos animais, vegetais e nem a população" mais nós moradores de Barra do Riacho sabemos que não é bem assim. E claro isso é o que preocupa as lideranças presentes como Herval Nogueira, Sr. Vicente, Humberto, Sirley, Júlio Cézar Perini, Paulo Flávio Machado, Angélica Rangel e demais moradores.







Quanto aos impactos às estradas, ao cotidiano, agricultura e mineração os estudos registraram como a seguir:



A CONCLUSÃO dos estudos apresentados foram:




Bom a apresentação foi interrompida algumas vezes devido as várias perguntas das lideranças. Agora vamos aguardar a Audiência Pública onde com certeza a comunidade estará presente mais uma vez na luta.

Imagens e texto de Angélica Rangel



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

2ª Reunião da CATEMA-BR (Comissão de Acompanhamento de Trabalho, Emprego e Meio Ambiente)


 
Em nossa última reunião, tivemos a presença de oito membros (Angélica, Marcelo, Valdinei, Joice, Herval, Luiz Carlos, Julio Cezar, Anilton) e tratamos dos seguintes assuntos:
* Esclarecimentos a comunidade de Barra do Riacho sobre o PDM;
* Leitura da ata anterior e sua aprovação;
* Leitura do regimento interno;
* Comprometimento dos membros;
* Empresas que poderão utilizar o concurso público como método de contratação;
* Engajamento da Fibria;
* Pescadores como foco na apresentação da Nutripetro;
* Apresentação do Projeto da Nutripetro
* Agenda de reunião com a comunidade no dia 10/12/2011
* Agenda de reunião com as empresas no dia 15/12/2011.
Nessa reunião decidiu-se por apresentação as ações que vem sendo tratadas em reunião pela CATEMA-BR a comunidade que estarei encaminhando em outro email a todos.
Angélica Rangel de Souza
1ª Secretária da CATEMA-BR

Julio Cezar, Angélica, Marcelo, Joice, Valdinei, Anilton, Herval, Luiz Carlos.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Apresentação do Porto da Nutripetro à Comunidade de Barra do Riacho





Ontem dia 01/12/2011, a empresa Nutripetro apresentou o projeto do Porto para a Comunidade de Barra do Riacho. A comunidade compareceu em grande número visto que o tempo era de chuva. Houve apresentação de slides dos estudos realizados pela PSG, onde a comunidade presente ouviu atentamente. Percebemos que houve algumas alterações no novo projeto que não beneficiam tanto a comunidade. Mais enfim, a implantação desse empreendimento depende ainda de uma Audiência Pública onde a comunidade de Barra do Riacho será ouvida se é contra ou a favor a respeito da alteração no PDM de Zona Residencial para Zona Industrial. No mais transcorreu tudo bem, os moradores e lideranças fizeram suas perguntas e puderam esclarecer suas dúvidas em termos... Conforme foi dito a empresa ainda fará muitas outras reuniões como essa. Vamos aguardar prá ver...

Créditos das imagens para o site D'Barrels... Agradecimento ao Cristiano Dias.

Pedra Fundamental da Jurong será lançada dia 19/12/2011

02/12/2011 às 08:35
Pedra fundamental do Jurong será lançada dia 19

    O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) começa a ser realidade a partir do próximo dia 19, quando será lançada a pedra fundamental do empreendimento, em Barra do Sahy, com a presença do governador Renato Casagrande e provavelmente da presidente Dilma Roussef. As obras começam no primeiro trimestre de 2012, quando serão abertas 2,5 mil vagas de empregos. A operação, que irá gerar cerca de seis mil empregos, está prevista para o começo de 2013.

   O investimento do grupo de Cingapura é de R$ 500 milhões. Os trabalhadores que serão contratados para a obra já foram cadastrados e treinados pelos órgãos que atuam em parceria com a Prefeitura de Aracruz. A diretora institucional do EJA, Luciana Aboudib Sandri, informou a um jornal de Vitória que após a solenidade de lançamento da pedra fundamental será definido o cronograma de serviços de implantação do estaleiro. Os empreendedores decidirão também se as obras serão tocadas, ao mesmo tempo, em mais de uma frente - obras civis e dragagem, por exemplo.

   O estaleiro terá estrutura para a construção de navios sondas que serão utilizados pelas empresas petrolíferas na exploração da camada do pré-sal. O reparo de embarcações de vários tamanhos também será uma das atividades do estaleiro, explicou Luciana. As obras do estaleiro vão começar com quase um ano de atraso. O principal motivo foi a demora da Petrobras em homologar o resultado da licitação realizada em outubro do ano passado para a construção de 28 sondas de perfuração nos campos do pré-sal. A estatal homologou apenas o resultado do primeiro lote.

   Na megalicitação realizada pela Petrobras no ano passado, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), de Pernambuco, apresentou o menor preço: US$ 4,650 bilhões para a construção de sete sondas. O Alusa/Galvão, do Rio de Janeiro, ficou com o segundo menor preço para o pacote, que foi de US$ 4,678 bilhões. A terceira menor proposta, de US$ 5,172 bilhões, foi do Keppel Fels Brasil (Brasfels), de Angra dos Reis (RJ). A proposta do EJA, de US$ 5,178 bilhões, foi a quarta em valor. Os demais concorrentes, Odebrecht/OAS (BA), EISA (AL) e Mauá (RJ) apresentaram valores maiores.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Terminal da Imetame

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/12/noticias/a_gazeta/economia/1043708-terminal-de-r-300-milhoes-abre-3-mil-empregos-a-partir-de-2012.html

Rita Bridirbridi@redegazeta.com.br

O grupo capixaba Imetame Logística vai investir
R$ 300 milhões na implantação do Terminal Industrial em Barra do Riacho, no litoral de Aracruz. As obras serão iniciadas no segundo semestre de 2012, se todo o processo de licenciamento ambiental estiver concluído, e terão a duração de 24 meses.

No pico das obras civis serão gerados 1,2 mil postos de trabalho e na montagem de equipamentos trabalharão outras 1,8 mil pessoas. Na fase de operação, com previsão para meados de 2014, serão abertas 160 vagas para especializados.
foto: Divulgação
Vista do porto da Imetame, em Aracruz - Editoria: Economia AG - Foto: Divulgação
Projeção mostra como ficará o porto da Imetame, uma das obras envolvidas no megaprojeto da empresa
Segundo o presidente do grupo Imetame, Étore Selvatici Cavallieri, o foco principal do terminal privado é a fabricação de módulos para plataformas.

O projeto prevê ainda a atracação de plataformas de petróleo para reformas e manutenções diversas, além da utilização de áreas e atracadouros como base de apoio às operações offshore.

O empreendimento, explica, vai se diferenciar pela agilidade em fabricar, montar e carregar, em embarcações, grandes elementos industriais. Por exemplo, módulos de processo com até 1,6 mil toneladas poderão ser carregados diretamente para plataformas ou balsas de transporte num período médio de quatro horas.

No Brasil, isso geralmente ocorre entre três a cinco dias.

O terminal será especializado ainda em manutenção (emergencial ou programada) de FPSO atuais e também para aquelas que entrarão em operação no mundo nos próximos 40 anos, destaca Cavallieri. Ao mesmo tempo, oferecerá recursos avançados para as atividades de apoio às plataformas, permitindo extrema rapidez no atendimento de PSV (platform supply vessel) e navios similares

O complexo terá uma área industrial (edifícios, pátios, instalações de segurança, restaurante vestiários e guindastes) associada a uma dársena para atracação de embarcações que receberão os equipamentos produzidos, além de uma área destinada a atracação de navios de apoio a plataformas marítimas.

Na área haverá espaço para dez berços que terão dimensões variadas, mas contínuas, permitindo a atracação de navios de diferentes comprimentos. Esses berços terão capacidade para a permanência de até 14 PSV simultaneamente.