sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Projeto de Surf em Barra do Riacho completa 10 anos de existência.

Projeto da Escolinha de Surf Dbarrels completa 10 anos. Veja como foram esses 10 anos de muita luta, garra, empenho, companheirismo, união, muitas lições aprendidas. Muitos jovens de Barra do Riacho foram e ainda são atendidos pelo projeto de surf que acontece na Praia da Curva e na Boca do Rio Riacho.

Lindo álbum de Danúsia Peixoto, realizado na Praia da Curva nos dias 16 e 17 de Novembro de 2013. Cliquem no Link e vejam as fotos:

Seguem alguns momentos vividos ao longo desses 10 anos de surf em Barra do Riacho:

 

      


 

 



  

 

 

   

 

 






São muitas coisas vividas juntos desses meninos e meninas, alguns deles hoje são homens e mulheres que buscam seu emprego, muitos aprenderam valores com o mestre e amigo Cristiano e outros professores que passaram pela escolinha. Alguns desses jovens já se destacaram em campeonatos do estadual de surf, temos muitos outros que ainda vão despontar muito em breve. Muitos são campeões da vida, pois se livraram das drogas e do caminho que os levaria as coisas ruins. Todos são vencedores!

Segue alguns depoimentos de amigos, ex alunos, entre outros, e
xtraídos do facebook do Cristiano Alvarenga 

Jean SantanaDbarrels Escola de Surf
Parabéns Cristiano pelo trabalho quem vem fazendo nesses 10 anos,que continue assim tirando essa garotada da rua e muitas da evitando que acontecesse algo pior,muitas das vezes agente achava um saco fica ali tralhando e todo mundo estigadao pra ir surfar,e quando chegava a hora de vc ver as notas da galera dava um frio na barriga,hj sou grato e feliz com o que eu aprendi,so quem passo o que agente passava sabe,que continue ae por mais vários anos levando esse grande projeto pra frente.‪#‎tamojuntosempre‬.

Rodrigo Bezerra Parabéns Cristiano. Vc é 10!

Isadora Lourenço Parabéns e vida longa!!!

Júlio Cezar Florentino Perini PARABÉNS, ORGULHO PARA NOSSA COMUNIDADE!

Sheila Dalapicola Esse é o cara!

Marcos Salles Vc faz parte da historia do Surf Capixaba - Parabens pelo belo trabalho. Tudo de Bom!

Daiane Pereira Libanio nossa hoje em dia agradeço muito a deus pois ele me botou em um mundo bom,pois sei que era dificio a moradia ,o que tenho é muito bom e sei que muitos nao poude e nem pode ter o que tenho

Vlw Dbarrels Escola de Surf e a vc Cristiano por proporcionar os meus melhores tempos de mlk... e isso foi na escolinha de surf, po, Aprendi bastante com vc... Obrigado msmo' sdds dqueles tempos de mlk. como Dizem Tempo Bom não volta mais! — com Brendo Ribeiro Dos Anjos, Leoni Coutinho, Alex Lemos, Dbarrels Escola de Surf, Elvis Alves e Eloir Lemos. Eduardo Oliver

Eduardo Oliver Infância mais do que bem vivida

Danrley Silva po mestre vc é tudo até um pai pra galera desde sempre te agradeço pelo que fez por mim brother saudades valeu

Helder Tabosa Parabéns, belo trabalho !

Joao Luiz de Souza BOTO FE DEMAAIS NESSE TRAB..PARABENS MEU VELHO

Elvis Alves é mestre ! D' BARRELS pra vida toda ! Construimos um belo projeto!

Layandher Oliveira Alvarenga tamo junto awe Cristiano...Pode contar conosco...Nao podemos deixar q eles tomem a nossa unica riqueza.....rs


Se você também quer deixar seu depoimento e seu apoio a esse projeto entre em contato.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Relatório de Audiência Pública do Porto da Nutripetro realizada em 26/11/2013 no Sesc Praia Formosa.

A Audiência Pública começou com mais de uma hora de atraso, justificado pela mesa, pois os ônibus que vinham de Comboios estavam atrasados!
Lembrando que os ônibus de Barra do Riacho saíram no horário previsto e foi até solicitado ao motorista que aguardasse um pouco devido à chuva o mesmo disse que iria ligar para os representantes da empresa, pois não estava autorizado a descumprir o horário.
A mesa foi composta por representantes da empresa, do IBAMA, PMA e consultoria PSG.
Vamos então a alguns pontos expostos durante a apresentação dos slides:
Área total do empreendimento: 1.100,000 m² (Hum milhão e cem mil metros quadrados).
Sendo para granito, supply, outras cargas (esse ponto teve muitos questionamentos, pois não se sabe ao certo quais cargas).
No primeiro projeto o píer era em forma de L e agora será em T, aumentando assim o número de berços.
A ponte terá 1.500m² extensão e 17m de largura, será em estacas com distância de 15m entre elas. Não haverá dragagem, pois a construção se dará em sistema cantitrável. 
Algumas perguntas realizadas pelos presentes:
* Qual será o critério de vagas de emprego e capacitação de cursos para os indígenas?
* Quanto aos acessos rodoviários Norte, sul e oeste serão fechados?
* Quanto ao zoneamento ZR2, porque não foi discutido antes da audiência pública? Porque o Ibama aceitou realizar a audiência mesmo sabendo que não havia a consulta pública sobre o PDM? Lembrando que o empreendimento em questão já está instalado houve questionamento sobre a Licença de terraplenagem e agora está prestes a ser licenciado, mesmo que a Consulta Pública a respeito de sua área relativa ao PDM, ainda não tenha sido realizada com a comunidade. Esse questionamento foi levantado na audiência por várias perguntas realizadas. Sendo assim a pergunta dos presentes foi "Se amanhã quando a comunidade for consultada e a resposta for NÃO à mudança do PDM, como será o futuro disso tudo".
* Qual será o valor do empreendimento e quem financiará o seu custo?
* O Ibama irá a comunidade fazer uma reunião?
* Durante o período de exclusão de 24 meses para a construção como os pescadores serão compensados por não poder pescar no local?
* Quanto à recuperação do Rio Riacho não foi citada nenhuma ação?
* Porque a Federação de Pesca não foi convidada para a audiência?
* Houve uma manifestação de repúdio pela Federação de Pesca do ES, o estudo apresentado não convenceu a maioria dos presentes, embora as aldeias indígenas presentes e bem representadas por camisas "eu apoio a Nutripetro" se disseram a favor, houve contradição se as camisas foram feitas por ex-funcionários ou pelos indígenas, conforme foi exposto em dois momentos diferentes da audiência. Se não foi confeccionada pela empresa e sim por terceiros favoráveis, porque não vieram de casa com as mesmas? Pelo que foi visto e dito pelos presentes, as mesmas foram entregues no local e para quem quisesse pegar o "brinde" assim que fossem descendo dos ônibus.
* O PDM não foi discutido ainda porque a prefeitura está esperando a aprovação da LP para o porto para depois discutir o PDM? 
* Quem garante aos moradores que não terá cargas insalubres em se tratando de outras cargas?
* O empreendimento pretende utilizar a rede de tratamento de esgoto já existente que não atende nem a comunidade, pois não foi citada no estudo como e onde será feito o tratamento de esgoto de Hum milhão de metros quadrados?
* Porque agora uma ponte é viável, se há oito anos foi solicitada pela comunidade uma ponte simples para acesso da comunidade ao outro lado da praia e terminantemente negada?
* O que a empresa tem a oferecer aos índios?
* O que a empresa tem a falar sobre saúde e segurança e demais melhorias que a comunidade necessita?
* Porque não foi cumprido o prazo de divulgação de 15 dias antes da audiência?
* Segundo a empresa a área de exclusão será durante os 24 meses nesse período o que vai fazer o pescador? Cursos de educação ambiental? E depois quem garante que os barcos poderão pescar ao redor do porto se os barcos não poderão passar por debaixo da ponte ao próximo a ela? Como vai ficar a área de Fundeio?
* Porque só foi citada a área de construção do porto como área de camarão e não também de pescadinha visto que ali tem um berçário das mesmas?
* Se não for aprovada a transferência de ZR2 para Zona Portuária, a área será novamente doada à comunidade?
* Quanto às tartarugas que desovam e frequentam a praia da curva como será a atuação e posição do Tamar nessa questão?
Esses foram alguns dos questionamentos que as comunidades impactadas colocaram em audiência.

Seguem algumas respostas:
* Quanto ao PDM o órgão responsável pelo licenciamento disse que não tem gestão sobre a ocupação do solo em questão e isso deve ser discutido com a Prefeitura de Aracruz em data ainda não conhecida;
* Segundo a empresa não haverá intervenções nas rodovias citadas;
* Haverá compensação de 1% para unidade de conservação;
* Não haverá nenhuma interferência na praia quanto à construção da ponte;
* O Ibama possivelmente poderá ir até a comunidade para uma reunião;
* Quanto à colocação da Dra. Balarini, representante da Federação de Pesca a empresa está de portas abertas para tratar do assunto em questão;
* Quanto à exclusão será temporária e nesse período serão realizadas medidas compensatórias na área de pesca;
* Segundo o Ibama e o representante da empresa Benjamim Galotti não haverá liberação para outras cargas sem que esteja autorizado pelo órgão;
* Segundo o Ibama não é possível colocar uma ETE como condicionante para a empresa conforme sugerido pela comunidade;
* O Tamar também deve se manifestar sobre os pilares da ponte na praia;
* Foi garantido emprego a classe indígena;
* Foi garantido capacitação de mão de obra para área portuária;
* Segundo a empresa a mão de obra será preferencialmente local, será ofertado cursos de capacitação e qualificação profissional como já está em andamento alguns dos mesmos.
* Também está sendo feito cadastro de fornecedores locais para prestação de serviços;
* Segundo a empresa será construído um posto de saúde dentro da empresa e todos seus funcionários terão planos de saúde;
* Quanto ao custo será de 130 milhões e com capital totalmente próprio;
* Segundo a empresa quanto ao local de realização da audiência em Barra do Riacho não havia local com capacidade para 800 pessoas sentadas;
* A Capitania dos Portos se coloca à disposição para discutir quanto à ponte, acessos e ainda área de Fundeio;
* Quanto à água de lastro a empresa seguirá as normas internacionais;
* Segundo a consultoria a área onde será construído o porto é rochosa e arenosa, porém um pescador questionou a consultoria PSG que no local é lama de camarão e berçário de pescadinhas.
* Os representantes da mesa declararam que o TAMAR e FUNAI também devam dar seu parecer conforme foi cobrado pelos presentes;
* Ainda foi informado que as manifestações sobre o empreendimento devem ser incluídas no prazo de 15 dias úteis para auxiliar o IBAMA em sua avaliação de licenciamento.

A Audiência Pública terminou às 01h e 08m de 27/11/2013.


Documento compilado por Angélica Rangel e anexado ao Blog Um dia de Cada Vez em 28/11/2013.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Centro Hidrometeorológico Capixaba, que nos coloca entre os mais eficientes da América Latina na previsão do clima.






O Governo do Espírito Santo apresenta nesta quarta-feira (27), às 15 horas, o Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas. O evento acontece no Palácio Anchieta.
Garantir informações mais precisas sobre as mu
danças climáticas foi um compromisso que assumi com os capixabas. E a partir de amanhã, o monitoramento do clima em nosso Estado alcança outro patamar. Vamos entregar o Centro Hidrometeorológico Capixaba, que nos coloca entre os mais eficientes da América Latina na previsão do clima. Em parceria com a Vale, adquirimos um radar de longo alcance e última geração, que será interligado a 25 estações meteorológicas automáticas. As informações serão enviadas para um supercomputador, o mais potente de todo o Hemisfério Sul destinado a medições de eventos climáticos. Um investimento total de R$ 42 milhões, que vai dar mais segurança aos capixabas, principalmente em condições climáticas extremas. Essa é mais uma ação do Governo do Estado dentro do Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas.

Fonte: Governador Renato Casa Grande em seu facebook

COMUNICADO do CRAS :: ACBR

COMUNICADO do CRAS :: ACBR

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Um povo unido pela Palavra de Deus

VOCÊ PODE FAZER ISTO ?!?

Você que é morador do bairro Coqueiral em Aracruz ou mora próximo (ou longe), está convidado a participar de um momento de comunhão nos dias 07 e 08 de dezembro quando será comemorado o Dia da Bíblia. Neste dia (pelo menos neste dia) não haverá "placas" de igrejas e crenças, mas sim a oportunidade que Deus nos deu de conhecer os seus ensinamento, e isto está no livro mais importante do mundo que é a Bíblia. Peço àqueles que poderão participar (e também aos que não poderão participar) para que orem para Deus nos dê força e consigamos levar a Sua palavra àqueles que ainda não o conhecem.


Fonte: Giovani Azeredo

O IBAMA convida todos para Audiência Pública da Nutripetro

O IBAMA convida todos para Audiência Pública da Nutripetro no dia 26/11/13 às 19hs no Sesc Praia Formosa, na ocasião haverá transporte.  Em Barra do Riacho saindo às 18hs em frente a Praça do Fruta Pão. 

Fonte: Nutripetro

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Convite aos pais de Barra do Riacho

Aproximem-se de seus filhos, antes que outros o façam.


Confiram matéria do site ONDA ON sobre o Campeonato de Surf Dbarrels



(18/11/13)  Rolou no último final de semana uma competição na Praia da Curva em Barra do Riacho, Aracruz. Com a finalidade de chamar atenção ao pico que rola altas ondas e vem sofrendo com o crescimento econômico da região, assim como outros points de surf que ficam próximos a foz do rio.

Em Barra do Riacho estão acontecendo várias obras para construção de um porto o que pode trazer prejuízos para a qualidade das ondas da região de Aracruz.

Durante a competição as ondas não estavam com muito tamanho, mas a animação dos surfistas que prestigiaram a etapa foi o suficiente para emplacar o objetivo da competição, que é chamar a atenção para o meio ambiente daquele local.

“Mais um ano de trabalho e agora posso descansar tranquilo, missão cumprida ... O campeonato de Surf aqui em Barra do Riacho mais uma vez foi um sucesso pouca onda, mais um clima maneiro na praia e muita gente bonita proporcionando um evento daqueles... vale a proteger a Curva, parabéns a equipe da organização obrigado ao Engajamento de Barra do Riacho”, disse Cristiano Dias responsável pela competição.

Clique aqui e confiram as fotos...
http://www.ondaon.com.br/pgi/6273/sos-praia-da-curva-sos-praia-da-curva/

Confira abaixo os resultados da etapa:
Final Regional:

campeão Maycon Henrique (Barra do say)
vice campeão Cristiano Dias (barrels)
3 lugar Westery Casley (Barra do say)
4 lugar Layander Alvarenga (barrels)

Final escolinha:
campeão Euler Rodrigues
vice campeão Luciano Cesario
3 lugar Jociano Cesario
4 lugar Osvaldo Junker

Final Junior :
Campeão Jhony Botelho
vice campeão Gabriel Ferreira
3 lugar Vitor Hugo
4 lugar Marcos Santos

Final Open :
Campeão Jhony Botelho
vice campeão Herbert Balarini
3 lugar Renato Aguiar
4 lugar Maycon Henrique

Final Iniciante :
Campeão Westery Casley
vice campeão Euler Rodrigues
3 lugar Alexsandro Lico
4 lugar Lidio Nunes

Fonte: Redação OndaOn 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Nutripetro realizará Audiência Pública no próximo dia 26/11/13

A Nutipetro S/A convida todos moradores de Barra do Riacho e demais regiões do município de Aracruz para Audiência Pública que será realizada no dia 26/11/13 às 19 hs no SESC de Praia Formosa.
Quem quiser conferir o Eia Rima da mesma clica no link e obtenha todas as informações.

http://licenciamento.ibama.gov.br/Porto/NutriPetro%20-%20Centro%20Log%C3%ADstico%20Capixaba/EIA/EIA%20-%20Nutripetro.pdf

Assim que a empresa divulgar o cronograma dos horários e locais de saída de ônibus para estar levando os moradores, divulgo aqui para vocês.

Crédito de imagem: Blog o Barrense

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Termoelétrica Ute Cauhyra recebe licença prévia

A Usina Termoelétrica Ute Cauhyra recebeu na manhã desta terça-feira (12), a licença prévia para implantação de suas instalações.

A solenidade foi realizada na Prefeitura de Aracruz e contou com a presença do prefeito Marcelo Coelho, o vice-prefeito Anderson Ghidetti, dirigentes da usina, o procurador geral do Município, Américo Soares Mignone, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Eugênio Cunha, o subsecretário de Meio Ambiente, Giuliano Martins, os vereadores Alexandre Manhães, Eliel Rodrigues e Adeir Lozer, e o empresário Luís Cordeiro, representando a Associação Movimento Empresarial de Aracruz (Amear).

PMA/ Humberto De Marchi

A Usina Termoelétrica Ute Cauhyra será implantada em Vila do Riacho e vai gerar aproximadamente 145 megawatts de energia. O empreendimento terá um investimento de mais de R$ 300 milhões, gerando receita, empregos e melhorias na distribuição de energia em Aracruz.

A licença prévia é uma realização inédita no país e já vem despertando o interesse de outros estados e municípios. Desde o início do ano havia a expectativa de liberação da licença prévia para instalação da empresa. A partir da atuação da atual administração, a Procuradoria Geral e as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente buscaram apoio técnico junto ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O secretário da Semde, Antônio Eugênio Cunha, disse que foi um grande esforço trazer a empresa para o município, pois foram muitos os trâmites legais. O presidente da empresa que construirá a termoelétrica, Rafael Vargas, destacou que o empreendimento será uma grande oportunidade para o município. “Aracruz terá benefícios como emprego e tecnologia. Além disso, tomamos o cuidado para que o meio ambiente não seja afetado. A parceria aqui foi muito importante para a consolidação desse projeto.”

O prefeito Marcelo Coelho solicitou que a empresa dê preferência à contratação de trabalhadores do município a fim de incrementar a geração de renda e, consequentemente, o crescimento econômico do município. “Estou muito feliz em poder liberar a licença prévia para o início da implantação da Usina Termoelétrica Ute Cauhyra, pois ela garante que o empreendimento pode ser instalado no Centro Empresarial de Vila do Riacho. O município de Aracruz não mediu esforços para que esse empreendimento viesse se consolidar aqui. Somos um município com empresas e população altamente capacitadas”, destacou o prefeito.

Empregos

Durante a fase de instalação devem ser criados no pico da obra, aproximadamente 600 empregos diretos e indiretos. A implantação da usina deve reduzir o risco de apagões em Aracruz, além de ser um gerador de economia para o estado que passa a importar menos energia para abastecer o município.

Licenciamento inédito

A competência para conceder a licença prévia da usina foi do município de Aracruz. Segundo Giuliano Martins, subsecretário de Meio Ambiente, devido ao grande número de processos, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) não poderia realizar os estudos em tempo hábil, por isso a competência foi delegada ao município, pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente.

De acordo com o procurador geral de Aracruz, Dr. Américo Soares Mignone, pela especificidade do empreendimento, o município não dispunha de profissionais com expertise no que se refere aos impactos na qualidade do ar, principal impacto dos empreendimentos dessa natureza. “Considerando a importância do empreendimento, principalmente com relação a emprego, renda e oportunidades, a administração municipal buscou apoio para a análise dos estudos ambientais, por meio de uma parceria com Coppe. O estudo realizado foi fundamental para que o município tivesse a segurança de que o empreendimento não vai alterar a qualidade do ar do município.”

Esse modelo de licenciamento obteve parecer favorável tanto da Procuradoria Geral do município, quanto do Ministério Público. Para o prefeito Marcelo Coelho, essa parceria viabilizou uma ação inédita que já está sendo seguida por outros órgãos públicos do estado.

Audiência Pública

Em setembro foi realizada uma audiência pública para discutir com os setores representativos da sociedade o processo de Licenciamento Ambiental da Termoelétrica Ute Cauhyra. Durante a apresentação foram apresentados estudos sobre o ar, ruídos, recursos hídricos, fauna, flora e impactos socioeconômicos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz 
Mayara Alvarenga
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: masantos@aracruz.es.gov.br

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

EPL inicia Pesquisa de Origem e Destino sobre cargas e passageiros em território nacional

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) iniciou, nesta quinta-feira (07/11), a primeira etapa da Pesquisa de Origem e Destino sobre a movimentação de cargas e de pessoas em 200 postos instalados em rodovias do País. A pesquisa terá cerca de dois mil entrevistadores e contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e das Polícias Rodoviárias dos Estados de São Paulo, Goiás e do Paraná.

O objetivo do levantamento é coletar informações sobre a origem e destino das viagens feitas por usuários dos veículos de carga e de passeio nas rodovias brasileiras. Os dados servirão de base para a elaboração de um plano nacional de logística integrada, um estudo completo que irá identificar os gargalos de infraestrutura para a movimentação de cargas e passageiros e propor soluções para as demandas de transporte.

Para realizar o levantamento de dados nas rodovias, os pesquisadores utilizarão questionários eletrônicos e contadores automáticos. Serão utilizados dois tipos de coletas de dados: contagens volumétricas, que classificam os veículos, e questionários voltados para identificação da origem e destino da viagem, além das características desses deslocamentos.

A primeira etapa da pesquisa terá duração de aproximadamente um mês. Após a análise dos primeiros dados, o levantamento será retomado em março de 2014 e a terceira e última etapa ocorrerá em agosto de 2014.

Aeroportos e embarcadores

A EPL também deu início ao processo de contratação de duas empresas que farão uma pesquisa de origem e destino em 65 aeroportos do País e uma pesquisa com embarcadores, o agente que contrata ou solicita um serviço de transporte de cargas. Programado para ter início no primeiro trimestre de 2014, o levantamento de origem e destino servirá para identificar a movimentação de passageiros em viagens nacionais e internacionais.

Já a pesquisa com embarcadores, também prevista para o início do ano, será mais qualitativa e fará uma análise do perfil do contratante do serviço de transporte de cargas e suas características. Serão levantados ainda o perfil socioeconômico do embarcador, o processo de escolha do serviço, o peso, o volume e o valor das cargas movimentadas, além dos critérios para utilização de outros modos de transporte.

Para complementar o levantamento de informações, a EPL irá coletar dados secundários em órgãos governamentais e do setor privado para a montagem de um banco de conhecimento sobre logística e mobilidade no Brasil.

Fonte: EPL/Ministério dos Transportes

Presidente da CDC é eleito diretor da Associação Americana das Autoridades Portuárias

O presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, foi eleito diretor para Assuntos da América do Sul da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA). A posse aconteceu durante a 102° Convenção Anual da APPA, em outubro. O mandato será de três anos.

No âmbito do organismo internacional são discutidos assuntos relacionados ao setor portuário de todas as Américas, incluindo capacitação profissional, comércio exterior, gestão empresarial, tecnologia da informação, meio ambiente, entre outros.

A primeira reunião da qual o brasileiro participará como novo diretor da entidade ocorrerá em março de 2014, em Washington (EUA), onde fica a sede da associação.

O presidente da CDC avalia que, ao compor a diretoria da entidade, o Brasil ficará atualizado sobre as novidades do setor e poderá divulgar os avanços da logística portuária brasileira, tanto do ponto de vista de infraestrutura como de tecnologia da informação.

“Dessa forma, trabalharemos para estreitar cada vez mais as relações comerciais do Brasil com os demais países das Américas”.
Fonte:SEP

Dilma diz que não faltará trabalho ao setor naval do Brasil

Não há "a menor possibilidade" de os estaleiros do Brasil ficarem sem contrato para a produção, disse na última  sexta-feira a presidente Dilma Rousseff, durante inauguração de uma plataforma da Petrobras.

A presidente, que participou na cidade gaúcha de Rio Grande da cerimônia de conclusão da plataforma P-58, garantiu que não faltarão empregos na indústria naval brasileira.

Segundo a presidente, a alta demanda do setor de petróleo nos próximos anos, principalmente por conta da exploração na camada pré-sal, vai garantir a atividade e os empregos no setor.

"Quero garantir uma coisa para vocês, e eu não garanto coisas que eu acho que não são possíveis de ser feitas... é impossível que haja algum risco de não haver contratos para produção de equipamentos e navios", disse Dilma. "Não há a menor possibilidade de não haver empregos na indústria naval do Brasil", completou.

A presidente disse a uma plateia formada por trabalhadores do Estaleiro Rio Grande que o governo e a Petrobras se comprometem a planejar a construção de plataformas, mas pediu que os trabalhadores se comprometessem em entregar as unidades de produção no prazo.

"A dificuldade vai ser outra, não é essa (falta de contratos para produção). A dificuldade é que nós temos de ser capazes de produzir com prazo e qualidade esses navios, essas plataformas, esses FPSOs (plataformas flutuantes), essa é a dificuldade. Nós vamos ter de dar conta", disse.

Segundo a Petrobras, a P-58 será instalada no Campo de Baleia Azul, na Bacia de Campos, a 85 quilômetros da costa do Espírito Santo, e tem capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo por dia e 6 milhões de metros cúbicos diários de gás.

A plataforma, que deve entrar em operação ainda neste ano, contribuirá para a elevação da produção de petróleo da estatal e para o cumprimento da meta de chegar à produção de 2,75 milhões de barris por dia até 2017.

A P-58 integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é uma das nove unidades de produção que a Petrobras instalará ainda neste ano.

(Fonte:Por Eduardo Simões, em São Paulo; Edição de Roberto Samora)

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Encontro da juventude em Barra do Riacho

Atentos jovens de Barra do Riacho amanhã acontecerá um encontro da juventude na ACBR às 16hs com o tema:
Papel da juventude para o desenvolvimento local

Créditos de imagem: Site da ACBR

Plantio Participativo do Viveiro Educador

Amigos hoje o dia amanheceu com cara de vamos cuidar do meio ambiente, sendo assim fui acompanhar o pessoal do PEA no plantio de mudas na entrada de nossa querida e amada Barra do Riacho, foi muito gratificante participar. 

Segue relato da Márcia Fernandes Consultora da Fundação Espaço ECO

O Plantio Participativo do Viveiro Educador é a realização de lideranças e moradores de Barra do Riacho que em alguns Encontros do Programa de Educação Ambiental da Fibria 
pensaram e revitalizar as entradas de Barra do Riacho com intuito de embelezar o nosso Bairro.
A Fundação Espaço ECO desenvolveu com a Comunidade de Barra do Riacho o Programa de Educação Ambiental – PEA da Fibria desde 2011 em conjunto a Escola Zenília Varzem Ribeiro e em parceria com lideranças, alunos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM e Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Este ano, produziu mudas de árvores para arborização das entradas principais de Barra do Riacho conforme planejamento do PEA desde 2012.
Hoje foi um dia muito especial e só temos que agradecer todos aqueles que direto ou indiretamente contribuíram para a realização desse trabalho.
Parabéns a todos, pelo empenho e dedicação para que tudo desse certo.

Muuuuuuuuuuuuuuito obrigada, mais uma vez.

Algumas fotos:

 




Depoimento: Márcia Fernandes 
Créditos de imagem: Angélica Rangel

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Metade dos entrevistados aprovam criação de novos municípios, diz pesquisa

Pesquisa aponta que 50,4% são a favor da emancipação

LETÍCIA GONÇALVES | lgoncalves@redegazeta.com.br


O mapa do Espírito Santo poderia ter bem mais do que os 78 recortes atuais. Em pesquisa do Instituto Futura, 50,4% dos entrevistados se disseram favoráveis à criação de novos municípios. Outros 38,1% são contra a proposta.

O Senado aprovou a possibilidade, e 13 distritos ou bairros de cidades capixabas querem sair da órbita de suas sedes e declarar “independência”. Entre essas localidades estão pequenas áreas rurais, como Piaçu (Muniz Freire), e bairros populosos, como os da Grande Jucu (Vila Velha) - que inclui a região de Terra Vermelha.



Clique na imagem para ampliá-la

Impulsionados por líderes comunitários e vereadores locais, os novos municípios precisam da aprovação da Assembleia Legislativa para saírem do papel.

Mas a aprovação das emancipações por metade dos capixabas entrevistados pode ser por falta de informação. O diretor da Futura José Luiz Orrico analisa que o quadro pode mudar.

“Na pesquisa as pessoas respondem muito rápido, sem refletir e sem se informar. A pergunta é direta, não menciona que o gasto de dinheiro público para manter essas possíveis novas cidades seria maior. Haveria gastos com Câmara de Vereadores e a estrutura das prefeituras, por exemplo”, afirma Orrico. “Mas com o consumo de mais informações sobre o tema, o quadro pode mudar tanto para a posição contrária aos novos municípios quanto para a favorável”, pontua o diretor do instituto.

Reportagem de A GAZETA já mostrou que, se somente quatro regiões fossem emancipadas, o gasto com os salários de vereadores e prefeitos seria de R$ 3 milhões por ano. Isso sem contar o que teria que ser desembolsado para manter a estrutura administrativa, escolas e postos de saúde, por exemplo.

O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim, diz que criar mais cidades é “um equívoco”. “Seria pegar o mesmo dinheiro e dividir com mais municípios. Geraria mais despesa e queremos o contrário”, afirma Perim.

Classe D/E aprova

A maior parte (30,7%) dos que apoiam a criação de novos municípios no Espírito Santo é das classes D e E, com renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 1.356,00).

Já entre os que são contrários, o maior percentual (57,3%) pertence às classes A e B, com renda superior a R$ 3.390,00.

Entre as 13 regiões que pretendem ser alçadas à categoria de municípios, as que mais receberam apoio dos entrevistados foram Campo Grande (Cariacica), apontada por 30,1%, e Pedra Azul (Domingos Martins), citada por 21% dos entrevistados.

Governo pede cautela a lideranças comunitárias

O governo do Espírito Santo solicitou aos líderes comunitários de regiões que desejam se emancipar a terem cautela. A principal preocupação, apresentada ontem em uma reunião na Assembleia Legislativa, refere-se às condições de manutenção da máquina pública. Desde 1996, 13 localidades capixabas já pediram a emancipação.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Tyago Hoffmann, o governo está aberto ao diálogo, mas é preciso analisar se as novas prefeituras vão ter receita.

“Os municípios que já existem têm passado muitas dificuldades para manter a Lei de Responsabilidade Fiscal. A criação de novos municípios é preocupante. É preciso saber se essas prefeituras terão receita suficiente para a gestão, que envolve os poderes Legislativo e Executivo, além de uma série de estruturas governamentais”, afirmou.

O promotor de Justiça do Ministério Público, Gustavo Sena, ponderou que as cidades que perderão bairros também vão ter uma receita menor.

“Se forem criadas novas cidades, teremos de recalcular o Fundo de Participação dos Municípios e poderá haver decréscimo para algumas prefeituras”, disse.

Com mais de 80 mil habitantes, a região da Grande Jucu, que compreende os bairros de Ponta da Fruta, Barra do Jucu e Terra Vermelha, ainda não fez o pedido de emancipação.

Mas lideranças locais dizem que a Grande Jucu preenche os requisitos para se tornar independente. O coordenador do Fórum de Desenvolvimento Social da Região 5, Heduard Ribeiro, aponta as empresas instaladas no local como a base da receita da futura cidade.

As empresas sediadas na região de Nova Rosa da Penha também são base do argumento das pessoas que querem emancipar o local. A representante do Instituto Trabalhista Assistencial (ITA) Denilvanes Martins diz que a região se enquadra nos critérios para se tornar um município.

“Já temos porte de cidade, mais de 50 mil habitantes, mais de 20 mil eleitores e um polo industrial instalado”, argumenta. (Patrícia Scalzer)

Fonte: A Gazeta