quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dias de luta, Dias de Glória! A união fez a diferença!

Hoje foi mais um dia de luta e solidariedade entre os moradores de Barra do Riacho. Desde véspera de natal os voluntários com apoio de empresas locais, Poder Público, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros, estão na tentativa de cavar um canal que ligaria o Rio Riacho a Praia da Curva no sentido que houvesse um escoamento da água do rio e ajudasse a baixar o nível. Muitos voluntários compareceram com suas enxadas e pás num trabalho braçal e árduo conseguiram cavar quase 100 metros de areia grossa. Com auxílio de uma draga e hoje com reforço de uma retroescavadeira da Petrobrás, que veio numa balsa pelo mar de Regência até a praia, parece que todo trabalho árduo não foi em vão. O clima foi de solidariedade, força e união do povo, que não exitou em ajudar quando convocado. O Poder Público esteve presente todo o tempo na pessoa do Prefeito Marcelo Coelho e Vereadora Mônica Cordeiro. Várias lideranças da comunidade estiveram no batente sol a sol, fazendo a diferença.
Segue alguns momentos marcantes da abertura do canal da Barra:





Agradecimentos especiais:
Primeiramente a Deus, aos voluntários, Poder Público, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, PMA, Empresas Locais como Fibria, Portocel, Jurong, Júlio Simões, Canexus, Inove, Mercearia do Calimam, Loja Lip Surf Dbarrels, Mareli Celulares, ACBR, ONG Amigos da Barra, AMBSPPC, SK Subaquatica, Ambitec, Vereadora Mônica Cordeiro, Demarcos, Washington, Angela, Mariana, Renata, Fernanda, Deco, Israel, Paulinho, Colônia Z7, Pedrinho, ASPEBR, João de Jesus, Júlio Cezar, Alaor, Alan, Roney, Rosely, Rozilda, Pietra, Damy, Zoião, Sassá, Betão, Beto Covre, Nicinha, Jiló, João Paulo, Thaís, Eduardo, Júnior, Nete, Raimundo, Ademar, Tostão, Marinaldo, Carlinhos, pescadores, todos que não puderam estar presentes mas que acompanharam pelo facebook, todos que oraram, todos que mandaram mensagens de apoio pois não estão no ES como João Silva, foram muitas pessoas vou lembrar de todos e vou ir aumentando essa lista ok? Pois vocês todos estão de parabéns. OBRIGADA! O canal da Barra está aberto! 

Angélica Rangel

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Mais de 20 mil alunos são beneficiados com o Coordenadores de Pais

Os resultados do projeto foram apresentados nesta terça, na Fucape

Implantado no Espírito Santo, em junho de 2012, o projeto Coordenadores de Pais conquistou resultados rápidos em escolas da rede estadual, na Grande Vitória, dos aglomerados do Programa Estado Presente, de maior risco social. Os números alcançados de fevereiro a novembro deste ano foram apresentados hoje (17), na Fucape Business School, e contou com a presença de autoridades, empresários e de 32 coordenadores do projeto. O Coordenadores de Pais é realizado em parceria pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Espírito Santo em Ação, Fundação Itaú Social, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças – Fucape, Instituto Sincades e CBL Desenvolvimento Urbano.

Dados fornecidos pela subsecretária Estadual de Avaliação e Planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Carmem Lúcia Prata, apontam que 62% dos alunos considerados faltosos, cujas famílias receberam a visita dos coordenadores, passaram a ir à escola. Cerca de 60% melhoraram as notas após os pais serem atendidos pelo projeto na escola. Somente neste período, mais de 4.300 famílias foram visitadas. “Com o atendimento acolhedor das visitas, conquistamos a criação de uma cultura de participação nas escolas. A frequência de alunos e pais em eventos escolares voltados à família aumentou. Os alunos se sentem mais confiantes e valorizados”, explicou a subsecretária.

Parceria

O co-fundador da Fucape e vice-presidente Institucional do Espírito Santo em Ação, Aridelmo Teixeira, destacou que os números comprovam a importância da união entre sociedade, família e escola. “É uma parceria entre agentes públicos e privados, trabalhando harmoniosamente em busca do sucesso coletivo. O resultado é gratificante para toda a sociedade”. Para o presidente da instituição, Luiz Wagner Chieppe, o projeto assegura aos alunos o acesso ao pleno desenvolvimento. “O problema da desestruturação familiar é uma triste característica do nosso país e o Coordenadores de Pais também contribui para a redução das desigualdades sociais”, disse.

O atendimento começou em 15 escolas de bairros do Programa Estado Presente. Hoje, 32 escolas são atendidas atualmente pelo projeto. De acordo com o secretário de Educação, Klinger Barbosa, para 2014, outras 38 escolas de 11 municípios no interior do Estado receberão o apoio do projeto, totalizando 71 unidades de ensino. “Nosso desafio é a construção de uma base educacional sólida, fazendo com que o aluno perceba a escola como uma possibilidade de projeção para o seu futuro”, disse.

Segundo o governador, Renato Casagrande, o projeto Coordenadores de Pais faz com que as escolas, famílias e comunidade se unifiquem. “Sem a educação não há outro caminho para o desenvolvimento do Estado, precisamos de pessoas qualificadas. Ações como esta, desenvolvidas em parceria com o setor empresarial, nos ajudam a fazer com que as escolas sejam locais que atraiam e motivem a juventude capixaba”.

O projeto
Baseado na Reforma Educacional de Nova Iorque, nos Estados Unidos, foram selecionadas pessoas da comunidade, indicadas pela direção da escola, para atuar exclusivamente no "relacionamento escola-família" com realização de visitas às residências, desenvolvimento de atividades na escola envolvendo pais e estudantes, acompanhamento de frequência, disciplina e rendimento.

No cotidiano dos coordenadores, atividades como recepção dos alunos nos horários de entrada e saída dos turnos; convites aos pais para visitas à escola; contatos telefônicos com a família para verificação dos motivos de ausência; plantão de atendimento aos pais, entre outras ações para estimular a frequência do estudante e a melhoria de seu desempenho escolar, bem como envolver a família no processo de ensino-aprendizagem.

Fonte: ES em Ação