Dados fornecidos pela subsecretária Estadual de Avaliação e Planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Carmem Lúcia Prata, apontam que 62% dos alunos considerados faltosos, cujas famílias receberam a visita dos coordenadores, passaram a ir à escola. Cerca de 60% melhoraram as notas após os pais serem atendidos pelo projeto na escola. Somente neste período, mais de 4.300 famílias foram visitadas. “Com o atendimento acolhedor das visitas, conquistamos a criação de uma cultura de participação nas escolas. A frequência de alunos e pais em eventos escolares voltados à família aumentou. Os alunos se sentem mais confiantes e valorizados”, explicou a subsecretária.
Parceria
O co-fundador da Fucape e vice-presidente Institucional do Espírito Santo em Ação, Aridelmo Teixeira, destacou que os números comprovam a importância da união entre sociedade, família e escola. “É uma parceria entre agentes públicos e privados, trabalhando harmoniosamente em busca do sucesso coletivo. O resultado é gratificante para toda a sociedade”. Para o presidente da instituição, Luiz Wagner Chieppe, o projeto assegura aos alunos o acesso ao pleno desenvolvimento. “O problema da desestruturação familiar é uma triste característica do nosso país e o Coordenadores de Pais também contribui para a redução das desigualdades sociais”, disse.
Segundo o governador, Renato Casagrande, o projeto Coordenadores de Pais faz com que as escolas, famílias e comunidade se unifiquem. “Sem a educação não há outro caminho para o desenvolvimento do Estado, precisamos de pessoas qualificadas. Ações como esta, desenvolvidas em parceria com o setor empresarial, nos ajudam a fazer com que as escolas sejam locais que atraiam e motivem a juventude capixaba”.
O projeto
Baseado na Reforma Educacional de Nova Iorque, nos Estados Unidos, foram selecionadas pessoas da comunidade, indicadas pela direção da escola, para atuar exclusivamente no "relacionamento escola-família" com realização de visitas às residências, desenvolvimento de atividades na escola envolvendo pais e estudantes, acompanhamento de frequência, disciplina e rendimento.
No cotidiano dos coordenadores, atividades como recepção dos alunos nos horários de entrada e saída dos turnos; convites aos pais para visitas à escola; contatos telefônicos com a família para verificação dos motivos de ausência; plantão de atendimento aos pais, entre outras ações para estimular a frequência do estudante e a melhoria de seu desempenho escolar, bem como envolver a família no processo de ensino-aprendizagem.
Fonte: ES em Ação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.