quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Terminal da Imetame

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/12/noticias/a_gazeta/economia/1043708-terminal-de-r-300-milhoes-abre-3-mil-empregos-a-partir-de-2012.html

Rita Bridirbridi@redegazeta.com.br

O grupo capixaba Imetame Logística vai investir
R$ 300 milhões na implantação do Terminal Industrial em Barra do Riacho, no litoral de Aracruz. As obras serão iniciadas no segundo semestre de 2012, se todo o processo de licenciamento ambiental estiver concluído, e terão a duração de 24 meses.

No pico das obras civis serão gerados 1,2 mil postos de trabalho e na montagem de equipamentos trabalharão outras 1,8 mil pessoas. Na fase de operação, com previsão para meados de 2014, serão abertas 160 vagas para especializados.
foto: Divulgação
Vista do porto da Imetame, em Aracruz - Editoria: Economia AG - Foto: Divulgação
Projeção mostra como ficará o porto da Imetame, uma das obras envolvidas no megaprojeto da empresa
Segundo o presidente do grupo Imetame, Étore Selvatici Cavallieri, o foco principal do terminal privado é a fabricação de módulos para plataformas.

O projeto prevê ainda a atracação de plataformas de petróleo para reformas e manutenções diversas, além da utilização de áreas e atracadouros como base de apoio às operações offshore.

O empreendimento, explica, vai se diferenciar pela agilidade em fabricar, montar e carregar, em embarcações, grandes elementos industriais. Por exemplo, módulos de processo com até 1,6 mil toneladas poderão ser carregados diretamente para plataformas ou balsas de transporte num período médio de quatro horas.

No Brasil, isso geralmente ocorre entre três a cinco dias.

O terminal será especializado ainda em manutenção (emergencial ou programada) de FPSO atuais e também para aquelas que entrarão em operação no mundo nos próximos 40 anos, destaca Cavallieri. Ao mesmo tempo, oferecerá recursos avançados para as atividades de apoio às plataformas, permitindo extrema rapidez no atendimento de PSV (platform supply vessel) e navios similares

O complexo terá uma área industrial (edifícios, pátios, instalações de segurança, restaurante vestiários e guindastes) associada a uma dársena para atracação de embarcações que receberão os equipamentos produzidos, além de uma área destinada a atracação de navios de apoio a plataformas marítimas.

Na área haverá espaço para dez berços que terão dimensões variadas, mas contínuas, permitindo a atracação de navios de diferentes comprimentos. Esses berços terão capacidade para a permanência de até 14 PSV simultaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.