quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prêmio Findes de Meio Ambiente consolida as boas práticas sustentáveis

Escrito por  

O Sistema Findes, através do Sesi-ES, Senai-ES, e de seu Conselho Temático de Meio Ambiente – Consuma, promoveu na noite desta quarta-feira (14) o coquetel de entrega dos vencedores do Prêmio Findes de Meio Ambiente. O evento, ocorrido no Salão da Indústria do Ed. Findes, consolidou as boas práticas ambientais e de sustentabilidade das indústrias capixabas, com foco atualmente na inovação e no bem estar da população. 
 
O presidente emérito da Findes (gestão 1992-2000), José Braulio Bassini, fez a abertura do evento representando o presidente Marcos Guerra. Vale destacar que a premiação foi criada na gestão de Bassini, no ano de 1997, com o nome “Prêmio Consuma de Meio Ambiente”, numa atitude inovadora para a época, onde a Findes já buscava implantar a consciência ambiental e as práticas sustentáveis como base para todas as indústrias locais. Além disso, o próprio Conselho de Meio Ambiente (Consuma) foi instalado já no começo do primeiro mandato de José Bráulio Bassini na Findes. 
 
“É gratificante poder ver a consolidação de um trabalho iniciado em minha gestão, e vejo que muitos dos participantes da primeira edição do prêmio estão aqui”, disse Bassini. “É de um valor inestimável todos esses 16 anos de trabalho atuando em prol da sustentabilidade, pois não adianta uma empresa ter sucesso nos seus negócios se a sociedade à sua volta está ‘doente’. As práticas sustentáveis são a base para qualquer ação no setor industrial capixaba”, completou.
 
A seguir, o presidente do Consuma, Wilmar Barros Barbosa, destacou a evolução da causa ambiental e de sustentabilidade desde a criação do Prêmio. “Sobressaímos e persistimos no modelo de sustentabilidade para com a indústria porque ele é inovador desde o seu princípio”, destacou o dirigente. “Vale ressaltar que este modelo não surgiu de um problema, mas sim da necessidade dele ser a base para o desenvolvimento a partir de então. A prova disso é o próprio Mapa Estratégico da Indústria Capixaba 2013/2022, lançado na última terça-feira pela Findes, onde o desenvolvimento sustentável centraliza todas as ações propostas”, completou Barbosa. 
 
A seguir, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Diane Rangel, parabenizou a Findes por seu pioneirismo na causa ambiental. “O Prêmio de Meio Ambiente foi inovador em sua época de criação porque conseguiu, desde então, inserir a questão ambiental na base das ações de todas as indústrias. Hoje, esta preocupação está enraizada na indústria capixaba e traduz de uma forma geral os pilares da sustentabilidade em todo empreendimento”, disse a secretária, que também destacou as propostas ambientais da Agenda para o Desenvolvimento da Indústria Capixaba entregue ao governador Renato Casagrande na ocasião do lançamento do Mapa Estratégico citada por Wilmar Barros Barbosa. 
 
Por fim, foram entregues os troféus, assinados pela artista plástica Ana Paula Castro, às empresas vencedoras do Prêmio Findes de Meio Ambiente. As obras possuem o conceito baseado no ipê, uma árvore que impressiona por sua elegância e exuberância, podendo atingir 30 metros de altura. Além disso, o ipê é considerado um símbolo nacional por sua exuberância, beleza e durabilidade. 
 
Confira a lista dos vencedores da noite, por categoria:
 1 - Resíduos Sólidos: AAMOL – Associação Ambiental Monte Líbano, com o “Projeto Argaamol – Qualidade e Sustentabilidade”.
2 - Qualidade do Ar: Vale, com o “Projeto de Implantação de Novos Sistemas de Controle de Emissão de Material Particulado no Complexo de Tubarão – Termo de Compromisso Ambiental – TCA”.
3 - Proteção de Recursos Hídricos: Estel, como o “Projeto Aproveitamento de Água Pluvial nas Instalações Prediais da Nova Sede da Estel”.
4 - Educação Ambiental: Fibria, com o “Programa de Formação Ambiental para Comunidades Escolares “Árvore do Saber”.
4.1 - Educação Ambiental – Menção Honrosa: Samarco, com o “Projeto Educação Ambiental na Indústria de Mineração. Case: Samarco”.
5 - Responsabilidade Social: Marca Ambiental, com o “Programa Ciranda do Saber”.
6 - Relação com as Partes Interessadas: Heliomar Venâncio Arquitetura, com o projeto “Casa Popular Sustentável – Ecoville Porto Canoa”.
6.1 - Relação com as Partes Interessadas – Menção Honrosa: Cesan, com o projeto “Se Liga na Rede”.
 
Após a premiação, o presidente emérito da Findes, José Bráulio Bassini, o presidente do Consuma, Wilmar Barros Barbosa, e a diretora Regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Solange Siqueira, entregaram placas comemorativas em homenagem  às seguintes entidades e seus representantes por terem composto a Comissão Julgadora do Prêmio Findes de Meio Ambiente:
 
- Ministério Público do Estado do Espírito Santo: Dra. Isabela de Deus Cordeiro e Dra. Nícia Regina Sampaio;
- Instituto Federal do Espírito Santo – IFES: Fábio Márcio Bisi Zorzal; 
- Universidade Federal do Espírito Santo – UFES: Beatriz Câmara do Vale Pretti
 Secretaria de Meio Ambiente de Vitória: Andressa Lemos Fernandes e Maria Terezinha de Alencar Lino;
- Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - IEMA: Geovane Sartori e Flávia Karina Rangel de Godoi;
- ONG Instituto Goiamum: Iberê Sassi.
 
Também foi produzida placa em homenagem ao Sr. Robson Sarmento (que não pôde estar presente no evento) por ter sido o presidente da Comissão Julgadora, e também ao Sr. Mauro Murad, por sua atuação no Conselho de Meio Ambiente da Findes desde a sua criação, tendo inclusive sido presidente e vice-presidente do mesmo durante os mais de 20 anos de atuação deste Conselho. 

Fonte: Site da FINDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.