Amigos gostaria de compartilhar com vocês informações sobre esse evento realizado aqui em nossa comunidade de Barra do Riacho "Pescador Cidadão" no dia do pescador sábado dia 29/06/2013 na Escola Caboclo Bernardo.
O evento contou com o apoio institucional da Fibria, Portocel, Colônia de Pescadores Z-7 "Manoel Miranda" e ASPEBR Associação de Pescadores de Barra do Riacho todos se pronunciaram durante a abertura e destacaram a importância da realização de um evento como este, contamos ainda com a presença do EXMO. Sr. Prefeito de Aracruz Marcelo Coelho que também é filho de nossa comunidade. Ainda tivemos o apoio de várias instituições ambientais no âmbito Estadual e Municipal.
Durante todo dia o pescador, marisqueiras e suas famílias compareceram, buscaram os serviços, foram atendidos pelos diversos órgãos.
Aconteceu ainda demonstração de primeiros socorros com resgate de vítima de afogamento com o Corpo de Bombeiros.
Tivemos várias palestras para o público pesqueiro, marisqueiras, e familiares dos envolvidos.
O IFES e UFES trouxeram informação sobre formação e mercado profissional nas áreas de pesca, aquicultura e processamento de pescado.
O ICMbio trouxe uma palestra com informações sobre a RVS de Santa Cruz e APA Costa das Algas.
A Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz trouxe uma palestra sobre resíduos sólidos da pesca.
Durante todas as palestras o público foi bem representativo e atencioso nas informações.
O momento mais esperado foi a Mesa Redonda que aconteceu às 14hs com o tema: Regularização e sustentabilidade da atividade pesqueira.
Estiveram presentes as entidades: Capitania dos Portos, ICMbio, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz, Polícia Ambiental, Incaper, IDAF, Colônia Z-7 e ASPEBR.
Com um público pesqueiro alto e com muitas perguntas podemos ter um bom debate entre os pescadores e entidades. Podemos dizer que foi a primeira vez que um evento desse aconteceu na comunidade. Os Pescadores presentes puderam fazer suas perguntas e trazer seus questionamentos pois a mesa estava ali para ouvi-los e respondê-los. Pelo que percebi ambos saíram satisfeitos com a certeza que foi apenas o começo de muitas outras reuniões e encontros que irão surgir em vista dos pontos levantados. A Capitania dos Portos citou que caso haja demanda trará novamente a sua Unidade Móvel para atender o pescador no conforto de sua localidade.

Durante o evento o público pode ter acesso a serviços de medição de glicose, aferição de pressão arterial, teste avaliação de visão (parceria da Fibria), apresentação de projetos de apoio à atividade pesqueira pelo Sebrae, informações para emissão de Caderneta de inscrição e registros (CIR) POP e MOP amador e mestre amador na unidade móvel da Capitania dos Portos, distribuição de mudas nativas, cadastramento e informações sobre emissão de DAP e NF de produtor (pescador) pelo Incaper, orientação jurídica pela OAB, orientação sobre aposentadoria, dentre outros.
Os filhos dos pescadores e marisqueiras tiveram acesso a diversas atividades de recreação, cama elástica, oficina de pintura etc.
Durante o dia os pescadores e seus familiares também assistiram a Peça Teatral com o Grupo "De cara na Rua" que trouxe uma peça sobre a vida do pescador.
Houve sorteios de diversos prêmios como: GPS, Bússolas, Sonar, Boias, Coletes salva-vidas.
Enquanto isso lá no Rio Riacho e praia aconteceu também um mutirão de limpeza promovido pela Fundação Espaço ECO/Fibria, com apoio de barcos, MDE da Escola de Surf D'barrels, dos agentes de combate a dengue, moradores voluntários entre tantos outros que se dispuseram a colaborar na coleta de lixo.
O Evento teve início às 9:00 hs e terminou às 17:00hs, contando com um bom público durante todo dia.
O Projeto Pescador Cidadão é fruto da parceria de um conjunto de organizações que se reuniram para buscar soluções para alguns desafios de pescadores familiares de Barra do Riacho, conforme apontados em recente diagnóstico socioeconômico.
O projeto é uma ação social que proporcionou ao pescador o acesso a serviços e informações que possibilitaram o cumprimento efetivo da legislação pesqueira e o acesso aos incentivos e benefícios proporcionados pelas políticas públicas afins, ainda inacessíveis a parte dessa população.
Por Angelica Rangel.
Créditos de Imagens do Mutirão D'barrels. Obrigada