segunda-feira, 1 de julho de 2013

Evento Pescador Cidadão realizado em Barra do Racho

Amigos gostaria de compartilhar com vocês informações sobre esse evento realizado aqui em nossa comunidade de Barra do Riacho "Pescador Cidadão" no dia do pescador sábado dia 29/06/2013 na Escola Caboclo Bernardo.
O evento contou com o apoio institucional da Fibria, Portocel, Colônia de Pescadores Z-7 "Manoel Miranda" e ASPEBR Associação de Pescadores de Barra do Riacho todos se pronunciaram durante a abertura e destacaram a importância da realização de um evento como este, contamos ainda com a presença do EXMO. Sr. Prefeito de Aracruz Marcelo Coelho que também é filho de nossa comunidade. Ainda tivemos o apoio de várias instituições ambientais no âmbito Estadual e Municipal.

Durante todo dia o pescador, marisqueiras e suas famílias compareceram, buscaram os serviços, foram atendidos pelos diversos órgãos.
Aconteceu ainda demonstração de primeiros socorros com resgate de vítima de afogamento com o Corpo de Bombeiros. 
Tivemos várias palestras para o público pesqueiro, marisqueiras, e familiares dos envolvidos. 
O IFES e UFES trouxeram informação sobre formação e mercado profissional nas áreas de pesca, aquicultura e processamento de pescado. 
O ICMbio trouxe uma palestra com informações sobre a RVS de Santa Cruz e APA Costa das Algas. 
A Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz trouxe uma palestra sobre resíduos sólidos da pesca. 
Durante todas as palestras o público foi bem representativo e atencioso nas informações.

O momento mais esperado foi a Mesa Redonda que aconteceu às 14hs com o tema: Regularização e sustentabilidade da atividade pesqueira.
Estiveram presentes as entidades: Capitania dos Portos, ICMbio, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz, Polícia Ambiental, Incaper, IDAF, Colônia Z-7 e ASPEBR. 
Com um público pesqueiro alto e com muitas perguntas podemos ter um bom debate entre os pescadores e entidades. Podemos dizer que foi a primeira vez que um evento desse aconteceu na comunidade. Os Pescadores presentes puderam fazer suas perguntas e trazer seus questionamentos pois a mesa estava ali para ouvi-los e respondê-los. Pelo que percebi ambos saíram satisfeitos com a certeza que foi apenas o começo de muitas outras reuniões e encontros que irão surgir em vista dos pontos levantados. A Capitania dos Portos citou que caso haja demanda trará novamente a sua Unidade Móvel para atender o pescador no conforto de sua localidade. 
 
Durante o evento o público pode ter acesso a serviços de medição de glicose, aferição de pressão arterial, teste avaliação de visão (parceria da Fibria), apresentação de projetos de apoio à atividade pesqueira pelo Sebrae, informações para emissão de Caderneta de inscrição e registros (CIR) POP e MOP amador e mestre amador na unidade móvel da Capitania dos Portos, distribuição de mudas nativas, cadastramento e informações sobre emissão de DAP e NF de produtor (pescador) pelo Incaper, orientação jurídica pela OAB, orientação sobre aposentadoria, dentre outros.
  
Os filhos dos pescadores e marisqueiras tiveram acesso a diversas atividades de recreação, cama elástica, oficina de pintura etc.
 
Durante o dia os pescadores e seus familiares também assistiram a Peça Teatral com o Grupo "De cara na Rua" que trouxe uma peça sobre a vida do pescador.
 
Houve sorteios de diversos prêmios como: GPS, Bússolas, Sonar, Boias, Coletes salva-vidas.
  
Enquanto isso lá no Rio Riacho e praia aconteceu também um mutirão de limpeza promovido pela Fundação Espaço ECO/Fibria, com apoio de barcos, MDE da Escola de Surf D'barrels, dos agentes de combate a dengue, moradores voluntários entre tantos outros que se dispuseram a colaborar na coleta de lixo.
  
O Evento teve início às 9:00 hs e terminou às 17:00hs, contando com um bom público durante todo dia. 
O Projeto Pescador Cidadão é fruto da parceria de um conjunto de organizações que se reuniram para buscar soluções para alguns desafios de pescadores familiares de Barra do Riacho, conforme apontados em recente diagnóstico socioeconômico.
O projeto é uma ação social que proporcionou ao pescador o acesso a serviços e informações que possibilitaram o cumprimento efetivo da legislação pesqueira e o acesso aos incentivos e benefícios proporcionados pelas políticas públicas afins, ainda inacessíveis a parte dessa população.

Por Angelica Rangel.
Créditos de Imagens do Mutirão D'barrels. Obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.