quinta-feira, 26 de abril de 2012

Jovens capixabas serão treinados em Singapura para atuar na indústria naval

Um protocolo de intenções assinado nesta quarta-feira (25)  permitirá a qualificação na indústrianaval, em Singapura, de 15 jovens capixabas e três professores do Instituto Federal do EspíritoSanto (Ifespor anopelo Ngee Ann Polytechnic (NP) . A cerimônia foi realizada no PalácioAnchieta com a presença do  governador Renato Casagrande.

Também participaram do encontro o presidente da Jurong do Brasil, Martin Cheah Kok Choon; odiretor de Recursos Humanos do Grupo SembCorp Marine, Chua San Lye; o gerente de RecursosHumanos da Jurong Shipyard, Yee Lok Yeen; o diretor da Divisão de Engenharia Mecânica do NgeeAnn Polytechnic, Liang Yee Siong e o pró-reitor de Extensão e Produção do IfesTadeu PissinatiSant’Anaalém dos secretários de Estado do DesenvolvimentoMárcio Félixda Ciência eTecnologiaJadir José Pella e do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes)Anilton Salles.

governador Renato Casagrande ressaltou a importância do intercâmbio de instituições da áreatecnológica, inclusive com oportunidade para os jovens capixabas garantirem uma vaga de empregofuturamente. “Estes jovens terão uma experiência ímpar em contato com a grande indústria naval,que se expande a cada diabem como o contato com nova língua e com o formato global destasempresas”avalia o governador.

Casagrande destacou que este tipo de indústria faz parte do futuro dos capixabas que esta áreaeconômica está em franca expansão no Espírito Santo. “A tecnologia naval terá um papeldeterminante na economia do Estado muito em breve, com geração de emprego e renda, nosauxiliando na diversificação econômica e, com esta cooperação técnicaos nossos profissionais terãomaior possibilidade de participar ativamente do desenvolvimento do Espírito Santo”, acredita.

O Estaleiro Jurong Aracruz será o responsável pelo envio dos 15 estudantes e três professoresporanopara participarem de qualificação na indústria naval, em Singapura. Consultores do Ngee Ann Polytechnic (NP), em contrapartida, serão enviados ao Instituto Federal do Espírito Santo.

O Ngee Ann Polytechnic é um programa que tem o objetivo de educar e oferecer treinamentos para os estudantes do Ifes, interessados em trabalhar no Estaleiro Jurong Aracruz. Pretende ainda apoiar o Ifes na capacitação de docentes para o desenvolvimento do Programa de Treinamento “In house” relacionado à tecnologia naval, e fornecer informação e imersão nas culturas e práticas de trabalho de Singapura para os estudantes brasileiros.

A SembCorp Marine será o patrocinador do projeto, investindo mais de US$ 2 milhões, e coordenará com o Ifes e o NP o Programa de Cooperação Educacional. O Ngee Ann Polytechnic e o Ifes vão desenvolver um novo currículo para a formação de especialistas em Tecnologia Naval, adequado às legislações educacionais dos dois países.

O Programa de Especialização é destinado a estudantes do Ensino Médio Integrado dos campi do Ifes para a área de metalmecânica, bem como egressos com até um ano de conclusão. O curso é equivalente ao diploma politécnico em Singapura.

Os estudantes, que serão selecionados pelo Ifes, passarão por curso intensivo de inglês antes da viagem para Singapura. Eles serão contratados pelo Estaleiro Jurong Aracruz para trabalharem na indústria naval ao retornarem ao Brasil, depois do período de treinamento de um ano em Singapura.

O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) contribuirá para qualificar trabalhadores locais e gerar emprego na sua região de influência. Serão 6 mil novos empregos diretos. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi escolhido para participar do programa por ser uma instituição federal, que oferece cursos nas mais diversas áreas tecnológicas e em níveis médio, técnico e superior. Enquanto que Ngee Ann Polytechnic (NP) é uma instituição referência em arquitetura naval e offshore, onde é formada a maioria dos jovens que ingressa nos diversos estaleiros de Singapura.
 



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Governo Estado do Espírito Santo Rodolfo Harckbart 27 9945-7534 rodolfo.leal@seg.es.gov.br


http://www.es.gov.br/Noticias/150431/jovens-capixabas-serao-treinados-em-singapura-para-atuar-na-industria-naval.htm





    • Angelica Rangel 
      Vi hoje essa matéria, achei super interessante, coloquei no meu blog. Muitos jovens já estão comentando e se preparando para essa oportunidade. Surgiram comentários no blog sobre uma questão, o contrato foi firmado com o IFES ES, Prefeitura de Aracruz, e Governo do ES, mais quanto a seleção dos jovens, professores eles serão somente do IFES Aracruz ou todos do ES? Gostaria de esclarecer melhor para os amigos que acessam o Blog. Se for possível é claro. Grata.
    • Estaleiro Jurong Aracruz 
      Serão beneficiados com o programa de qualificação para indústria naval em Cingapura promovido pelo Estaleiro Jurong Aracruz, Sembcorp Marine, Jurong Shipyard e Instituto Ngee Ann professores e estudantes de metalmecânica do Ifes de Aracruz, Vitória e São Mateus. Em junho, será publicado na mídia um edital de convocação para inscrição para o processo seletivo. Um grupo de 45 estudantes fará um treinamento em inglês técnico e sobre a cultura de Cingapura. Depois, o grupo passará por um outro processo seletivo para esolha dos 15 estudantes que farão a qualificação para indústria naval, em Cingapura, no Instituto Ngee Ann e Jurong Shipyard.
      quinta às 15:04 · 
    • Angelica Rangel Nossa isso sim é boa notícia... Atenção estudantes do Ifes se preparem a oportunidade está a sua frente! Obrigada pelo retorno... Boa semana.
      Ontem às 09:48 ·  ·  1

3 comentários:

  1. Vamos ver se Algun jovem de Aracruz melhor de Barra do Riacho e Barra do sahy vai participar disso.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, quando vi essa matéria hoje tive uma dúvida. Quando "eles" falam que firmam contrato com o IFES, seria somente com o IFES de Aracruz ou de todo o estado? O que você acha? Na minha opinião deveria ser de Aracruz onde teremos área afetada direta e indiretamente pela Jurong, nada mais justo né. Mais não sei vou averiguar essa informação e depois volto para compartilhar. Obrigada por sua participação.

    ResponderExcluir
  3. Segue o retorno do Estaleiro Jurong Aracruz:

    Angelica Rangel Vi hoje essa matéria, achei super interessante, coloquei no meu blog. Muitos jovens já estão comentando e se preparando para essa oportunidade. Surgiram comentários no blog sobre uma questão, o contrato foi firmado com o IFES ES, Prefeitura de Aracruz, e Governo do ES, mais quanto a seleção dos jovens, professores eles serão somente do IFES Aracruz ou todos do ES? Gostaria de esclarecer melhor para os amigos que acessam o Blog. Se for possível é claro. Grata.
    26 de Abril às 21:30 · Curtir

    Estaleiro Jurong Aracruz Serão beneficiados com o programa de qualificação para indústria naval em Cingapura promovido pelo Estaleiro Jurong Aracruz, Sembcorp Marine, Jurong Shipyard e Instituto Ngee Ann professores e estudantes de metalmecânica do Ifes de Aracruz, Vitória e São Mateus. Em junho, será publicado na mídia um edital de convocação para inscrição para o processo seletivo. Um grupo de 45 estudantes fará um treinamento em inglês técnico e sobre a cultura de Cingapura. Depois, o grupo passará por um outro processo seletivo para esolha dos 15 estudantes que farão a qualificação para indústria naval, em Cingapura, no Instituto Ngee Ann e Jurong Shipyard.
    quinta às 15:04 · Curtir

    Angelica Rangel Nossa isso sim é boa notícia... Atenção estudantes do Ifes se preparem a oportunidade está a sua frente! Obrigada pelo retorno... Boa semana.
    Ontem às 09:48 ·

    ResponderExcluir

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.