terça-feira, 17 de abril de 2012

Vereador sem salário. Acredite. Um dia já foi assim no Espírito Santo


28/10/2011 - 16h55 - Atualizado em 28/10/2011 - 16h55

Gustavo Wernesbach, 101 anos, foi vereador por Domingos Martins nas décadas de 1940 e 1950. O voto era dado por confiança e eles não recebiam salário

LEONARDO QUARTO - GAZETAONLINE

foto: Leonardo Quarto
Gustavo Wernesbach mostra projeto de lei apresentado quando era vereador. Projeto lutava contra o desmantamento
Gustavo Wernesbach, 101, mostra projeto de lei apresentado como vereador: 'Era diferente. Não se gastava tanto dinheiro'.
 
Há quem diga que eles trabalham pouco e ganham muito, que nem todos são honestos e que não têm representatividade. Especialmente por causa de uma série de atitudes no mínimo questionáveis vistas recentemente. Mas nem sempre foi assim. Se hoje vereadores de todo o Estado lutam contra a opinião pública para aumentar seus próprios salários, nos anos 40 e 50, eles não eram nem remunerados.

Veja também:
Mapa registra quantos são e quanto ganham os vereadores dos 78 municípios do Estado


Um representante desta época é o ex-deputado estadual e ex-vereador Gustavo Wernesbach, o simpático senhor de 101 anos que você vê na foto ao lado. Hoje o antigo parlamentar mora com a esposa, dona Isabel Poli, de 77 anos, no Vale da Estação, em Domingos Martins. O sotaque alemão entrega: Wernesbach é neto de germânicos que chegaram ao país em 1860.

Conheça outras produções especiais do Gazeta Online

A atividade não era remunerada e os votos, segundo ele, eram dados por confiança. Entre 1945 e 1954, Wernesbach foi vereador por Domingos Martins. Logo depois, teve três mandados na Assembleia Legislativa. "Não se gastava tanto dinheiro, acreditávamos nas pessoas. Era tudo bem diferente. Um fato comum, inclusive, era recebermos presentes da população depois de eleitos", lembra.
foto: Leonardo Quarto
Gustavo Wernesbach mostra diplomas que recebeu durante a vida
Gustavo Wernesbach mostra diplomas que recebeu durante a vida: 'Para que ganhar dinheiro? Vereador não faz nada demais'.

Sem salário


A Câmara de Domingos Martins tinha nove vereadores no tempo de Wernesbach. E, segundo ele, todos o apoiaram em um projeto apresentado que garantia o não recebimento de remuneração. "Eu pensava o seguinte: o povo me elegeu, acreditou em mim. Para que vou ganhar dinheiro? Até porque o vereador não faz nada demais. Tínhamos que trabalhar é para diminuir os gastos do prefeito. Até porque quem paga os impostos é o povo que trabalha", acredita.

Leia também:
Em pelo menos 35 cidades do Estado, vereadores se reúnem apenas duas vezes por mês


Mesmo longe das atividades, o ex-vereador diz que não deixa de votar nem de acompanhar a política. Ele relata que está contente com a atual situação do país, lembra que é de vital importância que o Brasil se mantenha nos rumos da democracia e lamenta o preconceito que o próprio meio criou com os políticos. "Hoje é só entrar na política e ser chamado de ladrão e corrupto", diz.

Corrupção

Sobre as recentes denúncias de corrupção na política, Gustavo reclama da mudança de comportamento da população ao longo dos anos. Para explicar melhor, ele dá um exemplo do tempo em que era comerciante. "Era comum vender fiado, pois poucos tinham condições de pagar. Nós fazíamos crédito de dois ou três meses. Ninguém deixava de pagar. A palavra naquele tempo valia muito", recorda com saudade.
foto: Leonardo Quarto
Gustavo Wernesbach e a esposa Isabel Poli, ao fundo políticos que homenagearam Gustavo
Gustavo Wernesbach e a esposa, Isabel Poli: 'E ainda tem o problema de gastar na campanha mais do que vai receber durante os quatro anos de mandato. Nesse ponto as pessoas começam a roubar para recuperar o investimento'.
E foi o comércio que fez com que Wernesbach deixasse a política. "Chegou um tempo que tive de dar mais atenção aos meus negócios. Meus sócios estavam cansados e a loja precisava de atenção para ser preservada. Depois me arrependi, poderia ter ficado mais tempo na política", lamenta. 
"Hoje é muito mais difícil fazer política. Existe um pensamento que você entra na política mal intencionado. Na minha época era o contrário. E ainda tem o problema de gastar na campanha mais do que vai receber durante os quatro anos de mandato. Nesse ponto as pessoas começam a roubar para recuperar o investimento. Se nós pagamos muito imposto a culpa é dos corruptos", Gustavo Wernesbach, ex-deputado estadual e ex-vereador. 
 
 
foto: Leonardo Quarto
Gustavo Wernesbach se despede da reportagem na porta de casa, na Vila da Estação, em Domingos Martins
Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.