quinta-feira, 14 de março de 2013

Estado vai oferecer 1,5 mil vagas de cursos a distância

Por Tiago Félix

Serão cursos profissionalizantes de agente comunitário de saúde, hospedagem e transações imobiliárias


Quem diz que não tem tempo para fazer um curso profissionalizante, por trabalhar durante o dia, não terá mais desculpa por falta de tempo. O governo do Estado oferece pela primeira vez cursos de modalidade de Ensino a Distância. Ao todo serão oferecidas 1,5 mil vagas para agente comunitário de saúde, hospedagem e transações imobiliárias. A previsão é que as aulas comecem ainda neste primeiro semestre de 2013.

Os cursos serão destinados a alunos do Ensino Médio já concluído. A carga horária dos cursos será de 1,2 mil horas, oferecidos nos municípios de Aracruz, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, João Neiva, São Mateus, Muniz Freire, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Mimoso do Sul. As inscrições começam no dia 18 e irão até dia 22 de março.

Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), a ideia é ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio e gratuito. Casagrande ressaltou que esse tipo de investimento é uma forma de qualificar a educação. "Podem querer tira tudo do nosso Estado, mas talento e criatividade eles não conseguem. Estamos investindo para qualificar ainda mais os estudantes e prepará-lo para o mercado de trabalho", ressalta.

O projeto será gerenciado pelo Instituto Federal do Paraná terá aulas presenciais através das tele aulas, que serão transmitidas via satélite. As aulas, acontecerão nos 11 polos das escolas públicas, terão equipamentos para proporcionar a interação do aluno com o monitor ao vivo por telefone e através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Os alunos receberão livros de didáticos, segundo a secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho. As aulas presenciais acontecerão uma vez por semana no período noturno. As demais serão no ambiente virtual dos cursos. O edital do projeto foi lançado nesta quinta-feira (14), e o invetsimento será aproximadamente R$ 6 milhões.

Cursinho para o  Enem

Outra novidade lançada nesta quinta durante uma solenidade de investimento na área da Educação, foi o curso preparatório para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em todos os municípios do Estado. A estimativa é que 30 mil alunos do Ensino Médio participe do cursinho, que ocorrerá duas vezes por semana no contra turno e até mesmo aos sábados, para aqueles que trabalham. As inscrições começam na segunda quinzena de abril.

De acordo com o subsecretário de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Eduardo Malini, os alunos interessados devem procurar as secretarias das escolas, onde estudam, nesta sexta-feira (15), para formação de turmas. A novidade oferecerá material de didático aos alunos. "É um curso preparatório para o Enem, mas está inserido em um contexto muito maior de valorização do estudante e oportunidade", ressalta Malini.

Curso Superior

Mais de 2,018 mil estudantes tiveram a oportunidade de conseguir uma bolsa em uma universidade privada do Estado. O estudante Eduardo Antônio Bicalho Scalzer, 22 anos, é um dos que conseguiu realizar o sonho de fazer faculdade de medicina. Ele iniciou o curso neste ano. "Venho tentando há dois anos só neste ano que fui presenteado com essa bolsa. Mas, não preciso agradecer o governo por isso, porque é o dever dele oferecer educação já que não tem faculdade disponível para todos", pontua.

O governo do estado investiu mais de R$ 11 milhões, com oferta de 2,018 vagas distribuídas para 44 cursos de 35 instituições de ensino particular, atendendo todo os 78 municípios do Estado.

Fonte: Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.