sexta-feira, 25 de outubro de 2013

De passagem pelo Estado, príncipe saudita deve comer moqueca capixaba

Vinda do magnata está cercada de mistérios: ninguém confirma a data e horário de chegada do bilionário a Vitória

RITA BRIDI E MIKAELLA CAMPOS



A vinda do príncipe da Arábia Saudita Khaled bin Alwaleed Alsaud ao Espírito Santo, na próxima semana, está cercada de mistérios. Em nome da segurança do ilustre visitante, ninguém confirma a data e horário de chegada do bilionário a Vitória. Sabe-se que há uma reserva em seu nome no Hotel Sheraton, na Capital, para segunda-feira, mas ele poderá vir apenas na manhã de terça-feira.
Foto: Divulgação
Divulgação
O príncipe com sua esposa, Princesa Ameerah Al Taweel, de 30 anos (de verde)

No início da noite de ontem estavam confirmados dois compromissos na sua agenda: o almoço com o governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta e a reunião de trabalho, com início programado para as 14h. O cardápio não foi divulgado, mas é provável que o prato principal seja a tradicional moqueca capixaba. 

De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sedes), o príncipe Alsaud irá ao almoço com cinco pessoas de sua comitiva. Os dirigentes do terminal portuário Petrocity, empreendimento que será construído no litoral de São Mateus e que tem o bilionário como principal investidor, também foram convidados para o almoço que será oferecido pelo governador anfitrião.
Divulgação / Internet
Após a refeição, será realizada a reunião de trabalho para apresentação detalhada do projeto do terminal portuário. O secretário estadual de Desenvolvimento, Nery De Rossi, participará dos encontros.

O empreendimento, que terá investimento de R$ 1 bilhão, visa a dar suporte às operações offshore de petróleo e gás e será instalado em Urussuquara, Norte capixaba.

O príncipe vem chamando a atenção por sua riqueza, distribuída por mansões, carro de diamantes e até um Boeing particular, com trono especial.

Pela manhã

Mesmo com a indefinição a respeito da data e horário da chegada, não está descartada a possibilidade de o magnata sobrevoar a região escolhida para a construção do terminal portuário. Os dirigentes do empreendimento têm a intenção de sugerir a Alsaud o sobrevoo, mas até a noite desta sexta-feira (25) não havia a confirmação.
Sabe-se que os diretores do projeto do terminal Petrocity têm uma reunião de trabalho agendada para as 9h de terça-feira, entretanto não há confirmação de participação do príncipe. O sobrevoo, se for concretizado, deverá ocorrer após a reunião dos dirigentes do porto.

Se Alsaud chegar a Vitória na segunda-feira, há expectativa de que ele se hospede no Hotel Sheraton, na Praia do Canto, onde foi feita reserva em seu nome. De acordo com informações obtidas na tarde de ontem, o príncipe já estaria no Brasil.

Na capital paulista, sua comitiva estaria hospedada no Sheraton, e o príncipe, no Hyatt.

Até o final da tarde a Infraero não havia recebido pedido para autorização de pouso de alguma aeronave do bilionário nem reserva de vaga no pátio de estacionamento. De acordo com a entidade, solicitações dessa natureza devem ser feitas com 24 horas de antecedência.

Procurada, a Casa Militar informou que a assessoria do príncipe não requereu ao governo estadual disponibilização de efetivo para a segurança do bilionário.

A Polícia Federal no Espírito Santo também afirma não ter recebido qualquer solicitação de proteção envolvendo a visita do príncipe a Vitória.

A GAZETA entrou em contato ainda com o Exército, porém a corporação disse que apenas segunda-feira poderá informar se será a responsável pela segurança do investidor árabe.

Área

O porto Petrocity ficará em área de 1,5 milhão de metros quadrados em Urussuquara, em São Mateus, Norte do Estado. 

Investimento
O projeto, que começa a ser executado nos primeiros meses de 2014, demandará R$ 1 bilhão e vai gerar 2 mil empregos diretos quando entrar em operação. No período de sua instalação, serão gerados 1,8 mil postos de trabalho.

Chegada do príncipe provoca curiosidade em São Mateus
Foto: Divulgação
 Divulgação
Porto offshore e estaleiro Petrocity em São Mateus
A chegada do príncipe árabe Khaled Bin Alwaleed Alsaud ao Estado na próxima terça-feira (29) já está movimentando a cidade de São Mateus, onde o bilionário investirá em um porto. 

Nas ruas, os moradores dão seu recado a Alwaeed, desejando que ele veja a realidade de pobreza da região e possa ajudar. Muitos ainda não sabiam da visita do magnata, mas alguns disseram que gostariam de encontrá-lo. 

A empregada doméstica Maria Dajuda Pereira garante que levaria o milionário para o extremo Norte. “Levaria ele para Pedro Canário, para ver se ele conserta aquela cidade, lá tem muitos problemas. Se ele não desse jeito na cidade, eu daria jeito nele”, brinca Maria.

Para a agricultora Sara Martins de Oliveira, o bilionário deveria pegar o caminho da roça. “Ele teria que ficar uns tempos no interior e conhecer a nossa realidade”.

A servidora pública Ana Márcia Feitosa está esperançosa. “Espero que traga crescimento para a cidade. Tenho esperança de um futuro melhor para os meus netos”.

O agricultor Jones dos Santos Anastácio afirma que se tivesse oportunidade, distribuiria a fortuna do príncipe. “Se eu pudesse falar com ele, pegaria um pouco do dinheiro e daria para as pessoas que precisam. Não sei pra que uma pessoa com tanto dinheiro”, diz Jones.

“Ele será muito bem-vindo e o investimento dele no município, também. Vai trazer muitas melhorias e gerar boas oportunidades de emprego”, opina a autônoma Ângela Maria Fabiano.

A prefeitura não confirma, mas há expectativas de que o membro da realeza do Reino da Arábia Saudita passe pela cidade.

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.