quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Projeto valoriza cultura popular do Espírito Santo

Nesta quarta-feira (30) acontece o 1º encontro da Roda de Mestres e Griôs

O prédio do Cemuni V, no campus de Goiabeiras da Ufes, abriga a 1ª edição do projeto Rodas de Mestres e Griôs do Espírito Santo, hoje, às 18h30. A iniciativa vai promover, até o dia 27 de novembro, uma série de encontros comandados por mestres e bandas de congo do Estado, que contarão um pouco de sua história e de suas peculiaridades rítmicas.

Dona Astrogilda participa da 1ª edição do encontro de Mestres e Griôs

Na primeira edição, o evento terá a participação dos mestres Dona Astrogilda e Antônio Ramos, além de três integrantes da banda de congo São Benedito do Rosário, de Vila do Riacho, Aracruz. Fundado em 1798, o grupo se apresentou até para D. Pedro II, quando o então imperador do Brasil visitou o interior do Estado. Inclusive, o primeiro uniforme de São Benedito do Rosário foi dado por D. Pedro II.
Para o produtor cultural Fábio Carvalho, idealizador do projeto, a intenção do Rodas de Mestres e Griôs é estimular o acesso à cultura popular do Espírito Santo. “Esses mestres têm um conhecimento que só pode ser passado por meio da oralidade. Nada melhor que transmitir suas histórias em uma roda de conversa”, diz.
Segundo Fábio, o resultado esperado dos encontros é um diálogo maior entre a comunidade acadêmica e a tradição popular. Se bem-sucedido, o projeto pode abrir mais as portas da universidade e tornar constante a valorização da cultura do congo, e não só um festejo espaçado.
“Nós vemos congo apenas na época da festa”, afirma Fábio. “É importante a manutenção dessas manifestações e a preservação das histórias, se não o nosso estudo fica erudito demais. E é na universidade que brota o conhecimento para o público em geral.”
O projeto Roda de Mestres e Griôs é realizado com recursos do edital Diversidade Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult).

Lançamento da Roda de Mestres e Griôs do Espírito Santo
Quando: Quarta-feira (30), às 18h30
Onde: Cemuni V (próximo ao Cine Metrópolis), no Centro de Artes da Ufes. Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Entrada gratuita
Informações: (27) 4009-2564

Fonte: A GAZETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.