terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ministério Público prepara medida judicial para reverter aumento de vereadores


DEvemos estar atentos...

30/01 - 10h15

Ministério Público prepara medida judicial para reverter aumento de vereadores

Samanta Nogueira
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
foto: Arquivo - Gustavo Louzada - AG
Fernando Zardini - Foto de Gustavo Louzada - GZ
De acordo com o procurador-geral de Justiça, algumas formas de concessão do reajuste já apresentam supostas irregularidades


As Câmaras de Vereadores do Espírito Santo estão sendo investigadas pelo Ministério Público Estadual (MPES). De acordo com o procurador-geral de Justiça, Fernando Zardini, o objetivo é verificar a legalidade dos aumentos concedidos aos vereadores para a legislatura de 2013.

O MPES apresentará uma medida judicial para reverter o aumento irregular nos salários dos parlamentares. As investigações serão realizadas durante este primeiro semestre de 2012.

O MPES  requisitou a documentação relativa aos aumentos das câmaras que já foram divulgados e está avaliando a legalidade desses percentuais e a forma como foram concedidos. "Nós estamos calculando para aquelas Câmaras que já nos responderam um prazo de 30 a 40 dias para verificar a legalidade ou a necessidade de uma ação. As demais serão analisadas à medida que as resoluções forem aprovadas e nós formos recebendo todo o material."
 
Os promotores de Justiça, que atuam na área no Estado, receberam um ofício do MPES para que façam o acompanhamento da forma de concessão e dos percentuais do reajuste dos subsídios. O Ministério Público ainda firmou um termo de cooperação mútua com o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES). Uma comissão avaliará os impactos orçamentários, financeiros e o nível de endividamento do município para verificar se esses aumentos atendem a demandas da cidade, da comunidade e dos vereadores, segundo Zardini.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, algumas formas de concessão do reajuste já apresentam supostas irregularidades, como no caso da Câmara de Vereadores de São Mateus onde a votação ocorreu de madrugada. "Nós estamos fazendo a avaliação, mas algumas situações nos chamam a atenção, por exemplo a forma de concessão durante o período da madrugada, o que foge aos princípios constitucionais. Nós estamos avaliando todos esses requisitos para fazer a proposição ou não, se for o caso, de uma medida judicial para reverter isso", disse.

Todas as Câmaras serão investigadas quando fizerem as respectivas resoluções de aumento dos subsídios dos vereadores. A análise será realizada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas no decorrer do primeiro semestre deste ano. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.