sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Aracruz cria comitê dos Narcóticos Anônimos

03/08/2012 às 08:44

http://adictoseanonimos.blogspot.com.br/
   Um comitê da Irmandade NA (Narcóticos Anônimos) foi criado em Aracruz, funcionando aos sábados, de 17h30 às 21h30, na sala 104 do número 1.488 da avenida Venâncio Flores, no centro, ao lado da Mercearia Cuzzuol e no mesmo edifício em que funciona o AA (Alcoólicos Anônimos), este com reuniões às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, de 19h30 às 21h30, e aos domingos, de 9 às 11 horas.

   A entidade integra o Comitê de Serviço de Área do Espírito Santo (CSA-ES). Narcóticos Anônimos é uma associação internacional, sem fins lucrativos, de homens e mulheres, adictos em recuperação, que se reúnem regularmente para se ajudarem uns aos outros a se manterem limpos do uso de drogas.

   Surgiu em 1953, no Sul da Califórnia, Estados Unidos, e hoje está em mais de 130 países, abrigando cerca de 40 mil reuniões semanais. No Brasil, NA chegou em 1985 e conta atualmente com cerca de 850 grupos, sendo 31 no Espírito Santo, a maioria na Grande Vitória. A Irmandade de Narcóticos Anônimos não tem opinião sobre questões alheias e atua de forma independente (é autossustentada por seus membros) e desvinculada de qualquer outro órgão ou instituição, não apoiando, endossando ou financiando qualquer empreendimento fora do seu propósito primordial, que é levar a mensagem ao adicto que ainda sofre.

   Há somente um requisito para ser membro: ter o desejo de parar de usar drogas. Não importa o que ou quanto usou, quais eram seus contatos, o que fez no passado, condição social, preferência sexual, sexo, idade, religião ou falta de religião. É um programa de total abstinência de todas as drogas, inclusive álcool, maconha ou drogas fármaco-dependentes.

Anonimato
Através do princípio do anonimato, todos os seus membros são iguais perante a doença (ninguém julga ou faz diagnóstico de ninguém) e suas identidades são preservadas. Sabemos que o programa de recuperação é perfeito, mas o adicto pode falhar, assim, ninguém está apto a levantar a "Bandeira de NA".

Como conhecer o NA?
Os grupos de NA oferecem reuniões diárias e regulares a seus membros para o propósito da recuperação pessoal. E cada grupo dispõe, uma vez por mês, em sua agenda, de reuniões abertas ao público em geral. Essas reuniões permitem que as comunidades visitem os grupos de NA e vejam como funciona a recuperação dos que ali vão buscar ajuda para si próprios.

Apadrinhamento
Em Narcóticos Anônimos não há médicos, terapeutas ou conselheiros. O que mais se aproxima dessa ideia é o padrinho ou madrinha: um membro com mais experiência que auxilia o recém-chegado a praticar o programa.

Atendimento à sociedade
Narcóticos Anônimos não tem cargos (presidentes, diretores, gerentes, supervisores etc.). Tem líderes, que são membros que assumem encargos temporários e se alternam em tarefas voluntárias e periódicas.

Narcóticos Anônimos oferece
Painéis de apresentações públicas (palestras), totalmente gratuito, àqueles que solicitam (agenda prévia com mínimo de 15 dias).
Reuniões regulares para pessoas que estão temporariamente impedidas de virem a uma reunião de NA (pessoas que estão internadas em clínicas especializadas, hospitais ou presídios - independente de serem ou não membros de NA).
Serviço de atendimento telefônico para encaminhar um adicto em potencial para um grupo ou prestar outros esclarecimentos sobre a irmandade.

O que é adicto?
O adicto (escravo, viciado, do Latim) é simplesmente um homem ou uma mulher cuja vida é controlada pelas drogas. São três as características principais da doença da adicção:
Compulsão - é o aspecto físico da doença (uma vez ingerida a mínima quantidade qualquer de drogas, não se consegue mais parar de usar).
Obsessão - é o aspecto mental da doença - (a mente e os pensamentos estão voltados em se arranjar maneiras e meios de conseguir mais drogas, continuamente).
Egocentrismo - é o aspecto espiritual da doença - (o adicto se sente como o centro das atenções do mundo e se isola em si mesmo).

Fonte: Folha do Litoral
http://www.folhalitoral.com.br/site/index.php?p=noticias_ver&id=3804

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, pois precisava mesmo que tivesse um grupo de apoio, aos desfortalecidos pelo uso de drogas. Eu um membro do CSA-ES, participo da sala virtual.
    O meu papel é ajudar mesmo os que não querem, passo o link para os que conheço, sempre que encontro com um. Nunca participei de reuniões presenciai, fiquei internado 52 dois em uma clínica, depois de três anos tive uma recaída, estou há dois anos em pé de novo. "Caia mil vezes, mais levante mil e uma vez". Vou citar o melhor livro da bíblia, com sua licença. "Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes" Provérbios 11:2. São somente dois livros bíblicos que leio, Provérbios e Eclesiastes. Vale a pena. E Mais uma vez, parabéns para vocês. Estamos Juntos. Este é o meu contato 27 99751 3786, meu nome, Pedro

    ResponderExcluir

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.