quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sem dinheiro no caixa um ano, Centro do Oncologia de São Mateus vai fechar as portas

Até que se faça ou venham a inaugurar uma outra unidade, o governo deveria cumprir seu papel e manter a unidade aberta e funcionando. Além de demitir funcionários irá deixar vários pacientes na mão, tendo os mesmos que recorrerem a Linhares ou Vitória. Isso é lamentável!
Angélica Rangel 
 
23/08/2012 - 12h20 - Atualizado em 23/08/2012 - 12h20

Pelo menos 100 pessoas em tratamento terão que viajar até Linhares ou Vitória para continuar às sessões de quimioterapia

Da Redação Multimídia

Patrik Camporez
pmacao@redegazeta.com.br

Sem dinheiro no caixa há quase um ano, a Unidade de Tratamento de Câncer de São Mateus vai fechar as portas. A paralisação total das atividades está marcada para a próxima quarta-feira (29), quando um representante do governo do Estado deve ir à cidade anunciar o definitivo fechamento da unidade.

Coordenada pela Associação Mateense de Combate ao Câncer (Amecc), o centro atende a pacientes de 14 municípios do Norte. Pelo menos 100 pessoas em tratamento terão que viajar até Linhares ou Vitória para dar continuidade às sessões de quimioterapia.

A coordenação da Amecc alega motivo do fechamento é a falta de repasse de recursos por parte do governo do Estado, principal mantenedor da unidade. Desde outubro do ano passado, a clínica tem deixado de receber novos pacientes, devido aos problemas financeiros enfrentados pela entidade.

De acordo com a presidente da Amecc, Luíza Dutra, pacientes e funcionários estão indignados com a situação. Ontem, foi realizada uma das últimas sessões de quimioterapia no local. "Não olham para nós com dignidade e não estão nem aí se a gente vai ter que andar 100 ou 300 quilômetros para fazer tratamento", relatou uma paciente de São Mateus.

O aposentado Mateus Conchave Gomes, 83 anos, sofre de câncer na próstata e, mensalmente, vai até a unidade de oncologia para ser medicado. Na tarde de ontem, o aposentado recebeu um encaminhamento e, a partir de agora, vai ter que continuar o tratamento no Hospital Rio Doce, na cidade de Linhares, a 85 quilômetros de sua casa.

"Aqui em São Mateus é tão pertinho da minha casa. Nem sei mais o que vou fazer. Me deslocar, por conta própria, até Linhares vai ser difícil", desabafou o paciente.

A unidade de tratamento especializado em oncologia foi inaugurada em novembro de 2010 e, até abril de 2011, já havia realizado 2.097 consultas, 1.129 exames e 3.016 sessões de quimioterapia.

Todos os funcionários serão demitidos

A Unidade de Tratamento de Câncer de São Mateus conta enfermeiro, psicólogo, três médicos e pelo menos outros oito funcionários. Segundo a presidente da Associação Mateense de Combate ao Câncer (Amecc), Luíza Dutra Neves, todos os colaboradores terão que ser demitidos dos cargos.

Todos os equipamentos da unidade de oncologia vão ser doados; e o prédio onde funciona, que é alugado, vai ser desocupado. O Hospital Maternidade de São Mateus e a Secretaria Municipal de Saúde vão ficar com os equipamentos.

O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, informou que a Procuradoria-Geral do Estado orientou a secretaria que parasse de repassar o dinheiro pelo fato de a Unidade de Oncologia de São Mateus não estar funcionando dentro de um hospital de grande porte.

Expansão

O secretário nega que esteja havendo um encolhimento na rede de tratamento para pacientes com câncer. "O governo está em fase de expansão. Quando for inaugurado o Hospital de São Mateus, vamos implantar o serviço completo como deve ser", completou. O hospital deve ser inaugurado, provavelmente, no ano que vem. Porém, a data ainda não está definida.

Fonte: Gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.