segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Presas doam cabelos e recebem lições de vida


Material será usado em perucas; pacientes que lutam contra câncer falaram às internas

12/08/2012 - 20h18 - Atualizado em 12/08/2012 - 20h18
A Gazeta

foto: Wilton Prata/ Divulgação
Quarenta detentas da unidade de Cariacica cortaram e doaram seus cabelos para confecção de perucas para pacientes com câncer atendidos pela Afecc. Editoria: Cidades. Foto: Divulgação
Quarenta detentas cortaram seus cabelos; a ação emocionou cabeleireiros,  pacientes e as próprias internas
Priscilla Thompsonppessini@redegazeta.com.br

Quarenta internas do Presídio Feminino de Cariacica deram uma lição de solidariedade. Doaram parte de seus cabelos para confecção de perucas naturais que serão usadas por pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital Santa Rita/Afecc, em Vitória.

Incentivadas pela direção do presídio a participar da campanha de doação que há cerca de três anos distribui perucas a pacientes de vários hospitais do Estado, elas emocionaram a equipe do cabeleireiro responsável pela confecção, Dirceu Paigel, durante o evento de entrega dos cabelos, na sexta-feira.

"Foi uma surpresa muito grande. Algumas delas vinham me dizer que haviam doado pouco cabelo, mas que era tudo o que tinham para oferecer. Foi muito sincero", contou. Dirceu explica que cada peruca custa R$ 1.100,00, em média. "A doação é feita a pacientes que não têm condições financeiras."

A diretora do presídio, Mônica Tamanini, conta que a ideia de participar da campanha foi da equipe técnica da unidade, que buscava formas de despertar a generosidade e a solidariedade das internas. "Quando falamos do projeto, todas adoraram. Uma até se emocionou ao cortar o cabelo."

Agora, a doação deverá ser permanente. "Dirceu disse que vai treinar nossa cabeleireira para fazer o corte que aproveita melhor o cabelo. Até parentes das internas querem participar", conta Mônica.

Para quem recebe as perucas, o gesto tem um significado ainda maior, explica a diretora administrativa da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), Léa Regina Penedo Gonçalves. "A cura de um paciente com câncer não acontece só pelo tratamento médico, mas pela melhoria da autoestima e pela fé. E as perucas ajudam na autoestima", diz.

No evento, três pacientes foram agradecer às internas e contar suas histórias. "Para todas, ficou claro que a doação é importante também para quem doa. Foi lindo ver pacientes e internas se abraçando e agradecendo umas às outras."
"Estou feliz por saber que ajudarei alguém"
foto: Wilton Prata/ Divulgação
Quarenta detentas da unidade de Cariacica cortaram e doaram seus cabelos para confecção de perucas para pacientes com câncer atendidos pela Afecc. Editoria: Cidades. Foto: Divulgação
Cabelo vai virar perucas para pacientes que lutam contra o câncer
A participação das 40 internas do Presídio Feminino de Cariacica à campanha de doação de cabelos contagiou outras mulheres que cumprem pena na unidade. Ao todo, o presídio conta com 390 detentas nos regimes fechado, aberto e semiaberto.

Ao saber da campanha, a interna E.S., 39 anos, não pensou duas vezes. "Fui cabeleireira por 15 anos. Quando soube que minha ação poderia ajudar uma paciente com câncer, aceitei na hora. Só quem sofre pode entender um pouco dessas mulheres. O processo de recuperação da autoestima de uma paciente com câncer é parecido com o nosso, que é diário. Estou muito feliz por saber que poderei ajudar alguém", contou, com lágrima nos olhos.

Do outro lado dessa história estão centenas de mulheres que lutam contra o câncer. Durante o evento, a paciente Luciana Cardoso, 53, falou sobre a superação do câncer de mama que teve. "Fiquei muito emocionada em ver tamanho gesto de amor. Tive que me conter para não chorar. Eu me vi um pouco no olhar daquelas mulheres", disse.
Para ajudar
Os interessados podem procurar a Afecc ou o cabeleireiro Dirceu Paigel

Contatos
Afecc: telefone (27) 3334-8006
Dirceu: 3376-3882

Fonte: Jornal A Gazeta Pag. 7 13/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.