domingo, 16 de junho de 2013

Conheçam o Nino Viola, um talento de nossa Aracruz.

Amigos, sabe aquele dia que você precisa ir até um lugar para cumprir um compromisso e chegando lá você para e pensa: Obrigada Senhor por me trazer até aqui!
Pois é, amados ontem recebi o convite do grupo de teatro que eu apoio "De cara na rua" para levá-los até Guaraná onde eles iriam se apresentar. 


Falei com meu esposo para levá-los e daí na hora me deu uma vontade de ir também. Fomos igual uma lata de sardinha mas valeu a pena. O grupo se apresentou para os presentes tudo de forma muito simples e divertido. O pessoal da organização da festa indicou uma casa onde eles iriam se arrumar para a apresentação, eu e meu esposo fomos acompanhá-los. 

Chegando lá nos deparamos com uma casa simples e acolhedora onde conhecemos o Sr. Nino de Almeida, mais conhecido como Nino Viola. 
Ele abriu as portas de sua casa e nos apresentou seu trabalho de artesão. 
Amigos ficamos totalmente encantados e maravilhados com suas obras de arte, sim porque são verdadeiras obras de arte. Vejam e apreciem:





Pronto dali em diante "garramos" numa conversa deliciosa com o seu Nino Viola. Ele nos contou que faz trabalhos em madeira desde os oito anos de idade ele é de Minas Gerais já morou em São Paulo onde conheceu Tião Carreiro tomaram umas cachacinhas juntos e até tocaram umas modas de viola aquela de raiz mesmo e lindas por sinal.

Depois o Nino Viola veio morar em Guaraná ES onde mora até hoje com sua família. Sua história de vida é contagiante, história de uma vida muito simples e humilde, cheia de relatos até tristes mas que o Nino faz questão de não deixar a tristeza chegar em nenhum momento. Desde já estarei sempre em oração pela sua irmã, para que Jesus providencie a cura de suas dores e males. Um homem simples, mas com um coração enorme, de caráter glorioso e de palavras tão sinceras e reconfortantes nos dando uma bela lição de vida. Adorei suas falas e seus "causos". 
Nos fundos de sua casa o Seu Nino tem um pequeno ateliê onde é também o seu recanto feliz lá ele esculpe suas peças bem calmamente sem pressa e sem estresse. 

O mesmo nos contou que já fez diversas restaurações em imagem sacras para todo o ES e tem suas obras espalhadas por aí. Imaginem uma pessoa que ama o que faz? É o Nino Viola. 
Ah vocês podem estar se perguntando porquê Nino Viola? Eu explico: Ele claro toca uma viola como ninguém e claro que tocou pra gente apreciar um pouquinho de uma moda lógico de Tião Carreiro. Nos mostrou também um vídeo gravado pelo celular onde canta uma moda com sua filha Dara, ouvimos emocionados a moda enquanto o mesmo nos falava com muito orgulho seu amor pela filha tão talentosa quanto o pai. 


Conforme eu e meu esposo íamos ouvindo as historias de Seu Nino, a gente ia se olhando e pensando como foi bom estar aqui hoje. Sou fascinada por histórias, por culturas, artesanato, músicas, pessoas especiais e estar ali conhecendo essa pessoa foi um presente divino mesmo.
Bom claro tirei muitas fotos do trabalho e arte do Nino Viola, o mesmo deu-me de presente umas outras fotos de outros trabalhos mais antigos, e assim ficamos algumas horas curtindo essa companhia muito pra lá de agradável. Inclusive uma dessas fotos tem uma igreja que foram utilizados 18 mil palitos de dente para sua confecção, simplesmente incrível.

Quem quiser conhecer um pouco do trabalho do Nino Viola é só chegar ali em Guaraná no Bairro Santa Rita de Cássia perto da caixa d'água, todo mundo lá conhece o mesmo e sua família. Sua casa está sempre aberta e seus trabalhos ficam expostos num canto especial da casa. 
O artesão Nino Viola faz obras em madeira talhada, em palitos de dente, palitos de picolé e outros. Também faz reforma e restaurações em obras de madeira e até sacras. Todas que estão nas fotos estão a venda lá.
O Nino Viola e sua filha também se apresentam em dupla cantando belíssimas modas de viola quem quiser contratar é só entrar em contato pode deixar seu comentário aqui ou entrar em contato com o próprio pelo facebook dele.
Eles tem uma moda de viola que escrita pelo mesmo que é só ligar para a rádio Nova Onda e pedir pra tocar. Vamos valorizar nossos talentos, nossos frutos da terra.
Ah quem quiser conhecê-lo o facebook dele é https://www.facebook.com/nino.dealmeida.3

Obrigada Nino Viola por nos permitir entrar em sua casa e adentrar em sua vida.
Obrigada Senhor por nos levar até essa pessoa maravilhosa que nos encantou com sua simplicidade e generosidade.

Em homenagem ao Nino Viola segue um trecho que define bem nosso encontro:

No Lugar que tem tristeza , eu vou levar alegria

Vou levar sinceridade onde existe hipocrisia

No lugar que tem mentira eu vou levar a verdade

Vou levar amor sincero, onde existe falsidade
Quando eu daqui sair…Voces vão sentir saudade
-Tião Carreiro



E assim vou andando devagar porque já tive pressa, vivendo sempre "um dia de cada vez... "
Por Angélica Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.