quarta-feira, 19 de junho de 2013

Iraci, Uma Guerreira a serviço da Beleza

Amigos que acompanham esse humilde Blog, venho compartilhar com vocês essa história de nossa amiga Iraci, cabeleireira de Aracruz. Gostaria de contar com o apoio dos amigos, órgãos públicos e empresas para juntos realizarmos essa missão que agora não é só da Iraci e da Lilia mas como de todos nós Aracruzences.
Por Angélica Rangel

Acompanhem a matéria:
Passando um final de semana maravilhoso em Vitória/ES, ciceroneado pela minha querida e bela amiga e hair stylist, “Tesoura de Ouro” Lilia Ramos, onde aproveitei para descansar e conhecer um pouco mais sobre o trabalho desta competente profissional. Porém a Lilia preferiu falar sobre uma colega de profissão na pequena cidade de Aracruz/ES a 85 km de Vitoria, que tem uma historia de vida realmente muito legal que a seguir relato a vocês.
Em nossa chegada a Aracruz/ES, Lilia Ramos nos levou até o Salão Cia dos Cabelos, para conversamos com a Sra. Iraci,uma profissional afro-descendente nascida na Bahia e criada em Belo Horizonte/MG, onde começou a aprender a profissão de cabeleireira, que hoje lhe permite criar as 05 filhas e manter a esperança de dias cada vez melhores.

Mas como na vida todos estão sujeitos a tropeços, não foi diferente com nossa amiga Iraci, que a convite de uma amiga, deixou Belo Horizonte e um casamento que lhe trazia muito sofrimentos para tentar dias melhores em sociedade com essa amiga em Aracruz, e assim o fez viajou com suas 5 filhas e muita disposição para mudar seu destino. Porem, ao chegar a Aracruz, com as filhas,  importante informar que uma dessas filhas é excepcional,  diante deste quadro sua “amiga” optou por não honrar a palavra e desistir da sociedade. Então começou o pesadelo na vida dessa guerreira, com muita dificuldade e graças à pequena pensão que recebia do governo em virtude da excepcionalidade de sua filha, ela conseguiu alugar um cantinho muito simples onde dormia ao chão com suas filhas e usava um edredom como colchão, tantas foram a dificuldades que nesta época Iraci usava uma latinha com álcool ou querosene como fogão. Muito triste e difícil para uma mãe que mesmo diante dessas adversidades jamais abandonou suas filhas.

Eu acredito muito nas obras de Deus e entendo que Ele jamais abandona seus filhos, principalmente um tão temente e fiel à suas leis e assim Nosso Pai enviou um anjo que abriu as portas de sua casa e ainda incentivou Iraci a montar um pequenino e muito simples espaço para desenvolver seus trabalhos como cabeleireira apontando para nossa guerreira aquela luz no fim do túnel.
Hoje Iraci é uma referencia em cabelos afro-descendente na cidade de Aracruz, e sua especialidade são os alongamentos a base de “nós italianos”, além é claro dos demais serviços rotineiros de um salão de beleza. Ela não se cansa de frisar que esses progressos todos aconteceram graças às esforços, aos estudos e principalmente por amar essa profissão que literalmente mexe com a cabeça das pessoas. Mexe tanto que ate sua filha “excepcional” já esta dando os primeiros passos para tornar-se uma hair stylist e o que não faltam são apoio e incentivos dessa mãe coruja que não deixa de ser uma verdadeira fonte de inspiração desta jovem aprendiz.

Como informamos no inicio Iraci, nasceu na Bahia numa região onde a população predominante é de afro descendente e admiradores do movimento Zumbi dos Palmares, uma página triste da historia de nosso País. Mas sem rancor e com muito amor e dedicação ao próximo, Iraci tem um sonho e acredito que todos nós podemos ajudá-la, pois se trata da promoção de um evento étnico em comemoração ao feriado da Consciência Negra, que homenageia justamente a luta pela liberdade do povo negro liderada por Zumbi dos Palmares. Sabemos também, que esta data não é um feriado nacional, mas é uma ótima oportunidade para Grandes, Médias e Pequenas empresas de Aracruz e Região, da Prefeitura inclusive para fomentar o turismo, e por que não dizer de todas as pessoas de todas as raças, credos e classes sociais homenagearem o povo afros descendentes que infelizmente sofreram num passado não muito distante. Mas que hoje mostra a forca e principalmente o amor de uma raça que simplesmente luta para viver respeitando e ser respeitado, como irmãos que somos diante de Nosso Pai Supremo. Vamos dar as mãos e apoiar este evento que poderá ser um marco na cultura capixaba e dos cidadãos de Aracruz e Região.

Parabéns, Iraci por sua iniciativa, que Deus abençoe seus projetos e traga-lhe o apoio das autoridades competentes e de empresários dos diversos seguimentos, viabilizando este evento onde os verdadeiros homenageados serão todos os habitantes da belíssima cidade de Aracruz e região.  


Agradecimentos especiais para Lilia Ramos, Spaço Lilia Ramos, Claudiney Goltara (Ney) CInegrafista do Espaço Bem Casados (27) 9716-9474, que gentilmente gerou a imagens e som desta entrevista, e Ages Produções ( 11) 9 9755-8075, do nosso amigo Iran Carlos que fez a edição maravilhosa desta entrevista. E a maravilhosa equipe da TV Guia de Saloes que nao mediu esforços para finalizar em tempo recorde esta edição.


Autor: Redação Portal Guia de Saloes / Arnaldo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.