Por Angélica Rangel
Acompanhem a matéria:
Em nossa chegada a Aracruz/ES, Lilia Ramos nos levou até o Salão Cia dos Cabelos, para conversamos com a Sra. Iraci,uma profissional afro-descendente nascida na Bahia e criada em Belo Horizonte/MG, onde começou a aprender a profissão de cabeleireira, que hoje lhe permite criar as 05 filhas e manter a esperança de dias cada vez melhores.
Mas como na vida todos estão sujeitos a tropeços, não foi diferente com nossa amiga Iraci, que a convite de uma amiga, deixou Belo Horizonte e um casamento que lhe trazia muito sofrimentos para tentar dias melhores em sociedade com essa amiga em Aracruz, e assim o fez viajou com suas 5 filhas e muita disposição para mudar seu destino. Porem, ao chegar a Aracruz, com as filhas, importante informar que uma dessas filhas é excepcional, diante deste quadro sua “amiga” optou por não honrar a palavra e desistir da sociedade. Então começou o pesadelo na vida dessa guerreira, com muita dificuldade e graças à pequena pensão que recebia do governo em virtude da excepcionalidade de sua filha, ela conseguiu alugar um cantinho muito simples onde dormia ao chão com suas filhas e usava um edredom como colchão, tantas foram a dificuldades que nesta época Iraci usava uma latinha com álcool ou querosene como fogão. Muito triste e difícil para uma mãe que mesmo diante dessas adversidades jamais abandonou suas filhas.
Eu acredito muito nas obras de Deus e entendo que Ele jamais abandona seus filhos, principalmente um tão temente e fiel à suas leis e assim Nosso Pai enviou um anjo que abriu as portas de sua casa e ainda incentivou Iraci a montar um pequenino e muito simples espaço para desenvolver seus trabalhos como cabeleireira apontando para nossa guerreira aquela luz no fim do túnel.
Como informamos no inicio Iraci, nasceu na Bahia numa região onde a população predominante é de afro descendente e admiradores do movimento Zumbi dos Palmares, uma página triste da historia de nosso País. Mas sem rancor e com muito amor e dedicação ao próximo, Iraci tem um sonho e acredito que todos nós podemos ajudá-la, pois se trata da promoção de um evento étnico em comemoração ao feriado da Consciência Negra, que homenageia justamente a luta pela liberdade do povo negro liderada por Zumbi dos Palmares. Sabemos também, que esta data não é um feriado nacional, mas é uma ótima oportunidade para Grandes, Médias e Pequenas empresas de Aracruz e Região, da Prefeitura inclusive para fomentar o turismo, e por que não dizer de todas as pessoas de todas as raças, credos e classes sociais homenagearem o povo afros descendentes que infelizmente sofreram num passado não muito distante. Mas que hoje mostra a forca e principalmente o amor de uma raça que simplesmente luta para viver respeitando e ser respeitado, como irmãos que somos diante de Nosso Pai Supremo. Vamos dar as mãos e apoiar este evento que poderá ser um marco na cultura capixaba e dos cidadãos de Aracruz e Região.
Agradecimentos especiais para Lilia Ramos, Spaço Lilia Ramos, Claudiney Goltara (Ney) CInegrafista do Espaço Bem Casados (27) 9716-9474, que gentilmente gerou a imagens e som desta entrevista, e Ages Produções ( 11) 9 9755-8075, do nosso amigo Iran Carlos que fez a edição maravilhosa desta entrevista. E a maravilhosa equipe da TV Guia de Saloes que nao mediu esforços para finalizar em tempo recorde esta edição.
Autor: Redação Portal Guia de Saloes / Arnaldo Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.