quinta-feira, 26 de abril de 2012

Festa do Índio em Caieiras Velhas - Aracruz - ES


No último sábado dia 21/04/2012, estive prestigiando a Festa do Índio em Caieiras Velhas, Aracruz - ES, conforme já havia noticiado aqui no Blog.
Como sempre a festa estava maravilhosa e muito bem organizada pela Empresa INOVE do meu amigo Júnior e melhor muito animada pelas atrações escolhidas a dedo pela equipe de organização.
Venho agradecer ao povo de Caieiras Velhas e região por nos proporcionar um fim de semana repleto de cultura e valorização do povo indígena.
Também agradeço ao Júnior da INOVE pela belíssima camisa de divulgação da festa.

Blog Angélica Rangel

A Aldeia de Caieiras Velha, em Aracruz, organizou uma programação especial para marcar o Dia do Índio comemorado no próximo dia 19. A intenção é lembrar a data e valorizar a cultura indígena.
uuuindio


O tema da festa, que começou no último dia 16 é “511 anos de luta e resistência”. Quem passar pela aldeia vai poder conferir apresentações culturais como, Banda de Congo, danças, torneios, coral Curumim Tupinikim, jogos indígenas, cultos ecumênicos, além do Desfile Garoto e Garota Indígena 2011 e shows regionais.

Para o secretário de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, Paulo Bottoni, eventos como este destacam a diversidade cultural e a valorização dos índios. “Essa comemoração resgata a valorização do povo indígena e nos faz refletir sobre a importância da preservação dos povos e nos oferece, ainda, a oportunidade de conhecer de perto um pouco mais sobre a cultura dos primeiros habitantes do Brasil”, disse.

A “Festa do Índio 2011” é realizada pela comunidade Indígena de Caieiras Velha, com apoio da Prefeitura de Aracruz.

Aldeias indígenas ainda resistem

O município de Aracruz é o único do estado que ainda tem aldeias indígenas. Segundo o presidente da Associação Indígena Tupinikim e Guarani, Emerson Pajehú são nove aldeias onde moram 700 famílias e aproximadamente 2.500 pessoas.

Redação Portal Ouro Negro
Por Rosimeri Ronquetti

http://aracruzjovem.com.br/?p=775

2 comentários:

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.