domingo, 30 de junho de 2013

Estado pede ampliação de ferrovia até Linhares

Ramal extra garantirá ligação com polo gás-químico e porto

RITA BRIDI | rbridi@redegazeta.com.br

O governo estadual, com o apoio da sociedade civil, oficializou ao Executivo federal o pedido para que a ligação ferroviária do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, a EF 118, inicialmente prevista entre as cidades de Campos e Vila Velha, seja estendida até o município de Linhares, no Norte do Estado. 

A oficialização do pedido ocorreu na tarde de ontem, durante a reunião participativa, realizada em Vitória pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O subsecretário estadual de Logística de Transportes, Valdir Uliana, apresentou projeto com três alternativas de traçado e uma diretriz selecionada.

Pela trilha selecionada, a ferrovia cortará o Rio Doce e passará pelos municípios de Serra, Fundão, Aracruz e Linhares. Ele justificou a extensão do ramal ferroviário até Linhares, que será uma alternativa para atender a dois grandes projetos que se instalarão no município: o polo gás-químico, que será construído pela Petrobras, e o Porto Norte Capixaba, que será implantado pelo grupo Manabi.

Ilustração

O representante da superintendência de Ferrovia da ANTT, Claubert Campello, lembrou que as alternativas apresentadas são referenciais de traçado e que agência vai avaliar a proposta. Segundo ele, uma das recomendações da ANTT é evitar áreas de preservação ambiental no traçado das ferrovias.

Campello explicou que as propostas apresentadas ontem serão analisadas pela equipe técnica da agência reguladora. Mesmo sem antecipar se o traçado proposto para a nova linha férrea será acatado, adiantou que o complexo gás-químico seria um ponto de passagem obrigatório da ferrovia.

Segundo Uliana, com a ferrovia implantada, a malha portuária dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo ficará toda integrada, englobando portos existentes e em construção. Foi solicitada a inclusão de ramal a Ponta de Tubarão (Vitória) e Portocel (Aracruz) e bitola mista no trecho do Espírito Santo para integração da ferrovia já existente no Estado, a da Vale.

Os dirigentes do Porto Central (Presidente Kennedy) apresentaram o projeto para construção do ramal com cerca de 20 quilômetros para a ligação da ferrovia com o porto. O terminal, que está em processo de licenciamento deverá entrar em operação em 2016, e os investimentos previstos são da ordem de R$ 4,8 bilhões.

O trecho de 557 quilômetros da EF 118, entre Vila Velha e Campos, cortará 26 municípios, sendo 15 no Rio de Janeiro e 11 no Espírito Santo. Serão construídas 52 obras de arte (pontes e viadutos), que somam 9,5 quilômetros, além de quatro túneis que totalizam quatro quilômetros.

Fonte: Gazeta Online

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