quinta-feira, 12 de julho de 2012

Um perfume e muitas recordações...

 Amigos, algum dia em nossas vidas um perfume irá nos marcar para sempre.

Foi esse meu caso em relação a esse perfume de O Boticário chamado Exubérance. Simplismente magnífico, marcante, fragância incrível. Tenho muitas saudades de sentir novamente esse cheirinho, já cheguei a solicitar por vários pedidos que O Boticário voltasse a fabricá-lo atendendo assim a milhões de amantes de Exubérance. Porém conforme informada, o perfume tornou-se caro e inviável, mesmo que a embalagem fosse diferente gostaria de vê-lo novamente, porém acho que não teria o mesmo impacto.

 

Exubérance - O Boticário


Há algum tempo, recebi um email de um leitor (Jorge Carocas) me perguntando sobre um certo perfume do Boticário, que tinha embalagem branca e tampa parecendo pedra. Abaixo, segue um breve relato sobre esta embalagem, resultado de uma deliciosa pesquisa que me fez ainda mais apaixonado pela embalagem da perfumaria.

O ano era 1988. O Boticário, então uma empresa com somente 10 anos em atividade, seguia firme com sua vocação para a inovação na perfumaria brasileira. E convenhamos, faz isto com maestria até os dias de hoje.
Exubérance é, na minha opinião, um marco no desenvolvimento de embalagens para perfumes no Brasil. O frasco era a tradicional ânfora – embalagem símbolo do Boticário, já comentada neste blog –, só que neste caso, a embalagem foi produzida na França, em vidro opaline, uma das possibilidades de fabricação de vidro descoberta pelo fundador da empresa, em uma de suas viagens pela Europa.
As tampas – vide foto abaixo - eram corajosamente feitas em pedra sabão, por artesãos de Ouro Preto, em Minas Gerais, cidade internacionalmente reconhecida pela sua relação com arte há séculos. Para garantir acoplamento com o frasco, utilizava-se um inserto plástico, que era colocado manualmente pelos próprios artesãos mineiros.


O cuidado com o produto era tanto, que em cada frasco era aplicada uma etiqueta adesiva de papel com o nome do produto, como pode ser visto em um anúncio da época:



Infelizmente, os custos (logísticos e de qualidade) desta embalagem eram muito altos, o que inviabilizou o produto no longo prazo. O vidro opaline ficou cada vez mais caro de ser produzido e a tampa quebrava-se facilmente, o que gerava perdas em linha de produção e também contribuiu para a decisão de descontinuar o produto.
De qualquer forma, fica aí um exemplo de trabalho primoroso de desenvolvimento de embalagens e do uso diferenciado de materiais e de processos de produção. Seria interessante retomar este espírito na perfumaria, não seria?

Sobre o vidro OpalineO vidro opaline é um tipo de vidro decorativo que foi produzido na França,nas cidades de Le Creusot, Baccarat e Saint Louis principalmente entre 1800 e 1890, sendo muito popular durante o reinado de Napoleão III entre 1850 e 1860, principalmente utilizado em lustres e outros objetos de decoração. Este tipo de vidro é opaco ou levemente translúcido e geralmente apresenta coloração branca, mas também podia ser produzido em tons de verde, azul, rosa, preto, lilás e amarelo. De aspecto Premium, também era chamado de demi ou semi-cristal.
As melhores referências para o vidro opaline são os livros Les Opalines de Christine Vincendeau e L’Opaline Française au XIXe siècle escrito por Yolande Amic.

Fontes: Wikipédia
O Boticário

Fonte: http://packbyday.blogspot.com.br/2010/04/exuberance-o-boticario.html

7 comentários:

  1. Olá Angélica!
    Não sabia que o boticário deixava de fabricar perfumes.
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

    Convido para que leia e comente “KUDURO, O CÃO” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é caro amigo, já fiz muitas pesquisas a respeito desse perfume, o frasco era uma obra de arte de tão bem feita. Encontrei esse post num blog que tbm acompanho e fiz questão de compartilhar com mais colegas, que amam perfumes. Uma pena mais é verdade O Boticário deixou de fabricar esse perfume devido ao custo da embalagem e problemas de logísticas, trabalho manual essas coisas. Deixou muitas saudades. Vou lá sim ler seu post, obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Exuberance foi supremo, por dentro e por fora. Frasco e conteúdo belíssimos, a cara dos anos 90. Ocorre que O Boticário não deixou de fabricá-lo por conta do frasco "caro" e sim porque, ou melhor, sabe-se lá o porquê, esta empresa tem este vício pavoroso de descontinuar perfumes queridos pelo público. Exuberance não foi o único. Há uma lista de fragrâncias notáveis que deixaram saudades, quase todas da mesma época. Goldie(o Poison brasileiro),Exuberance e Malitzia deixaram marcas profundas na história da perfumaria nacional. Após ser comercializado no lindo frasco opalino, o Exuberance também foi vendido, poucos anos após, em outra embalagem, simples, achatada e transparente, como o Goldie. Eu amo frascos de perfumes, pequenas grandes obras de arte mas o que importa de fato é o conteúdo. Quando escrevemos ao Boticário, a resposta é que não há mais matéria-prima para fazer o perfume, só que essa é sempre a mesma resposta para todos os perfumes descontinuados. Isso então, caso fosse verdade, demonstraria uma total inabilidade por parte da empresa em determinar quais fragrâncias poderiam ser lançadas no mercado, aprovando projetos perfumísticos fadados à descontinuação por falta de matéria-prima. Faça-me rir! Se a empresa quisesse colocaria esses perfumes de volta ao mercado , e nem precisaria ser em caráter definitivo. Bastaria fazer edições especiais de fim de ano (ou não), que com certeza, ainda que cobrando caro, não sobraria um na prateleira. O Exuberance não precisa voltar no mesmo frasco. Seria o ideal, mas não precisa! No entanto, que não mexam no conteúdo, na composição!Fizeram esse retorno com o Zíngara...com o Dreams...Então porque não fazem com o Exuberance e com o Goldie? Tem gente muito tacanha atrás disso tudo. Eu me permito dizer que há gente muito, mas muito burra em perder estas oportunidades e em ignorar o pedido de consumidores, desrespeitando-os de tal maneira que é quase impossível não pegar asco da empresa. Dignidade está na Água de Cheiro. Vejo isto hoje com clareza porque ainda que passando por dificuldades, nunca tirou do mercado o belo Absinto, da mesma época do Poison. A imagem do Boticário pra mim desmoronou faz tempo, como um castelo de merda. Respeito é tudo!

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe usou este perfume por anos, ela e apaixonada por ele e sempre comenta que foi o mais belo e melhor perfume do boticário

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente gostaria que o boticário voltasse a fabricar esse perfume , poderia ser em outa embalagem , pois a fragrância é excelente . Morro de saudades !!!!

    ResponderExcluir
  6. Queria nem q vazio pra coleção, pensa em desapegar

    ResponderExcluir

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.