domingo, 29 de julho de 2012

Praia acessível a todos, o ano inteiro


Pude ver de perto esse tipo de projeto quando estive no Rio de Janeiro no início desse ano, na Praia do Leme, e agora também aqui no ES. Nossa é emocionante ver e perceber o quanto uma coisa que para nós é tão simples se torna tão especial para pessoas com deficiências. 


Projeto que garante acesso ao mar para cadeirantes também funciona no inverno

28/07/2012 - 17h43 - Atualizado em 28/07/2012 - 17h43
A Gazeta

    Rafael Braz

Para boa parte da população das cidades litorâneas, a praia é, talvez, a mais democrática e acessível forma de diversão. Para uma minoria, no entanto, ela é território inacessível. Não é fácil chegar ao local – principalmente ao mar – para quem tem dificuldades de locomoção.

Para ajudar essa minoria, desde o início do ano a região da Praia da Costa, perto do Clube Libanês, em Vila Velha, é realizado o projeto Praia Legal.
foto: Nestor Müller
Luciane Mozini, Deficiente Físico usando o serviço, Projeto Praia Legal, na Praia da Costa - Foto: Nestor Müller
Da Barra do Jucu para a Praia da Costa
Aos 38 anos, Luciane Mozine nunca tinha ido à praia, mas  hoje  o banho de mar se tornou quase diário. “Antes, a praia era só uma coisa para eu ver e achar bonito, mas agora eu posso até nadar no mar”, diz Luciane Mozine, 38, que tem deficiência física desde os 2 anos de idade

Com guarda-vidas e profissionais de Educação Física e Fisioterapia dedicados, o projeto garante acessibilidade às pessoas com deficiência, para que elas possam desfrutar da praia. Fora do verão, o Praia Legal funciona de sexta a domingo, das 8 às 17h, mas na alta temporada ele funciona diariamente.

"Criamos o projeto para o verão, mas os pedidos foram tantos que decidimos mantê-lo no resto do ano", explica Ledir Porto, secretário de Defesa Social de Vila Velha.

EstruturaToda região da praia foi adaptada para facilitar o acesso. Deficientes físicos ganharam vagas dedicadas, rampas de acesso e um ponto do programa de transporte Mão na Roda. É através dele que Geraldo Ricardo tem saído de Cariacica para pegar praia em Vila Velha.

O jovem Daniel Louzada frequenta o local com a mãe, mas afirma que, antes, era muito difícil ir à praia. "Aqui eu também converso com as pessoas e sou bem tratado. É uma grande ajuda para gente como eu", afirma. 
foto: Nestor Müller
Guilherme Barbosa, Deficiente Físico usando o serviço, Projeto Praia Legal, na Praia da Costa - Foto: Nestor Müller
Tão longe, tão perto
Morador da Praia da Costa, Guilherme Barbosa diz que, até o projeto, via a praia pela janela de casa. “Não tomava um banho de mar havia dez anos. Isso melhorou minha qualidade de vida”, comemora Guilherme Barbosa, 52, que utiliza cadeira de rodas há 4 anos devido a problema de locomoção

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.