domingo, 1 de julho de 2012

Encontrou produto vencido? Pode levar outro bom de graça


Iniciativa faz parte da campanha "De olho na validade", do Ministério Público Estadual, do Procon e da Acaps

30/06/2012 - 16h44 - Atualizado em 30/06/2012 - 16h44
A Gazeta
  1. NOTÍCIA
  2. Enviar por e-mail

Mikaella Camposmikaella.campos@redegazeta.com.br

Ali, em um lugar escondido da prateleira do supermercado, está aquele produto vencido que pega de jeito o mais desatento consumidor. Apenas em casa, na hora de guardar os alimentos, o cliente percebe que a mercadoria estava fora da validade.

E o que fazer para evitar essas situações? O segredo é ser chato, não deixando nenhum detalhe passar despercebido. E as vantagens de ser criterioso são grandes. O consumidor que desempenhar papel de fiscal, além de não perder dinheiro, ao encontrar uma mercadoria "passada", tem direito de levar para casa, sem pagar, um item semelhante, dentro da validade.

O benefício faz parte da campanha "De olho na validade", do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), do Procon Estadual e da Associação dos Supermercados (Acaps), que começou em 4 de junho e vai até 31 de dezembro. A proposta, iniciada na Grande Vitória, mas já aderida por todo o Estado, atinge quase 3 mil supermercados.
foto: Carlos Alberto Silva
Carlos Henrique Nascimento, 42 anos, funcionário público, entrevistado sobre a data de validade nos produtos em supermerados - Foto: Carlos Alberto Silva
Carlos Henrique Nascimento, 42 anos, funcionário público, confere a validade dos produtos nas lojas

Para testar se os comerciantes estão cumprindo o Termo de Cooperação, a reportagem visitou 10 estabelecimentos.

Em apenas quatro lojas foram encontrados produtos fora da validade. Em todos os casos, os gerentes dos supermercados deram de graça produtos bons sem reclamar.

O superintendente da Acaps, Hélio Schneider, diz que o projeto é uma boa maneira de o setor entregar serviços de mais qualidade à população.

Segundo ele, um estabelecimento, de médio porte, por exemplo, tem pelo menos 14 mil itens. Devido à quantidade de mercadorias, alguns produtos velhos acabam ficando nas gôndolas indevidamente".

"Um produto vencido na prateleira causa insatisfação, e o estabelecimento corre risco de perder muitos clientes. A campanha é uma forma de as lojas ficarem mais atentas, evitarem multas e também prejuízo", diz.

O presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, disse que, desde o início da campanha, as queixas sobre produtos vencidos reduziram.

"Agora, temos muitos fiscais nas ruas. Nossa intenção, com esse projeto, é forçar o consumidor a avaliar não só a validade, mas a ter cuidado com o preço, verificar a composição e a procedência do alimento", diz.

Cardoso afirma que, em menos de um mês de operação, o projeto já mostra resultados e pode ser ampliado para outros estabelecimentos, e algo semelhante pode ser adotado em outros itens do mix da loja.

O servidor público Carlos Henrique do Nascimento aprova a medida. "Eu olho tudo: do sal aos derivados de leite. Não esqueço a carne nem os produtos que levam ovos. E fico bastante esperto quando uma mercadoria está em oferta. Geralmente, isso ocorre porque a validade está perto de vencer", diz.


Blitz
Supermercados onde foram encontrados produtos vencidos

São José
Três barras de doce de leite vencido há dois dias no estabelecimento da Leitão da Silva. O gerente não criou problemas e logo entregou uma mercadoria boa para a repórter. Também recolheu os produtos da prateleira.

Walmart
Quatro potes de queijo frescatino vencidos há um dia. O prazo era pequeno, mas já o suficiente para fazer mal a saúde. O gerente retirou os produtos sem reclamar e entregou
o brinde.

Canguru
Na loja de Jardim Limoeiro, havia entre muitos embutidos, uma linguiça calabresa vencida há cinco dias estava na prateleira. O gerente também entregou sem hesitar o produto de graça à reportagem.

Ramos
A loja que fica em Cobilândia tinha algumas unidades de pescadas congeladas vencidas há oito dias. O gerente pediu bastante desculpas e entregou um novo produto de graça sem reclamar.

Nossa percepção

Qualidade
Foi bastante difícil encontrar os produtos vencidos, o que mostra uma melhora na qualidade dos serviços dos supermercados. Visitamos também Extrabom, Epa, Carone, Casagrande e Ok. Nesses lugares, não achamos produtos
fora da validade.

De olho na validade
Quem encontrar um produto vencido em exposição nas prateleiras do supermercado tem direito a outro igual, dentro do prazo de validade. Mas, independentemente de quantos produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma unidade gratuitamente. Para fazer a troca, o consumidor deverá procurar o gerente do estabelecimento, antes de se dirigir ao caixa. A campanha “De olho na validade” vale em quase 3 mil estabelecimentos em todo o Estado.
Fonte: gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.