quarta-feira, 4 de julho de 2012

Empresa estuda a possibilidade da construção de um Porto de Águas Profundas em Aracruz

04/07/2012

Aracruz está entre os quatro municípios do Espírito Santo que poderá receber o primeiro porto de grandes embarcações do país. Com uma combinação única de fatores naturais, políticos e econômicos que têm projetado a cidade no Estado e no Brasil, como símbolo de desenvolvimento, o município é um dos que apresenta as melhores condições para construção do Porto de Águas Profundas do Espírito Santo. A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e a empresa DTA Engenharia já deram início aos estudos que apontarão a cidade que irá receber o grande empreendimento. O prazo para a conclusão dos estudos é de oito meses e a prestação do serviço ficou orçada em R$ 3,9 milhões. No estudo, os técnicos vão analisar a viabilidade ambiental da área, as condições econômicas e sociais da cidade e a logística de acesso. Após a entrega do resultado final dos estudos será contratada uma empresa, através de licitação pública, para desenvolver o projeto. 

Estão sendo avaliadas junto com com Aracruz, para construção do porto de águas profundas, três outras localidades: Ubu em Anchieta, Vila Velha e Praia Mole na Serra. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Logística Portuária da Secretaria de Portos para o desenvolvimento do setor que prevê o crescimento de 30% ao ano no fluxo de mercadorias em todo o País. A construção de um porto de águas profundas no Estado deverá estar aliado à modernização da malha viária, seja por ferrovias ou por rodovias. O governo federal escolheu o Espírito Santo porque o estado detém hoje 25% da atividade portuária no país, e por possuir características econômicas e geográficas favoráveis para receber o empreendimento, um dos maiores do país.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin, esse projeto é de extrema importância para o município. “Com a construção desse novo porto, seremos os primeiros do país em águas profundas. Com isso teremos mais competitividade, empregos e arrecadação”. O prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens, ressalta que a atividade econômica, que sempre destacou o Espírito Santo no contexto nacional, foi a de prestação de serviços no comércio internacional. “Os portos do nosso estado são muito importantes nessa cadeia logística, tendo em vista que 95% do comércio internacional brasileiro é realizado através dos mesmos. Se este porto for construído em Aracruz será um salto para um maior desenvolvimento do município”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / agiacomin@pma.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.