segunda-feira, 8 de outubro de 2012

FIBRIA - Engajamento Barra do Riacho conclui qualificação de lideranças sociais


05/10/2012 - Outras Notícias



Ação envolveu a parceria entre a Fibria, o Instituto Votorantim e a Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces).

Um grupo de 28 participantes concluiu, em setembro, o treinamento do Projeto de Capacitação de Organizações e Lideranças Sociais, como parte das ações previstas no plano de fortalecimento comunitário do Engajamento Barra do Riacho. O objetivo foi capacitar as lideranças locais com instrumentos e práticas de gestão adequados ao desenvolvimento de organizações sociais, potencializando seu campo de mobilização e de gestão de recursos.

O curso de capacitação foi desenvolvido pela Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces), por meio de parceria que envolveu a Fibria e o Instituto Votorantim. A turma que participou da capacitação incluiu representantes de associações de moradores de Aracruz, associações rurais e artesãs e representantes da rede socioassistencial de Barra do Riacho, entre outros. Eles aprimoraram conhecimentos sobre gestão estratégica, legislação do terceiros setor, elaboração de projetos e mobilização de recursos.

Para Joice Lopes Miranda, gestora do Projeto Resgate, o aprendizado foi essencial. “Pude enxergar com mais clareza como obter resultados ao traçar metas para nossos projetos”, disse ela. O presidente do Conselho Popular de Aracruz (Conspar), José Carlos Franchiotti, também aprovou o resultado. “Como gestor, me sinto preparado para desenvolver com mais excelência a minha função. Ainda tenho muito que aprender, mas o curso me apontou novos caminhos e perspectivas”, enfatizou.

Na avaliação do representante da Associação de Produtores Rurais de Santa Rosa, Geraldo Messias, o maior ganho foi na gestão social, “uma mudança de postura nos diálogos e na troca de ideias com a comunidade, possibilitando decisões compartilhadas”. Geraldo acrescentou ainda que, antes do curso, fazia pedidos de apoio para ações, mas agora está preparado para elaborar e propor projetos bem fundamentados.

O curso teve duração de seis meses, com carga horária de 126 horas distribuídas em quatro módulos. Os participantes tiveram atividades presenciais e à distância norteadas por um conteúdo teórico e prático para aperfeiçoar a atuação à frente de suas respectivas organizações. “Além dos conhecimentos técnicos, o curso favoreceu a criação de relações e de contatos institucionais que fortalecem a articulação das organizações locais em rede. As atividades estimularam as organizações a se mostrarem e se reconhecerem enquanto parceiras que desenvolvem atividades diferentes, mas que possuem um mesmo foco e objetivo: contribuir para o desenvolvimento das comunidades e do município de Aracruz”, observou Luciano Macal Fasolo, facilitador do treinamento.

Licia Lucas Cantarella, consultora de sustentabilidade da Fibria e coordenadora do Engajamento Barra do Riacho, destacou que “a apropriação e prática do conhecimento adquirido na promoção do desenvolvimento organizacional é um caminho possível para alcançar a autonomia, mas requer tempo para amadurecer”. Ela acrescentou que a pluralidade do grupo participante propiciou um ambiente de trocas e vivências, além de se compartilhar as ações desenvolvidas.

Sobre o Engajamento – O movimento Engajamento Barra do Riacho foi iniciado há pouco mais de um ano, por iniciativa da Fibria, com o propósito de alavancar um processo de diálogo social e desenvolvimento integrado e participativo de Barra do Riacho, envolvendo empresas, sociedade civil e poder público. Além da Fibria, participam a Portocel, Tecvix, Imetame, Estel, Evonik, Meta, Canexus, Cenibra, Sindus-Andritz, JLS e Vix. Participam ainda a Prefeitura de Aracruz, Instituto Votorantim, Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces), Findes/Sesi, associações comunitárias e sociedade civil de Barra do Riacho.

Redação: Pauta 6


Fonte: Portal TK1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.