terça-feira, 23 de outubro de 2012

Noite do Professor é marcada com entrega do prêmio




Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz realizou a entrega do prêmio “Educador Destaque Aracruzense” – edição 2012. A premiação aconteceu no último sábado, 20 de outubro, no espaço de festas do Sítio Santa Joana, durante a “Noite do Professor” como forma de reconhecimento, valorização e homenagem ao Dia do Professor, comemorado no país em 15 de outubro. Mais de 1.200 pessoas, entre profissionais da educação e autoridades participaram do evento.

O prêmio “Educador Destaque Aracruzense” é uma iniciativa da Semed e visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas pelos profissionais entre fevereiro de 2011 a setembro de 2012. A premiação faz parte do projeto “A autoestima e educação: valorizando o professor aracruzense” idealizado pela professora da rede municipal de Aracruz, Ilza Rodrigues. No ano passado, foram 53 projetos inscritos, pelos professores e gestores da rede municipal de ensino. Em 2012, foram 72 trabalhos, uma adesão em mais de 35% dos profissionais.

Este ano, foram 20 premiados, sendo cinco professores da Educação Infantil, dez do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano e EJA) e ainda cinco diretores escolares. A entrega da premiação foi feita pelo prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens, pela secretária de Educação, Ilza Rodrigues e pelo deputado estadual, Marcelo Coelho. De acordo com a secretária, a Semed tem buscado oferecer espaços educativos adequados para os que nele estão inseridos. “A ideia do projeto 'A autoestima e educação: valorizando o professor aracruzense' é propiciar um momento de lazer e entretenimento aos professores, e, ao mesmo tempo, valorizar esta profissão, tão importante para a construção de nossa sociedade”.

Rodrigues também fez uma homenagem aos seus pais, que estavam presentes na festa dizendo: “Vocês me deram tudo que eu precisava para trilhar a jornada que escolhi em minha vida que é a educação. Muito obrigado pai e mãe por todo o amor e aprendizado que vocês me proporcionam”. O prefeito Dr. Ademar Devens afirmou que desde o primeiro momento em que conheceu o projeto da professora Ilza acreditou na ideia e a achou maravilhosa. “Tenho certeza que essa noite será memorável, afinal a Ilza tem feito um trabalho com muito amor à frente da Secretaria de Educação. Este é o momento para que a população aracruzense reconheça e valorize os profissionais que fazem a educação de nosso município, pois precisamos de ideias inovadoras. Afinal, todos os cidadãos desejam e esperam que as crianças e adolescentes sejam bem orientados e que tenham uma educação diferenciada”, concluiu.

Para a diretora do CMEI “Francisca Rocha Ribeiro”, Maria de Lurdes Della Valentina Recla, uma das ganhadoras de 2012 na categoria Diretor Destaque Aracruzense, a “Noite do Professor” é um momento mais que especial. “É a primeira vez que uma secretária de Educação caminha lado a lado com a escola. Isso é um avanço na educação, que fortalece o professor enquanto educador, e representa um ganho para o educando. Esse é um evento único para a nossa categoria profissional em Aracruz, isso representa de fato a valorização e o bem-estar da classe educacional. Essa premiação faz com que o professor busque uma constante melhoria e quem ganha é a escola e, consequentemente, os alunos”.

Segundo o professor da EMEF “Santa Cruz”, Jorge Augusto Curto de Oliveira, ganhador na categoria Professor Destaque Aracruzense (Ensino Fundamental), a premiação conquistada representa o reconhecimento de um trabalho. “É muito bom saber que outros olhos veem o projeto que realizo na escola com profissionalismo e funcionalidade. São pelo menos quatros anos realizando um trabalho de cunho social com crianças e adolescentes. Tecnicamente, este ano, o projeto foi reestruturado nos mínimos detalhes. Os resultados obtidos vêm da parceria que temos durante todo o ano letivo. Essa festa e essa premiação nunca haviam sido feitas antes em nosso município”.

Os trabalhos inscritos pelos profissionais da educação foram avaliados pela coordenação do curso de Pedagogia, das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), que constituiu uma comissão julgadora formada pelos professores Adriana Recla, Lúcia Maria Giostri Cardoso, Rita de Cássia Mitleg Kulnig e Soler Gonzales, coordenados pela prof.ª Janete Ribeiro Loureiro. A comissão se organizou para analisar com seriedade cada trabalho inscrito, atendendo os preceitos estabelecidos no regulamento do prêmio “Educador Destaque Aracruzense”. Os projetos que a comissão recebeu estavam sem qualquer identificação do professor e do gestor, considerando o que determina o regulamento.

A Petrobras foi a patrocinadora oficial da festa. A Semed também contou com a parceria de empresas locais: Placart Comunicação Visual, Cordial Transportes, Expresso Aracruz, Cooperativa de Transporte de Escolares e Passageiros de Aracruz (Cootrara), Gráfica Real, Asseptec Ambiental Ltda, Kianda Calçados, Mandtel Aracruz e Petroquali Soluções em Soldagem e Inspeção.

Ganhadores do Prêmio Professor/Gestor Destaque 2012

Na categoria Diretor Destaque Aracruzense

Projeto “Família na Escola” (Educação Infantil)
Diretora: Maria de Lurdes Della Valentina Recla
CMEI “Francisca Rocha Ribeiro”, em Jacupemba

Projeto “Alimentando-se com prazer” (Educação Infantil)
Diretora: Maria Goretti Balarini Moro
CMEI “Marília Rezende Scarton Coutinho”, bairro Jequitibá

Projeto “Cada geração: uma história, uma música. Qual é a sua?” (Ensino
Fundamental)
Diretora: Penha Casotti Flores
EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”, bairro Bela Vista

Projeto “Recreio Lúdico” (Ensino Fundamental)
Diretora: Sônia Mara Cerri Suella
CMEB “Honório Nunes de Jesus”, bairro Morobá

Projeto “Preconceito, não” (Ensino Fundamental)
Diretora: Solange Madalena Bernardes
EMEF “Coqueiral”, em Coqueiral


Na categoria Professor Destaque Aracruzense (Educação Infantil)

Projeto “Eu e minhas emoções”
Professora: Lubieska Maria De Carli Torri
CMEI “Narizinho”, bairro Bela Vista

Projeto “O carteiro chegou”
Professora: Cleia dos Santos Plaster Campores
CMEI “Epifânio Pontin”, centro

Projeto “Brincando com fantoches, descobrindo o mundo!”
Professora: Lorena Nascimento Gustavo dos Reis
CMEI “Novo Irajá”, em Novo Irajá

Projeto “Conhecendo e explorando o mundo através da leitura de imagens”
Professora: Marta Cuzzuol Bolonese Rosário
CMEI “Vera Lúcia Devens Rabello”, bairro Vila Rica

Projeto “Jogos cooperativos”
Professora: Adriana Maria Guzzo
CMEI “Marília Rezende Scarton Coutinho”, bairro Jequitibá


Na categoria Professor Destaque Aracruzense (Ensino Fundamental)

Projeto “Aprendendo com brinquedos e brincadeiras tradicionais”
Professor: Josias Benedito Pereira
EMEF “Caieiras Velha”, em Caieiras Velha

Projeto “Tabagismo: Fumar é fazer mal a si mesmo e aos mais próximos”
Professora: Rosana Pessotti Marastoni
Centro de Educação Municipal de Jovens e Adultos (CEMJA) “Prof.ª Maria José Guideth Rocha”, centro

Projeto “Mãos na Massa”
Professora: Margareth Aiolfi dos Santos
EMEF “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi”, bairro Jequitibá

Projeto “Eu sou o artista”
Professora: Maria Benedita Soares Pimentel Sperandio
EMEF “Samoel Costa”, bairro Cohab II

Projeto “Brasil um país multicultural e de diversos ritmos”
Professora: Ana Cristina Soares Pimentel Vicente
CMEB “Paulo Freire”, bairro São Marcos

Projeto “Além do muro escolar”
Professor: Jorge Augusto Curto de Oliveira
EMEF “Santa Cruz”, em Santa Cruz

Projeto “Reflexos e reflexões de nossa identidade através da arte”
Professora: Helcia Sílvia de Oliveira
EMEF “José Marcos Rampinelli”, bairro Bela Vista

Projeto “Cantigas de roda: cante comigo”
Professora: Daiany Freitas Resende
EMEF “Marechal Costa e Silva”, bairro Vila Rica

Projeto “Portinari: a obra de arte como espaço do conhecimento”
Professora: Rosanete Cuzzuol
Centro de Educação Municipal de Jovens e Adultos (CEMJA) “Prof.ª Maria José Guideth Rocha”, centro

Projeto “A importância das plantas medicinais para o povo Tupinikim”
Professora: Adriana Vitoriano Barbosa
EMEF “Caieiras Velha”, em Caieiras Velha

Fonte: Redação: Prefeitura de Aracruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.