terça-feira, 30 de outubro de 2012

Porto de Tubarão recebe navio batizado em homenagem ao Espírito Santo

É o primeiro carregamento deste navio e a décima atracação de uma embarcação tipo Valemax em Tubarão


Foto: Vale/Divulgação
Vale/Divulgação
Navio batizado em homenagem ao Espírito Santo no Porto de Tubarão

















Nesta terça-feira (30), o Porto de Tubarão, em Vitória, recebeu o navio Vale Espírito Santo, com capacidade para transportar 400 mil toneladas de minério. De acordo com a empresa, a embarcação foi batizada em homenagem ao Estado, que abriga o mais importante porto de exportação de minério da Vale. De Vitória, o navio seguirá carregado para o Porto de Sohar, em Omã.

Segundo a mineradora, é o primeiro carregamento deste navio e a décima atracação de uma embarcação tipo Valemax em Tubarão. Isso, conforme a empresa, consolida o projeto da Vale de preparar o porto para receber os maiores navios mineraleiros do mundo.

O navio Vale Espírito Santo foi encomendado ao estaleiro chinês STX Dalian Shipbuilding CO, tem 361 metros de comprimento e 65 metros de largura. Ele é um dos 18 navios já em operação, de uma encomenda de 35, entre próprios e contratados, feita a estaleiros da China e da Coreia, que serão entregues até 2013, com operação exclusiva para a empresa.

Os navios Valemax têm alto padrão de segurança e eficiência operacional e contribuem com a redução de 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada. Atualmente, são sete os portos do mundo que recebem os Valemax: de Villanueva (Filipinas), Tubarão e Ponta da Madeira (Brasil), Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã) e Oita (Japão), além da Estação de Transferência de Minério em Subic Bay, nas Filipinas.

Ao final de 2013, serão 35 navios com capacidade de 400 mil toneladas disponíveis para realizar o transporte de minério de ferro - 19 próprios e 16 afretados pela Vale em contratos de longo prazo.
Fonte: gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.