quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Começa nesta quinta-feira (18) a 15ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (JOEMA)


Amanhã começa mais um JOEMA, e gostaria desejar desde já muito sucesso a todas equipes.



Entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), vai realizar a 15ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (JOEMA), com um total de 160 competições. Os jogos acontecerão no Ginásio da Associação Recreativa e Cultural de Aracruz (Arca), com abertura oficial na quinta-feira, 18 de outubro, às 8h30, com desfile das delegações das escolas participantes.

Serão 12 escolas municipais, seis estaduais, cinco particulares, uma federal, duas escolas indígenas do município (Pau-Brasil e Caieiras Velha) e uma equipe do Projeto Base (Boas Ações Somando Esperanças) – da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) – que vão concorrer na disputa durante 15 dias para mostrar a superação de 100 equipes em 10 modalidades esportivas, nas categorias infantil (de 08 a 10 anos e de 11 a 13 anos) e juvenil (de 14 a 16 anos).

De acordo com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, desde 2005 a Semed investe no treinamento desportivo nas escolas e oferece aos alunos projetos de esportes nas modalidades de natação, judô, xadrez, atletismo, triathlon, ciclismo e ginástica rítmica. “Acreditamos na força e nos valores do esporte na aprendizagem escolar e no desenvolvimento do aluno. O esporte desenvolvido com os preceitos educacionais constitui uma ferramenta para a construção da cidadania, trabalhando valores como ética, disciplina, dedicação, união e respeito”.

Ainda segundo Rodrigues, a Semed tem uma parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), do Governo do Estado do Espírito Santo para a realização do Projeto “Campeões de Futuro” no município, nas modalidades de ginástica rítmica e futebol de campo, que acontece nas aldeias de Caieiras Velha e Pau-Brasil. Além disso, o JOEMA revela novos talentos para disputar as Olimpíadas Escolares Estaduais e Nacionais.

Foi programada uma grande festa na abertura dos jogos com a presença de autoridades municipais e apresentações culturais feitas pelas alunas das escolas de Aracruz participantes da modalidade de ginástica rítmica do projeto “Campeões de Futuro”. Já os alunos do Grupo Expressarte da EMEF “Zilca Nunes Vieira Bermudes”, do bairro Vila Nova, irão fazer uma apresentação de Pout-Pourri.

Também terá uma apresentação musical feita pelas alunas Maristela Rufino, Emily Loureiro e Grazieli Venerável que participam do Programa “Escolas em Rede”, no CMEB “Paulo Freire”. As alunas irão cantar as músicas “A mão de Deus” (Jamily); “Do Lado de Cá” (Chimarruts); “Ressuscita-me” (Aline Barros) e “Ao Mestre com Carinho” (Carrossel), sob a coordenação da Prof.ª Roberta Bertazo Sant'Ana.

A exemplo do ano passado o JOEMA terá novamente a modalidade esportiva: a aquathlon (150m de natação e 1.600m de corrida). Aproximadamente 1.500 alunos vão disputar as modalidades coletivas: futsal, handebol, voleibol, basquetebol e futebol de campo, e as modalidades individuais: atletismo, natação, judô, xadrez e aquathlon. Todos os jogos acontecerão no Ginásio da Arca, entre 7h e 18h, até o dia 1º de novembro.

Os ganhadores do 1º ao 3º lugar de cada modalidade e categoria serão premiados com medalhas e as escolas campeãs com troféus. Pensando no bem-estar dos atletas que não moram na sede do município, a Prefeitura de Aracruz vai oferecer transporte e alimentação a todas as delegações dos distritos. Quem quiser se programar para assistir os jogos poderá conferir uma tabela disponível na Arca e nas escolas, onde estarão detalhados os jogos, dias, horários e escolas que se enfrentarão.

Redação: Prefeitura de Aracruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.