quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Carta Fabril lança pedra fundamental que oficializa sua implantação em Aracruz


19/12/2012 - Notícias




Na manhã desta terça-feira (18), uma das maiores empresas do ramo no segmento “Tissue” do país, oficializou, com o lançamento da pedra fundamental, o início das obras da Carta Fabril em Aracruz. O evento reuniu empresários e lideranças políticas e comunitárias de todo o estado e contou ainda com a presença do governador, Renato Casagrande, da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Patrícia Gomes Salomão, do prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens e do prefeito eleito Marcelo Coelho. O evento teve início com a assinatura da Ata que foi inserida na cápsula do tempo junto com jornais e revistas que trazem reportagens do acontecimento e documentos.

O presidente da Carta Fabril, José Carlos Coutinho, destacou que a empresa visualizou Aracruz como local ideal para instalação de uma nova unidade. “A região onde o município está inserida é, essencialmente, estratégica para Carta Fabril devido a sua logística, formada por rodovias estaduais, pela BR 101, por ferrovia e portos. O município também tem disponibilidade de energia elétrica, gás natural e recursos hídricos.” Coutinho agradeceu e elogiou a administração municipal e o Governo do Estado. “Agradeço o apoio do governo Municipal e Estadual por receberem nossa empresa. O município doou uma área de 550 mil m² no distrito de Barra do Riacho para nossa implantação. O desenvolvimento e crescimento do Espírito Santo e de Aracruz nestes últimos anos são surpreendentes. A próxima gestão está recebendo uma herança política grande e deve superá-la.”

Coutinho finalizou afirmando que a empresa quer manter-se no ranking dos líderes nacionais no segmento e enxergou o potencial de desenvolvimento existente no município. “Além da visão empresarial de crescimento aliado à boa logística, inclusive pela proximidade com a matéria-prima (a celulose da Fibria), assumimos o compromisso de implementar em Aracruz um programa de geração de renda, emprego e desenvolvimento do comércio, indústria e serviços locais. O programa prevê o desenvolvimento de fornecedores e prestadores de serviço na cidade e pretendemos que, após um período de adaptação, a maioria dos nossos fornecedores terceirizados sejam locais.”

O diretor industrial, Vítor Coutinho, falou sobre a empresa. “A Carta Fabril é uma empresa que está há 30 anos no mercado. Atualmente, todo papel utilizado no Espírito Santo vem de outros estados e, com a empresa, o Espírito Santo passará a ser exportador. O investimento inicial será de 140 milhões de dólares, com a geração de 400 empregos diretos até 2020, um dos maiores empreendimentos do gênero na América Latina. A área total da empresa será de 55 hectares e a área construída na 1ª etapa será de 25 hectares, com projeto para expansão. A previsão para o início das atividades produtivas na 1ª fase é fevereiro de 2015, com duas máquinas de papel. A 2ª fase está prevista para entrar em operação em 2017, com mais duas máquinas de papel.”

O diretor de logística da Carta Fabril, José Carlos Coutinho Júnior, entregou placas de homenagem ao prefeito Dr. Ademar Devens e para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin. O secretário ressaltou que a Carta Fabril é a menina dos olhos do município e destacou que Aracruz está preparada para receber todos estes investimentos que estão se implantando. “Muitos se questionam se Aracruz está preparada para receber um empreendimento deste porte e eu digo com segurança que nós estamos, por causa de todos os investimentos em infraestrutura, habitação, saúde, educação e projetos sociais realizados nos últimos anos.”

Devens avaliou o lançamento da pedra fundamental como um dia magnífico e de muita alegria. “É muito gratificante participar deste evento. A implantação da Carta Fabril no município é a prova de nossa busca incansável para trazer para a cidade empreendimentos que pudessem gerar emprego e renda para as famílias aracruzenses. Nossa missão como governante é fazer as coisas acontecerem e este evento é o resultado de nosso esforço em dar mais oportunidades para nossos cidadãos. Devens ainda ressaltou a pesquisa da Firjan que mostrou Aracruz como sendo a primeira cidade do estado em qualidade de vida. “Os índices comprovaram que nos quesitos educação, saúde, desenvolvimento e geração de emprego e renda, Aracruz é a primeira no estado e 34ª no Brasil. Isso é a prova de que as políticas públicas fluíram e ganharam dimensões importantes. Avançamos em todas as áreas.”

“A região do litoral norte do Espírito Santo está se desenvolvendo muito nos últimos anos, com muitas empresas grandes se instalando, a exemplo da Carta Fabril aqui em Aracruz. Esse é um polo fundamental para a economia do Espírito Santo. Essa região se transformou numa plataforma logística. Aracruz é um local privilegiado e competitivo,” disse o governador Renato Casagrande.

Redação: Prefeitura de Aracruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.