sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Programa de Educação Ambiental da Fibria apresenta resultados de ações realizadas na comunidade escolar de Aracruz


14/12/2012 - Notícias



O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Fibria, em Aracruz (ES), realizado em parceria com a Fundação Espaço ECO® (FEE®) e a Prefeitura Municipal de Aracruz, encerra suas atividades em 2012 com a apresentação, no dia 15 de dezembro, das 9 às 12 horas na Escola Caboclo Bernardo, dos resultados de ações realizadas com a comunidade escolar de cinco bairros da cidade: Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Centro de Aracruz e Coqueiral.

O PEA consiste na formação de ecoagentes, pessoas da comunidade que tratam voluntariamente junto à empresa os diversos temas ambientais de interesse dos municípios de influência das unidades da Fibria. Em Aracruz, o programa atua por meio de três frentes: comunidade escolar, engajamento comunitário e trabalhos internos com colaboradores e prestadores de serviços/produtos. “Com esse programa, não queremos beneficiar apenas o nosso público interno, mas toda a comunidade envolvida com o nosso trabalho”, afirma João Lages Neto, especialista em Meio Ambiente Industrial da Fibria.

Na frente “comunidade escolar”, foi realizado o curso “Formação Continuada em Educação Ambiental e Sustentabilidade”, direcionado para professores. Desenvolvido para aplicação em escolas por meio de dinâmicas que envolveram teoria e prática, o curso visa à atualização dos participantes sobre conceitos como resíduos sólidos, Ecoeficiência e Educação Ambiental. Ao todo, 46 professores participaram das atividades ao longo de 2012. Entre as ações práticas realizadas ao longo do módulo presencial, que aconteceu em uma das escolas participantes, destacam-se: adequação de lixeiras para a prática de coleta seletiva; criação de horta suspensa com o plantio de espécies utilizadas na culinária e construção de cercas vivas.

Após a realização dos cursos, os professores desenvolveram atividades para a aplicação desses conceitos em nove escolas da região, com mais de 270 envolvidos, entre alunos, funcionários e comunidade. As escolas que inscreveram seus projetos receberam apoio técnico e pedagógico do PEA.

Os resultados que serão apresentados no evento do dia 15 são fruto dos trabalhos com os alunos ao longo do segundo semestre de 2012. Entre eles, estão projetos de confecção de sabão, a partir de óleo de cozinha usado, artesanato com resíduos sólidos, composteiras para destinação de resíduo orgânico, hortas e confecção de “pufes” feitos com garrafas PET.

“Por meio de ações participativas é possível alcançar uma mudança de comportamento e realidade nas pessoas. Essas atividades colaboraram para isso e essa é uma das nossas metas”, finaliza Fernando Feitoza, gerente de Educação para Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®.

Serviço:

Apresentação dos resultados do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Fibria
Quando: 15/12, das 9h às 12h
Onde: Escola Estadual Caboclo Bernardo – Rua Professor Aparício Alvarenga, nº 145. Barra do Riacho/ Aracruz (ES)

Fonte Portal TK1 Redação: Pauta 6. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.