sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ministro garante R$ 440 milhões para melhoria em portos capixabas

03/05 - 22h14


foto: Vinícius Valfré | CBN Vitória (93,5 FM)
Contrato para início da dragagem do canal de acesso ao Porto de Vitória foi assinado nesta quinta-feira
O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, veio ao estado nesta quinta participar da cerimônio de assinatura do contrato para obras de dragagem do Porto de Vitória

Dois importantes passos para a melhoria da capacidade portuária do Espírito Santo foram dados nesta quinta-feira (03) e apontam para o fim da "novela" da dragagem e derrocagem do canal de acesso ao Porto de Vitória, que se arrasta há mais de dez anos. As obras vão durar 14 meses e devem começar até setembro, conforme cronograma estabelecido pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

O ministro da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Leônidas Cristino, esteve no Espírito Santo e reafirmou investimentos de R$ 443 milhões até 2014 no complexo portuário capixaba administrado pelo poder público. Desse montante, R$ 103,8 milhões serão gastos com a dragagem e derrocagem.
O ministro assinou contrato para o início das obras no canal de vitória e a ordem de serviço para os estudos de viabilidade técnica e econômica do porto de águas profundas do Estado, que custarão R$ 20 milhões. A localização do "superporto" deve ser definida até dezembro.

Os investimentos de R$ 443 milhões também contemplam a ampliação e recuperação dos cais comercial e de Atalaia. Segundo o ministro Leônidas Cristino, são intervenções fundamentais para garantir o aumento da capacidade do Porto de vitória.
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"Um porto com cais moderno e com profundidade de acordo com padrões dos navios que circulam pela América do Sul vai, por consequência, alavancar, melhorar a movimentação de cargas e dar uma condição melhor à Economia do Espírito Santo", disse.

O governador Renato Casagrande conta com a melhoria das atividades portuárias para que o Estado tente compensar as perdas tributárias provocadas com a extinção do Fundap.
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"Se nós precisávamos de ter muita velocidade antes da decisão do fim do Fundap, agora, com a decisão do governo e do Senado, a nossa articulação junto ao governo federal para que ele cumpra suas obrigações e faça seus investimentos é cada vez mais importante e necessária. Se ganharmos velocidade nesses investimentos podem diminuir prejuízos que vamos ter a partir do ano que vem", afirmou o governador.

Com a dragagem, o canal de acesso ao Porto de Vitória deixará os atuais 10,7 metros e terá 14,5 metros profundidade. O responsável pela obra será o consórcio Dratec-Eterman-Rohde, que deve apresentar o plano de trabalho dentro de, no máximo, 90 dias.

Serão retirados 1,8 milhão m³ de lama e outros 129 mil m³ de rochas em 29 pontos do canal . O presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clóvis Lascosque, lembrou que o Porto de Vitória continuará operando com a capacidade total durante a maior parte do tempo em que os trabalhos de melhoria estiverem em andamento. Apenas em alguns momentos será necessário interromper as atividades nos terminais.

"Vão haver algumas explosões, e precisaremos em alguns momentos realizar o fechamento de tráfego do canal para garantir a segurança da obra e da navegação", frisou.
O ministro dos Portos prometeu, "em breve", voltar ao Espírito Santo para dar a ordem de serviço para ampliação do cais de Atalaia, obra que custará R$ 140 milhões. A cerimônia de assinatura dos contratos reuniu parlamentares da bancada federal capixaba e empresários no Porto de Vitória.



Fonte: Vinícius Valfré
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)


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