sábado, 12 de maio de 2012

Vitória se cobre de roxo na semana de Combate à Violência contra Crianças


Programação inclui caminhadas, seminário e sarau de poesias. O roxo simboliza a dor sofrida por crianças e adolescentes violentadas

11/05/2012 - 18h26 - Atualizado em 11/05/2012 - 18h26
Peça publicitária do Dia nacional de Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes
18 de Maio: Dia Nacional de CombateHá 39 anos, a menina capixaba, de apenas oito anos, Araceli Cabrera Crespo foi drogada, espancada, estuprada e morta por jovens da alta sociedade capixaba. O martírio de Araceli significou tanto que o dia 18 de maio, data em que ela desapareceu em Vitória, se transformou no Dia Nacional de Combate ao Abuso, à Violência e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Vitória terá caminhadas, seminário e sarau de poesias durante a programa do Dia Nacional de Combate ao Abuso, à Violência e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A programação começa nesta segunda-feira (14) e se estende até o dia 28 de maio.

Atualmente cerca de 215 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual são acompanhadas pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social de Vitória (Creas). Somente neste ano, 30 novos casos foram atendidos pelos Creas.

A dor das vítimas e os empecilhos no enfrentamento a esse tipo de violência serão representados por vários nós roxos, que serão espalhados pela cidade.

O nó roxo também será usado pelos servidores da Prefeitura de Vitória. A cor roxa simboliza a dor sofrida por crianças e adolescentes violentadas e de adultos que foram vítimas desse tipo de violência na infância.

Na sexta-feira (18), a programação conta com o apoio do Projeto Boca a Boca que irá se apresentar na praça de Jardim Camburi, às 19 horas. Por meio de Freestyle, declamação de poesia, batalhas de MCs e grafitagem, os jovens vão homenagear as vítimas e dizer "não" à violência sexual.

A praia de Camburi também será palco para manifestação. No dia 20, às 9 horas, será realizada a Caminhada Pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, em parceria com a Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe). A saída será do píer de Iemanjá, na praia de Camburi, e a caminhada segue até o Clube dos Oficiais.

A exploração sexual de crianças e adolescentes nos portos da Grande Vitória também estará em debate. No dia 25, às 8h30, será realizado o IV Seminário sobre o tema, no auditório da Codesa. E nos dias 18 e 25 de maio, acontece a caminhada pela paz, a partir das 8 horas, em Santo Antônio e São Pedro, respectivamente.

Programação

18 de maio

Caminhada pela Paz
Horário: 8 horas

Local: saída do CMEI Darcy Vargas e do CMEI Sinclair Philips, em Santo Antônio.

O ponto de encontro será no Ponto Chic, em Caratoíra.

Projeto Boca a Boca
Horário: 19 horas

Local: Praça de Jardim Camburi

Atrações: Freestyle, declamação de poesia, batalhas de MC's e grafitagem.

20 de maio

Caminhada Pelo Fim Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, em parceria com a Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe).

Horário: 09 horas

Saída: Píer de Iemanjá, na Praia de Camburi.

Ação educativa com distribuição de panfletos sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

25 de maio

IV Seminário de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nos Portos da Grande Vitória.
Horário: 8h30 às 11h30 horas

Local: Auditório da Codesa, no Porto de Vitória.

Palestrantes: Delegado responsável pela Delegacia de Proteção à Criançae ado Adolescente (DPCA/ES),Marcelo Nolasco (DPCA/ES), e a Pediatra da Secretaria de Saúde de Vitória, Dra. Tânia Aragão, Pediatra.

O seminário é promovido pelo Centro de Apoio aos Marinheiros (CAM) da Junta de Ação Social Batista (JASB), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Vitória e a Codesa.

Caminhada pela Paz
Horário: 08 horas

Local: saída da Escola Neusa Nunes, em São Pedro.

Ação educativa com distribuição de panfletos sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. 
Fonte: Jornal A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.