sábado, 5 de maio de 2012

Estado abre inscrições para cursos profissionalizantes


01/05/2012 - 09h35 - Atualizado em 01/05/2012 - 09h35

Os cursos terão duração de 160 a 240 horas. Veja as áreas

GAZETA ONLINE

O Governo do Estado vai disponibilizar 745 vagas em cursos de qualificação profissional para trabalhadores que possuam cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine). As inscrições começam nesta quarta-feira (02).

As vagas serão ofertadas dentro do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), integrado à Rede Formar – lançada em outubro do ano passado pelo Governo do Estado. A Rede visa à gestão de todas as oportunidades em cursos técnicos e profissionalizantes no Espírito Santo. A meta é oferecer 150 mil vagas gratuitas até 2014.

Os cursos terão duração de 160 a 240 horas: corte e costura; instalador elétrico predial; embelezamento pessoal (manicure e pedicure, maquiagem e cabeleireiro); assistente de logística; montador de andaimes; operador de ponte rolante; padeiro e confeiteiro; pedreiro polivalente (carpinteiro e armador); recepcionista com informática e soldador.

Os profissionais das agências do Sine entrarão em contato com os trabalhadores cadastrados para convocá-los para os cursos disponíveis em seu município, até que todas as vagas disponibilizadas sejam preenchidas. Os interessados também podem entrar em contato ou se dirigir a uma das agências Sine para fazer seu cadastro.

Profic

Outra vertente da Rede Formar é o Programa de Formação Inicial e Continuada (Profic), lançado em maio de 2011 como resposta da Sectti para combater a vulnerabilidade social por meio da inclusão no mercado de trabalho.

Por meio de levantamento de demanda de cada região, o Profic atua em áreas de maior atuação feminina e masculina, dividindo-se em Profic Mulher e Profic Construção Civil. O Profic Mulher tem a meta de formar duas mil mulheres em corte e costura e o Profic Construção Civil tem a meta de formar 1.820 homens nos cursos de pedreiro e de infraestrutura hidráulica e elétrica.

A inovação proposta pelo programa é realizar um desfile de modas com as peças criadas pelas alunas do curso de corte e costura, e reformas em instrumentos públicos com as turmas da construção civil, além de abordar cidadania, segurança e empreendedorismo durante o curso.
Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.