quinta-feira, 31 de maio de 2012

Regência em festa neste fim de semana em homenagem a herói nacional


É isso minha gente, conforme o Blog já vem anunciando e promovendo, enfim chegou o grande fim de semana de muita curtição, cultura e lazer. Festa em Regência em Homenagem ao Herói Caboclo Bernardo. Quem nunca foi nem conhece a Vila de Regência tá aí uma ótima oportunidade. Haverá as tradicionais bandas de congo, shows, tem o melhor forró na Choupana, tem as comidas gostosas do Carebão, tem o lual na praia, tem os hotéis maravilhosos e receptivos da Pousada da D. Mariquinha, do Camping, Pousada Encontro das Águas, tem também a Pousada do amigo Nogueira, Farol da Vila, o bar e lanchonete Uga-Uga, tem o maravilhoso Projeto Tamar, a pescaria na praia ou no Rio Doce e tantos outros que com certeza estarão de portas abertas para recebê-lo. 
31/05/2012 - 17h08 - Atualizado em 31/05/2012 - 17h08

A vila de Linhares vai contar com shows de Gabriel O Pensador, Macucos e Bloco Bleque, além de apresentações de congo

GUSTAVO PEREIRA - DA REDAÇÃO MULTIMÍDIA

foto: Samira Ferreira
Festa de Caboclo Bernardo em Regência
Festa de Caboclo Bernardo em Regência
Um dos recantos mais paradisíacos do Estado, a Vila de Regência, no litoral de Linhares, está em festa neste final de semana. As tradicionais bandas de congo vão animar o público de mais de seis mil pessoas esperado. Além delas, atrações musicais de peso nacional completam a programação de três dias, que começa nesta sexta-feira (01). O evento homenageia o herói Caboclo Bernardo, responsável pelo salvamento de 128 marinheiros vítimas do naufrágio de um navio, em 1887.

Grande expoente da cultura local, Maria Bárbara Garuzze, a Tia Mariquinha, afirma que, neste ano, mais de 20 bandas de congo e folia de reis de todas as partes do Estado devem comparecer à festa. “No domingo, todo mundo se reúne aqui em casa a partir das 6h30 e todo mundo se apresenta durante o dia. À tarde, os grupos seguem para a praça de Regência”, disse.

Tia Mariquinha, que também é proprietária de uma pousada na Vila, afirma que não devem sobrar quartos para o fim de semana. “Parece que vai dar muita gente. Ainda mais se o sol colaborar. Só no domingo, 120 ciclistas vão sair de Linhares para cá e mais de 500 pessoas vão caminhar entre Vila do Riacho (Aracruz) e a Vila”, afirma. O presidente da Associação de Moradores, Fábio Gama, estima público de mais de seis mil pessoas.

Quanto ao sol, Tia Mariquinha pode ficar tranquila, segundo a meteorologia do Incaper. Não está prevista chuva para este final de semana em Linhares, ao contrário, a previsão é de sol e muito calor.

foto: Divulgação
Gabriel, O Pensador - Editoria: Caderno Dois - Foto: Divulgação
Gabriel, O Pensador faz show acompanhado dos capixabas do Bloco Bleque
Programação

A 22ª edição da Festa do Caboclo Bernardo conta ainda com o show nacional de Gabriel O Pensador, acompanhado do suingue do Bloco Bleque no sábado. A parceria entre o cantor carioca e a banda capixaba já rendeu, inclusive, a música "Só Tem Jogador", trilha sonora de um famoso jogo eletrônico de futebol. O evento ainda é palco de muitas atrações regionais, como o músico Guto Frigini, a banda de pé-de-serra Fogo na Coisa e o grupo Regência Folc. As apresentações acontecem na praça do distrito, gratuitamente.

Na sexta e no sábado, a casa de shows Choupana da Praia também vai ser palco de várias apresentações, com destaque para os paulistas do Trio Xamego e o reggae capixaba do Macucos. Neste caso, os shows são pagos.

Como chegar

A Vila de Regência está situada a pouco mais de 50 quilômetros da cidade de Linhares, na foz do Rio Doce. Para quem segue pela BR-101, o acesso se dá por meio da ES-440, cujo acesso situa-se na altura do distrito de Bebedouro. Metade do percurso é feito por estrada de chão. De Vitória, o motorista pode seguir pela ES-010, que margeia o litoral de Aracruz, até o fim da rodovia. De lá, vira-se à direita, na ES-440, e segue-se até Regência.

O homenageado, o herói nacional Caboclo Bernardo
foto: Divulgação
Caboclo Bernardo
O herói Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo
O heroísmo do pescador Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, ficou marcado no dia 7 de setembro de 1887, com o dramático resgate do navio "Imperial Marinheiro", da Marinha de Guerra do Brasil. A embarcação chocou-se a 120 metros da praia de Regência e começou a naufragar com 142 tripulantes a bordo.

Devido ao mar bravio, as tentativas de resgate se mostraram inúteis durante toda madrugada. Pela manhã, Caboclo Bernardo se ofereceu para levar a nado um cabo até o navio. O pescador se lançou ao mar quatro vezes, todas elas tendo sido arremessado de volta à praia pelas ondas violentas. Na quinta tentativa, após cinco horas de luta contra o oceano, Caboclo Bernardo conseguiu chegar até o navio. Ao todo, 128 tripulantes foram resgatados.

Em 6 de outubro daquele mesmo ano, Caboclo Bernardo foi recebido pela Princesa Isabel e condecorado com uma medalha de ouro de Primeira Classe, que acabou roubada anos depois. O pescador retornou para sua vida simples e no dia 3 de junho de 1914 foi morto com um tiro de garrucha à queima-roupa disparado por Lionel Fernandes de Almeida. A motivação, nas palavras do próprio Lionel, foi "cachaçada".
Confira a programação completa:
Sexta-feira (01)

18h - Cortejo da Banda de Congo São Benedito de Regência e Mirim da escola;
18h30 - Sessão Solene da Câmara Municipal e entrega da Comenda Caboclo Bernardo;
19h30 - Abertura da tenda cultural com exposição de artistas locais e artesanatos;
21h - Apresentação da Banda de Congo local;
22h - Show de Guto Frigini e Banda;
00h - Show Banda Fogo na Coisa;

Sábado (02)

Durante o dia inteiro, atividades esportivas, artísticas e culturais (oficinas) - tenda cultura;
20h - Apresentação da peça teatral Auto do Caboclo Bernardo;
21h - Show Banda Regência Folc.
23h - Apresentação de Folia de Reis;
23h30 - Show Gabriel, O Pensador e Banda Bloco Bleque

Domingo (3)

7h às 10h - chegada das bandas de congo e café-da-manhã na Pousada Tia Mariquinha;
11h - Almoço e Reunião dos Mestres;
13h - Cortejo das Bandas - saída da Pousada Tia Mariquinha com chegada e apresentação na Igreja e no Busto de Caboclo Bernardo (Praça);
14h - Apresentação das Bandas de Congo na Praça;
17h - Despedida e encerramento do evento.
Fonte: Gazata Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.