sábado, 31 de março de 2012

Aracruz entre as 10 cidades do Estado para se ganhar dinheiro


aracruz.es.gov.br

   Aracruz é a terceira melhor cidade do Espírito Santo para se ganhar dinheiro, segundo dados divulgados pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF-ES) e a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico. Vila Velha e Serra, nesta ordem, são as primeiras do ranking.
   Os dados indicam Anchieta em 4º lugar e Linhares em 5º nas oportunidades de abertura de novos negócios, seguidas, na ordem, por São Mateus, Colatina, Itapemirim, Presidente Kennedy e Sooretama. O diferencial de Aracruz são os investimentos na cadeia do petróleo e indústria naval, principalmente o Estaleiro Jurong, com investimento de R$ 1 bilhão em Barra do Sahy.
   As oportunidades de sucesso em novos negócios em Aracruz, para micro, pequenas e médias empresas apontam para a fabricação de montagem de estruturas de aço, jateamento e pintura, galvanização, arquitetura e carpintaria naval, limpeza e decapagem de tubulação e aluguel de guindastes, empilhadeiras e caminhões.
   Segundo projeção do Bandes, as indústrias âncoras, como o Jurong, Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), Carta Fabril Nutripetro contratam serviços e compras de produtos de fornecedores, num raio de até 80 quilômetros das sedes dos empreendimentos. No raio de 20 quilômetros, as chances são para fornecedores primários (motores, aço, peças e sistemas eletrônicos). Perto deles estão os fornecedores terciários, que vendem produtos para os primários, como materiais de construção, tubos e cabos. De 50 a 80 quilômetros as oportunidades são para os fornecedores secundários (transporte de funcionários, manutenção de peças, treinamento e consultoria e fornecimento de alimentação.
   O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Félix, explicou que as grandes empresas firmam parcerias diretas com a indústria de base, responsável por fornecer equipamentos e serviços de construção civil, com forte demanda também para os setores de transporte, manutenção e limpeza, confecção de uniformes e fornecimento de alimentação. As oportunidades são ainda para novos restaurantes, supermercados, academias e escritórios de contabilidade. Por isso, Aracruz bateu o recorde de abertura de novas empresas, com 1.329 em 2011 (10º lugar no Estado).


Fonte: Jonal Folha do Litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.