segunda-feira, 12 de março de 2012

MANIFESTO – Manifestantes protestam em Aracruz contra o aumento abusivo da passagem


12/03/2012 - Outras Notícias

Panfleto entregue pelos manifestantes.
Na manhã desta segunda-feira (12), por volta das 5 horas, teve início o protesto “Veta Ademar o aumento da passagem”, promovido pelo Movimento Contra o Aumento (MCA), mesmo grupo que paralisou o centro de Vitória também em protesto contra o aumento da passagem dos transportes públicos. Em Aracruz, os manifestantes estão concentrados na Barra do Riacho e no centro, com a mobilização dos estudantes.

No início do protesto na Barra do Riacho, os manifestantes bloquearam as pistas que dão acesso à sede do município, impedindo que os ônibus transitassem. Mais tarde, em comum acordo com a polícia, a rodovia foi aberta em metade da pista. Já na sede, estudantes estão localizados em diversos locais, com faixas e apitos. Nos locais de protesto, o MCA está fazendo panfletagem para explicar a paralisação e abaixo assinado.

De acordo com o presidente da ONG Amigos da Barra do Riacho, Valdinei Tavares, o protesto foi necessário porque a prefeitura de Aracruz descumpriu o acordo com as lideranças da orla. “Primeiro não aconteceu a reunião marcada para o dia 29 de fevereiro com as lideranças da orla, Expresso Aracruz e prefeitura. E sem respeitar o acordo firmado, foi aprovado o reajuste”, explicou Valdinei.

Ainda segundo Valdinei, o MCA pretende oficializar uma representação civil pública, no Ministério Publico, com as seguintes propostas:
- a criação da primeira planilha de custos da passagem do município de Aracruz; 
- realização de uma audiência pública, e ou, fórum, sobre o transporte coletivo municipal, tão logo a prefeitura tenha um estudo sobre uma política de transporte coletivo e a planilha de custos do valor da passagem;
- estudo de implantação de dois terminais rodoviários na fábrica e coqueiral, ou seja, todos os ônibus da orla se encontrariam em um terminal, onde os passageiros seguirão em outro ônibus de grande capacidade (minhocão). Desta forma contribuiria para a redução no preço da passagem;
- utilização de ônibus urbanos, com roleta e poltrona fixa, para a redução do preço da passagem;
- análise da criação do fundo municipal de transporte coletivo, subsídio para pagar as gratuidades;
- redução de ISS, para redução da tarifa;
- análise da reformulação do comtrac com a inclusão de representantes dos estudantes, lideranças comunitárias, portadores de necessidades especiais, idosos e sindicatos.

De acordo com os manifestantes, o protesto não tem hora determinada para acabar. Só termina quando o prefeito de Aracruz, Ademar Devens, não assinar o aumento da passagem e conversar com o MCA sobre as propostas.

(Logo mais você confere fotos e novas informações aqui no Portal TK1)

Fonte: Redação: Portal TK1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.