domingo, 25 de março de 2012

Termômetro do emprego.



Levantamento em 10 setores mostra as carreiras que terão mais oportunidades este ano. No Estado, destaque para montadoras e TI

24/03/2012 - 14h43 - Atualizado em 24/03/2012 - 14h43
A Gazeta

    Diná Sanchotene
dsanchotene@redegazeta.com.br

O cenário de 2012 para quem quer um emprego ou melhorar na carreira é muito otimista. Levantamento da revista Você S.A. revela que o mercado de trabalho está aquecido em praticamente todos os setores. O estudo, que traçou um raio x em dez áreas, mostra que para quem tem uma boa qualificação profissional, está fácil conseguir colocação rápida.

Eles estudaram áreas como agronegócio, serviços, varejo, e petróleo e gás, já tradicionalmente em alta no Estado. Mas o interessante, no caso do Espírito Santo, foi ver que o cenário também é muito positivo para o setor automobilístico e de tecnologia da informação.

Afinal, a cidade de Linhares, no Norte do Estado, foi o local escolhido por duas montadoras para se instalar no país. No setor de TI, a novidade é a implantação de um fábrica de tablets e produção de software em Vila Velha.

Vale ressaltar que, além da área específica em si, esses investimentos fazem crescer, e muito, os departamentos financeiros das companhias. São os profissionais desta área que estudam as possibilidades de projetos e os impactos financeiros que campanhas publicitárias podem ter, por exemplo. O professor Bruno Félix, da Fucape, destaca que os profissionais precisam saber prever a relação entre investimento e retorno.

"Quem trabalha nesta área precisa ter uma visão clara do que acontece no mercado brasileiro e também internacional. Eles são capazes ler o mercado e aproveitar as oportunidades e, assim, neutralizar as ameaças que possam surgir", explicou Félix.

O analista de controladoria Talles Apolinário Comério apostou na formação e hoje atua em uma de uma multinacional do ramo siderúgico. Ele conta que entrou na empresa como estagiário, se formou, foi convidado a entrar como trainee e depois efetivado.

"Para atuar no setor financeiro, é necessário ter muita vocação. O mercado muda o tempo todo. A empresa em que atuo está em crescimento e estou pronto para crescer junto com ela. O setor está em alta para quem está preparado", disse o analista.

Outra área que está em alta no mercado é o da Tecnologia da Informação. Segundo a gestora de Recursos Humanos da SLE Soluções em Tecnologia da Informação, Gisélia Freitas Curry, as áreas que mais demandam profissionais de TI estão bem diversificadas, com crescimento nas áreas de telecom, segurança, infraestrutura e programação.

Ela destaca que o setor de fabricação de software tem sido a grande aposta de soluções de mercado para garantir a sustentabilidade do setor portuário, agronegócios, educação, saúde, industrial, varejista e outros. A gestora destaca que as grandes empresas estão aumentando seu quadro funcional e outras se instalando no Estado.
foto: Carlos Alberto Silva
ES - Vit�ria - Formado em CiÍncias Cont·beis, Talles Apolin·rio Com�rio, de 23 anos, faz um curso de mestrado na Fucape - Editoria: Economia - Foto: Carlos Alberto Silva
Talles Comério começou como estagiário numa siderúrgica e foi efetivado

Estabilidade
Por meio do estudo, economistas e especialistas de mercado apontaram que este ano será muito parecido com o que passou: economia estável, com crescimento moderado. O PIB, que é soma das riquezas geradas pelo país, deve ficar em torno de 4% – desempenho inferior, portanto, ao registrado em 2010, quando a economia do país cresceu 7% e foram gerados 2,2 milhões de novos postos de trabalho. Mas mesmo assim, há perspectivas boas no ambiente corporativo.

O diretor executivo do Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marshal Raffa, afirmou que as empresas estão exigentes na hora da contratação. Ele explica que os profissionais precisam ter formação superior, bagagem, experiência, idiomas e um perfil comportamental que esteja de acordo com a cultura da companhia.

"O Brasil conta com profissionais qualificados, mas não em quantidade para atender a demanda. O problema está ligado à área de infraestrutura, para que o país continue a receber investimentos importantes. Na hora de escolher uma carreira, o profissional precisa buscar aquilo que gosta e tem potencial e não só por uma determinada área estar em evidência", avaliou.

Já na opinião da coordenadora do curso superior de Tecnologia em Recurso Humanos do CET-Faesa, Bernadete Poeys, o profissional de hoje, e também do futuro, terá que cada vez mais fazer bem feito. São esses, segundo ela, que conseguirão espaço cada vez mais no mercado futuro.

Outro grande diferencial deste profissional está ligado diretamente a questão comportamental. É a forma como ele se compromete com a empresa, a ser pró-ativo ao executar uma função, entregar mais do que pedem, saber trabalhar em grupo, pensar no todo antes do individual, conforme a coordenadora.

A psicológica e diretora da Psico Store, Martha Zouain, afirma que o comportamento é a "bola da vez" no mercado. "Hoje uma empresa pode até abrir mão de encontrar um profissional pronto tecnicamente, mas já não admite mais ter profissionais descomprometidos, que não investem em seu auto-desenvolvimento, inflexíveis e que não se relacionam bem em equipe."
foto: Carlos Alberto Silva
ES - Vit�ria - Formado em CiÍncias Cont·beis, Talles Apolin·rio Com�rio, de 23 anos, faz um curso de mestrado na Fucape - Editoria: Economia - Foto: Carlos Alberto Silva
Montadora

Os alunos do curso de Mecânica de Automóveis Roger Bergamashi, Mayra Soneghetti e Walace Filipe Domingos acreditam no potencial da área.

Veja como está o mercado de trabalho em 10 áreas, segundo a revista Você S.A:

Agronegócio 
Profissionais mais procurados: técnicos, agrônomos, veterinários. Expectativa de vagas para carreiras administrativas e operacionais nas empresas de agronegócios.

Serviços
Profissionais mais procurados: a maior parte das vagas é para o nível operacional, mas também serão necessários gerentes de operação. Destaque para o ramos de call center.

Construção
Profissionais mais procurados: engenheiros civis com experiência para assumir e gerenciar grandes obras. O mercado está aquecido por conta de obras da Copa.

Logística 
Profissionais mais procurados: de diversas especialidades com know-how em logística pesada. É preciso fazer investimentos em ferrovia, portos e na expansão de aeroportos.

TI
Profissionais mais procurados: arquiteto de solução e analista de negócios voltados para a área de sistemas. No Estado, há expectativa de implantação de uma fábrica de tablets em Vila Velha.

Financeiro
Profissionais mais procurados: executivo de controladoria de Fábrica e negócios. A área financeira ocupa uma posição estratégica dentro das companhias.

Varejo
Profissionais mais procurados: gerentes de expansão e de operação. O baixo nível de desemprego e o alto reajuste do salário mínimo contribuem para manter as vendas aquecidas.

Hotelaria
Profissionais mais procurados: de todos os níveis. para alta gerência, salários de até R$ 30 mil. Há uma grande expectativa de investimentos em novas unidades.

Óleo e gás
Profissionais mais procurados: geólogos, engenheiros mecânicos e pesquisadores. O setor é um dos que mais recebe investimentos e o mesmo ocorre no Espírito Santo.

Indústria automotiva
Profissionais mais procurados: engenheiros de produção e desenvolvimento de produtos para posições juniores até cargos gerenciais, que exigem profissionais mais experientes.


Engenheiros são tirados da gestão
A falta de profissionais capacitados fez sugir uma iniciativa inédita: os administadores serão treinados para gerenciarem as obras para que os engenheiros possam atuar na área técnica. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Sindicato da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon) vão lançar, ainda este ano, um curso que vai possibilitar a criação de uma nova carreira neste seguimento.

"Hoje, quem faz o gerenciamento da obra é um engenheiro. Com o curso poderemos resolver um grande problema do canteiro de obras que é a falta de profissionais. Elaboramos um programa que terá conteúdo técnico para que os administradores conheçam a mecânica de um canteiro de obras", explicou o superintendente do IEL no Espírito Santo, Fábio Dias.

Ele explicou que se trata de um curso de pós-graduação, com 440 horas, que dará a visão aos participantes para serem bons gestores. Poderão participar os profissionais que sejam formados em Administração de Empresas.

"Os engenheiros poderão cuidar das obras. A nossa proposta é lançar o curso ainda no primeiro semestre deste ano. A primeira turma deve formar 200 profissionais. Já estamos avançados no programa do curso. O Conselho Regional de Administração fará o registro profissional", informou Dias.

Fonte: Gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Desde já agradeço sua contribuição.